Porquinho da índia: como cuidar?

06 Set, 2019

Cuidar de um porquinho da índia pode não ser tão exigente quanto cuidar de um cão, por exemplo. No entanto, apesar de ser um animal que não exige tanta atenção, passeios regulares ou treinos de obediência, há vários cuidados que deve ter para que o porquinho da índia tenha uma vida saudável e feliz.

É um animal de estimação que vive bem num apartamento, uma vez que passa a maior parte do tempo dentro de uma gaiola, mas deixá-lo andar livremente por algum tempo, num espaço sem perigos, e cuidar dele com carinho é de extrema importância. É igualmente essencial que brinque com ele, para ele socializar e ser um animal emocionalmente equilibrado, evitando, assim, possíveis perturbações. Acolher em casa um animal de estimação deve ser sempre uma decisão muito bem ponderada, seja ele qual for, e deve estar consciente de tudo o que isso envolve: cuidar de um animal de estimação é muito mais do que dar água e comida.

Acolher em casa um animal de estimação deve ser sempre uma decisão muito bem ponderada, seja ele qual for, e deve estar consciente de tudo o que isso envolve: cuidar de um animal de estimação é muito mais do que dar água e comida.

A casa do porquinho da índia

Cuidar do espaço onde o seu porquinho da índia passa grande parte do tempo é essencial, não só para o bem estar, como também para a saúde dele. Em primeiro lugar, a gaiola deve ser suficientemente espaçosa, considerando sempre o número de porquinhos da índia que estão dentro dela. O porquinho da índia não gosta de viver sozinhos, por isso, para o bem estar emocional dele, é recomendável que tenha mais do que um porquinho da índia.

Deve colocar a gaiola num espaço interno, pois eles são bastante sensíveis à temperatura, e num lugar onde estejam pessoas frequentemente, pois eles também gostam de socializar. Sempre que tiver oportunidade, e caso tenha um espaço adequado - como um jardim ou quintal - que não represente qualquer perigo para o porquinho da índia, deixe-o andar livremente, para que ele possa exercitar-se livremente fora da gaiola, num espaço maior. Pode também soltá-lo dentro de casa, tendo sempre cuidado com móveis e cabos, para ele não roer.

No fundo da gaiola deve colocar um substrato adequado a roedores. Dentro da mesma, além do comedouro e bebedouro, deve ter uma roda de exercícios, bem como lugares para o porquinho da índia se esconder, como nichos ou abrigos. Pode também colocar outros brinquedos - como tubos, rampas ou escadas - mas tenha sempre o cuidado de não encher demasiado a gaiola, para que ele tenha espaço livre.

Cuidar da higiene do porquinho da índia

Os porquinhos da índia não devem tomar banho, a menos que seja realmente necessário. No entanto, escovar o pelo cerca de duas a três vezes por semana é indispensável. É muito importante cuidar bem da gaiola dele: limpá-la pelo menos duas vezes por semana, lavar o comedouro, o bebedouro e outros objetos laváveis que dê ao seu porquinho da índia, sendo também importante limpar as grades.

É igualmente importante cuidar das unhas do seu roedor. Com um corta-unhas adequado deve cortar as unhas do porquinho da índia, sempre com o máximo cuidado para não magoá-lo, cortando alguma veia. Caso tenha dificuldade nesta tarefa deverá procurar um veterinário.

A alimentação do porquinho da índia

Além de uma ração adequada para o porquinho da índia, que contém todos os nutrientes que ele necessita, deve ter sempre dentro da gaiola o feno. A falta deste poderá originar diversos problemas de saúde, como o desalinhamento dos dentes ou problemas digestivos.

Cuidar de um porquinho da índia implica também mimá-lo com uns biscoitos de vez em quando. Para isso, existem diversos snacks para porquinhos da índia que poderá dar-lhe, sempre em quantidades adequadas. No que toca a alimentos de consumo humano deve ter extremo cuidado, pois alguns deles são tóxicos para estes animais.

Sempre em pouca quantidade, poderá oferecer-lhe frutas e legumes, tendo sempre o cuidado de os lavar muito bem previamente. Depois, caso ele não coma tudo, não se esqueça de tirar os alimentos da gaiola, para evitar que o porquinho da índia ingira algo estragado.

E nunca se esqueça de disponibilizar sempre água limpa e fresca, num bebedouro próprio para porquinhos da índia.

Socialização

Cuidar de um porquinho da índia envolve muito mais do que dar-lhe uma casa, água e comida - a socialização é de extrema importância para o bem estar geral dele. Em primeiro lugar, é importante que um porquinho da índia não viva sozinho. É aconselhável ter pelo menos dois animais, para evitar o isolamento, preferencialmente do mesmo género, para que não haja ninhadas indesejadas - pode ser prejudicial para uma fêmea engravidar diversas vezes.

Depois, apesar de viverem numa gaiola e não exigirem demasiada atenção, também gostam da interação com os tutores. É importante pegá-lo ao colo, dar-lhe carinho e brincar com ele. E faça-o, pelo menos, uma vez por dia. Os animais também podem sofrer de depressão e a falta de atenção do tutor poderá levar a esse estado.

Comentários

Deixe o seu comentário