As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Quais as características do porquinho da Índia?

Quais as características do porquinho da Índia?

Os porquinhos da Índia são pequenos roedores com cerca de 25 cm de comprimento, quando adultos. Com orelhas pequenas e arredondadas e dentes em constante crescimento, são animais muito dóceis e que gostam de atenção. Fique a saber um pouco mais sobre algumas raças e outras características dos porquinhos da Índia.

ORIGEM DOS PORQUINHOS DA ÍNDIA

Estes pequenos roedores são originários dos Andes, América do Sul. Em habitat natural, vivem, habitualmente, em grupos com cerca de 10 roedores. São bichinhos naturalmente desconfiados e assustados e levam o seu tempo a ganhar confiança no tutor. Este traço de personalidade deve-se ao facto de serem presas na natureza.

Atualmente domesticados, são dos animais de estimação com maior popularidade. São dóceis e o tamanho pequeno permite que sejam manipulados com facilidade, até mesmo por crianças, que costumam adorar estes bichinhos. Com todos os cuidados que se devem ter, estes animais podem viver entre seis e oito anos.

AS VÁRIAS RAÇAS

Existem diversas raças de porquinhos da Índia domésticos. As principais diferenças prendem-se com a cor e o tipo de pelo. Fique a conhecer um pouco mais sobre algumas das raças mais populares de porquinhos da Índia:

PERUANO

Os animais desta raça apresentam um pelo comprido. O pelo pode crescer muito, podendo mesmo tapar o focinho. É essencial cuidar bem do pelo deste bichinho e, se necessário, tosquiar, para que o animal possa viver melhor.

ABISSÍNIO

Este porquinho da índia é de pelo médio e áspero, sendo esta a principal característica. Têm vários remoinhos em todo o corpo, o que lhes dá um aspeto despenteado e bastante engraçado! O pelo vai ficando mais áspero com a idade: em jovens, têm um pelo mais sedoso; com a idade, o pelo tende a ficar cada vez mais áspero.

COROADO INGLÊS

Este roedor tem uma característica muito interessante. É de pelo curto/médio e mesmo no topo da cabeça tem um remoinho que se aparenta muito com uma coroa, sendo esta zona do pelo, geralmente, mais clara.

INGLÊS

Esta é a raça de porquinho da Índia mais comum. De pelo curto, liso e muito macio e com olhos negros e brilhantes.

TEDDY

Estes porquinhos da Índia têm o pelo curto/médio e bastante áspero e um pouco eriçado. Tal como o nome da raça sugere, é um roedor que se parece um ursinho de peluche!

OUTRAS CARACTERÍSTICAS DO PORQUINHO DA ÍNDIA

Os porquinhos da Índia são animais herbívoros e os dentes estão em constante crescimento, pelo que é essencial que tenham forma de os desgastar, para evitar problemas de saúde. Para tal, é muito importante proporcionar-lhe condições para que possam fazer esse desgaste. O feno é essencial, assim como outros acessórios que podem ajudar estes pequenos roedores a fazer o desgaste natural dos dentes.

Ração, feno e água são elementos básicos essenciais aos porquinhos da Índia. Mas como qualquer animal, também gostam de miminhos! Além de snacks adequados a roedores, pode oferecer-lhe algumas frutas e vegetais frescos. Proporcionar uma alimentação saudável e equilibrada ao seu roedor é essencial ao bem estar geral e saúde dele.

Estes animais podem reproduzir três a quatro vezes num ano, não tendo época específica. Podem nascer até oito crias numa ninhada, sendo que a média é de três. A gestação destes animais é de 59 a 72 dias.

Ao adquirir um destes roedores, é essencial providenciar-lhe alguns cuidados. Deve escolher uma gaiola com tamanho suficiente para que o animal possa movimentar-se à vontade, havendo espaço para comedouros e bebedouros, assim como para brinquedos e outros acessórios indispensáveis ao bem estar geral do porquinho da Índia.

Adotar um animal de estimação, seja ele qual for, é sempre um ato que requer muita responsabilidade. Além de cuidados básicos, todos os bichinhos necessitam de carinho e atenção. É essencial que tenha tempo para dedicar ao seu pequeno roedor, para que ele ganhe confiança em si. Será, certamente, um bom amiguinho e companheiro!

Deixe o seu comentário