As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Como saber se uma gata está gravida?

Como saber se uma gata está gravida?

Saber se uma gata está grávida é muito importante para poder dar-lhe uma boa qualidade de vida durante a gestação. Há alguns sinais aos quais poderá estar atento, para saber se uma gata está grávida. Depois, durante a gestação, é importante proporcionar-lhe boas condições, tanto a nível de conforto, como de alimentação, para que ela se sinta bem durante a gravidez. Finalmente, é importante identificar se o momento do parto está a chegar, não só para poder ver os gatinhos nascer, como também para estar atento e prevenido para qualquer problema que possa surgir.

A gestação da gata

É durante o cio, que ocorre, mais ou menos, de três em três semanas, que a gata pode ficar grávida. O cio pode aparecer, pela primeira vez, a partir dos oito meses de idade, variando sempre de animal para animal, de acordo com a raça e o peso. Quando a gata está grávida existem algumas alterações comportamentais - pedem mais mimo, por exemplo. No entanto, ao contrário do que acontece com as cadelas, as gatas não têm sangramento durante o cio.

A gestação dura entre os 58 e os 67 dias. Não é fácil saber que uma gata está grávida, durante os primeiros dias, mas há alguns sinais que podem indicar a gravidez.

A partir do 15.º dia de gestação poderá notar que os mamilos aumentaram ligeiramente e apresentam um tom mais avermelhado. Além disso, tal como acontece com o ser humano, a gata grávida também pode ter enjoos matinais. De qualquer forma, se os vómitos forem demasiado frequentes, deve consultar um veterinário, de modo a saber exatamente o que se passa.

Numa ida à clínica veterinária, o médico pode também realizar um exame para confirmar que a gata está grávida, a partir do 15.º dia. No entanto, só após cerca de 40 dias é que será possível saber o número de gatinhos que está prestes a chegar.

Outro sinal que poderá indiciar uma gravidez é a barriga inchada. No entanto, não deve tocar na barriga dela, pois poderá magoar tanto a mãe, como os fetos, caso ela esteja em gestação. Se desconfia que a causa da barriga inchada não é gravidez, consulte o médico veterinário.

Um dos sinais mais evidentes de que uma gata está grávida é o aumento de peso. Fica com mais fome, no entanto, não é só isso que contribui para o aumento de peso, mas sim o facto de ter na barriga dela vários gatinhos.

E no que diz respeito à alimentação, é muito importante dar uma ração de qualidade à sua gata grávida, para que ela consiga ter todos os nutrientes que precisa para cuidar dos filhos. É no final da gestação que notará um aumento do apetite. Está a preparar-se para receber os gatinhos e poder alimentá-los bem. Uma ração para gatinhos é a mais indicada para esta fase, pois contém maior teor de calorias e proteína, importantes para a a gravidez e amamentação.

Além disso, quando os gatinhos deixarem de ser alimentados pelo leite materno, mais fácil será a transição: por verem a mãe comer ração, também eles terão curiosidade e começarão a querer comer também.

Se a sua gata tem uma dieta específica, já recomendada pelo médico veterinário, deve consultá-o de modo a saber qual a alimentação mais adequada para a sua gata grávida.

Como saber se os gatinhos estão quase a nascer?

Em primeiro lugar é importante saber que a sua gata é capaz de ter os gatinhos sozinha e não necessita de qualquer ajuda humana. No entanto, deve estar atento e prevenido para qualquer eventualidade. É importante proporcionar-lhe algumas condições para que ela esteja confortável no momento do parto.

Nos últimos dias de gestação irá notar a sua gata mais agitada. Ela irá procurar um lugar que considere seguro e tranquilo para ter os gatinhos e, a menos que esse lugar seja potencialmente perigoso, não interfira nessa escolha. Nestes últimos instantes antes do parto, a temperatura da gata desce e pode querer limpar-se constantemente, por exemplo.

Quando se inicia o parto, a gata tem contrações abdominais e ocorre uma descarga vaginal. Depois disto, os gatinhos começam a nascer, um por um. Deve contactar o médico veterinário se notar qualquer sinal na sua gata, ou mesmo nos gatinhos após o nascimento, fora do normal, como por exemplo, se a descarga vaginal for muito forte ou tiver uma tonalidade preta ou sanguínea, ou mesmo se os gatinhos não nascerem com as contrações.

Deixe o seu comentário