As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 719 €

Como alimentar um porquinho-da-Índia?

Como alimentar um porquinho-da-Índia?

Saber como alimentar o seu porquinho-da-Índia, com base numa dieta balanceada, é essencial para que ele tenha uma vida saudável e, consequentemente, feliz. Além da ração específica para porquinhos-da-Índia, existem outros alimentos que lhes podem ser oferecidos, como frutas e legumes. Estes contribuirão para um maior consumo de vitaminas e minerais essenciais e, além disso, são ótimos para para mimar o seu roedor de vez em quando. Fique a saber como alimentar um porquinho-da-Índia, para que ele tenha uma vida feliz e saudável.

Uma alimentação balanceada

Em primeiro lugar, o feno. O feno é uma leguminosa seca essencial ao seu porquinho-da-Índia, para a saúde digestiva e dentária. Escolher um feno de qualidade é muito importante para dar ao seu roedor a quantidade suficiente de fibra que ele necessita para uma boa saúde, assim como para o desgaste natural dos dentes. O ideal é que o porquinho-da-Índia tenha sempre feno fresco disponível - deve ser trocado cerca de três vezes por dia, ou sempre que necessário. Também os pellets devem fazer parte da dieta do seu roedor, pois são ricos em nutrientes essenciais a estes animais, tais como fibras e vitamina C.

Opte sempre por alimentos com uma boa percentagem de vitamina C, pois é uma vitamina essencial para estes roedores. Existem no mercado diversas opções de rações adequadas a porquinhos-da-Índia, com todos os nutrientes que eles precisam para uma vida saudável. Não dê ao seu porquinho-da-Índia uma ração para outros roedores, como coelhos ou hamsters - procure sempre alimentar o seu porquinho-da-Índia com uma ração específica para ele, pois só essa terá todas as vitaminas e minerais que o seu animal de estimação precisa.

A ração deve ser dada ao roedor duas vezes por dia e as quantidades dependem sempre da necessidade de cada animal - deve seguir o guia alimentar indicado na embalagem e adaptá-lo às necessidades do seu porquinho-da-Índia. Além da ração, pode também oferecer-lhe snacks que, além de contribuírem para a boa saúde do seu roedor, são ótimos miminhos.

Os vegetais são essenciais para o porquinho-da-Índia

Alimentar o seu porquinho-da-Índia com legumes e frutas é muito importante. Os mais indicados para estes roedores são o pepino, a cenoura, a couve, o aipo, bróculos e espinafres. Pode também dar-lhe algumas frutas, como maçã, banana, pêssego, melão ou pêra, tendo sempre o cuidado de dar em muito pouca quantidade, devido ao elevado teor de açúcar e baixo teor de cálcio, o que pode originar problemas a nível intestinal e urinário.

No caso das frutas, nunca se esqueça de retirar os caroços ou sementes que algumas possam ter. Deve evitar as frutas cítricas e a uva-passa, pois podem ser bastante prejudiciais ao seu roedor. Existem também alguns vegetais que não deve oferecer ao seu porquinho-da-Índia, tais como, alface, couve-flor, rúcula, cebola ou batata. Produtos de origem animal, conservas, produtos com adoçantes, sementes ou nozes são também alimentos proibidos. Em qualquer caso, ao alimentar o seu roedor com frutas e vegetais, tenha sempre em atenção às quantidades e nunca deixe que ele ingira alimentos estragados.

Ao alimentar o seu porquinho-da-Índia deve ter bastante cuidado com as quantidades, não só de alimentos de consumo humano, como também de ração. Alimentar em excesso pode originar diversos problemas de saúde e, sendo a mastigação um instinto destes animais, as quantidades devem ser muito bem controladas.

Recomendações gerais para alimentar e cuidar do porquinho da Índia

É muito importante que disponibilize sempre água limpa e fresca ao seu porquinho-da-Índia. Não se esqueça de trocar a águas quantas vezes forem necessárias e, durante o inverno, não deixe que a água fique a uma temperatura muito baixa. Ao escolher o comedouro para alimentar o seu roedor, evite os de plástico, pois eles roem tudo o que conseguem. Opte por um comedouro de cerâmica, por exemplo, que seja suficientemente robusto, para que ele não o vire com facilidade.

Não se esqueça de verificar todos os dias se existem restos de comida espalhados pela gaiola. Um alimento estragado pode ser muito prejudicial para o seu porquinho-da-Índia. Não deixe alimentos na gaiola durante mais de um dia. Mantenha a gaiola, bem como os respetivos acessórios, sempre limpos. A higiene é essencial para manter a boa saúde do seu porquinho-da-Índia.

4 Comentários

    • Avatar
      Tânia Honório
      Aug 8, 2021

      Boa tarde, posso dar funcho aos meus porquinhos da Índia? Eles dão se super bem com os coelhos, brincam juntos, mas na hora da refeição, fica a dúvida. Os coelhos adoram, mas não sei se fala mal aos porquinhos. Agradeço esclarecimento, por favor. Cumprimentos Tânia

    • Avatar
      Goldpet
      Sep 27, 2021

      Olá, Tânia! Agradecemos o seu comentário. Os porquinhos da Índia podem comer funcho sem qualquer problema. No entanto, caso note alguma indisposição no seu animal, não o deixe comer mais e contacte de imediato um médico veterinário. Embora, à partida, não haja nenhuma contraindicação, cada animal tem características distintas e pode reagir de forma diferente a determinado alimento.

    • Avatar
      Alexandre Domingos Horácio
      Mar 12, 2024

      Boa tarde! Posso dar batata doces no meu porco índio?

      • Avatar
        Goldpet
        Mar 13, 2024

        Olá, Alexandre! Obrigado pelo seu comentário. A batata doce é um alimento de elevado teor calórico, podendo levar ao aumento de peso do seu porquinho-da-Índia. Pode dar, mas com moderação. Não é um alimento tóxico e pode fazer parte de uma dieta saudável, no entanto, em quantidades muito controladas, para não haver risco de excesso de peso.

Deixe o seu comentário