Como alimentar um porquinho-da-Índia?

Alexandre Faustino 27 Set, 2019

Saber como alimentar o seu porquinho-da-Índia, com base numa dieta balanceada, é essencial para que ele tenha uma vida saudável e, consequentemente, feliz. Além da ração específica para porquinhos-da-Índia, existem outros alimentos que lhes podem ser oferecidos, como frutas e legumes. Estes contribuirão para um maior consumo de vitaminas e minerais essenciais e, além disso, são ótimos para para mimar o seu roedor de vez em quando. Fique a saber como alimentar um porquinho-da-Índia, para que ele tenha uma vida feliz e saudável.

Uma alimentação balanceada

Em primeiro lugar, o feno. O feno é uma leguminosa seca essencial ao seu porquinho-da-Índia, para a saúde digestiva e dentária. Escolher um feno de qualidade é muito importante para dar ao seu roedor a quantidade suficiente de fibra que ele necessita para uma boa saúde, assim como para o desgaste natural dos dentes. O ideal é que o porquinho-da-Índia tenha sempre feno fresco disponível - deve ser trocado cerca de três vezes por dia, ou sempre que necessário. Também os pellets devem fazer parte da dieta do seu roedor, pois são ricos em nutrientes essenciais a estes animais, tais como fibras e vitamina C.

Opte sempre por alimentos com uma boa percentagem de vitamina C, pois é uma vitamina essencial para estes roedores. Existem no mercado diversas opções de rações adequadas a porquinhos-da-Índia, com todos os nutrientes que eles precisam para uma vida saudável. Não dê ao seu porquinho-da-Índia uma ração para outros roedores, como coelhos ou hamsters - procure sempre alimentar o seu porquinho-da-Índia com uma ração específica para ele, pois só essa terá todas as vitaminas e minerais que o seu animal de estimação precisa.

A ração deve ser dada ao roedor duas vezes por dia e as quantidades dependem sempre da necessidade de cada animal - deve seguir o guia alimentar indicado na embalagem e adaptá-lo às necessidades do seu porquinho-da-Índia. Além da ração, pode também oferecer-lhe snacks que, além de contribuírem para a boa saúde do seu roedor, são ótimos miminhos.

Os vegetais são essenciais para o porquinho-da-Índia

Alimentar o seu porquinho-da-Índia com legumes e frutas é muito importante. Os mais indicados para estes roedores são o pepino, a cenoura, a couve, o aipo, bróculos e espinafres. Pode também dar-lhe algumas frutas, como maçã, banana, pêssego, melão ou pêra, tendo sempre o cuidado de dar em muito pouca quantidade, devido ao elevado teor de açúcar e baixo teor de cálcio, o que pode originar problemas a nível intestinal e urinário.

No caso das frutas, nunca se esqueça de retirar os caroços ou sementes que algumas possam ter. Deve evitar as frutas cítricas e a uva-passa, pois podem ser bastante prejudiciais ao seu roedor. Existem também alguns vegetais que não deve oferecer ao seu porquinho-da-Índia, tais como, alface, couve-flor, rúcula, cebola ou batata. Produtos de origem animal, conservas, produtos com adoçantes, sementes ou nozes são também alimentos proibidos. Em qualquer caso, ao alimentar o seu roedor com frutas e vegetais, tenha sempre em atenção às quantidades e nunca deixe que ele ingira alimentos estragados.

Ao alimentar o seu porquinho-da-Índia deve ter bastante cuidado com as quantidades, não só de alimentos de consumo humano, como também de ração. Alimentar em excesso pode originar diversos problemas de saúde e, sendo a mastigação um instinto destes animais, as quantidades devem ser muito bem controladas.

Recomendações gerais para alimentar e cuidar do porquinho da Índia

É muito importante que disponibilize sempre água limpa e fresca ao seu porquinho-da-Índia. Não se esqueça de trocar a águas quantas vezes forem necessárias e, durante o inverno, não deixe que a água fique a uma temperatura muito baixa. Ao escolher o comedouro para alimentar o seu roedor, evite os de plástico, pois eles roem tudo o que conseguem. Opte por um comedouro de cerâmica, por exemplo, que seja suficientemente robusto, para que ele não o vire com facilidade.

Não se esqueça de verificar todos os dias se existem restos de comida espalhados pela gaiola. Um alimento estragado pode ser muito prejudicial para o seu porquinho-da-Índia. Não deixe alimentos na gaiola durante mais de um dia. Mantenha a gaiola, bem como os respetivos acessórios, sempre limpos. A higiene é essencial para manter a boa saúde do seu porquinho-da-Índia.

Comentários

Deixe o seu comentário