As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Devo esterilizar a minha cadela? Quais as contraindicações?

Devo esterilizar a minha cadela? Quais as contraindicações?

A esterilização consiste em remover os órgãos reprodutores. No caso das cadelas são removidos os ovários e, por vezes, o útero. Este procedimento é um pouco mais invasivo nas cadelas do que nos cães, uma vez que é feito através de uma incisão na barriga.

A esterilização da cadela é muito importante para evitar ninhadas indesejadas. Além disso, de modo geral, se pensarmos que a esterilização diminuirá o risco de diversas doenças, podemos afirmar que a esperança de vida do animal será superior. No entanto, existem sempre vários riscos associados, bem como vantagens e desvantagens. Deve sempre falar com o médico veterinário, para que ele faça uma análise à sua cadela e lhe possa indicar o melhor para ela. A decisão de castrar, ou não, a sua cadela deve ser sempre bastante ponderada e os riscos ou benefícios dependem sempre de animal para animal.

Quais as vantagens de esterilizar a sua cadela?

Além de prevenir uma gravidez com a qual o tutor não esteja a fazer conta, a esterilização irá reduzir a probabilidade de a cadela vir a ter tumores mamários. Quanto mais cedo for feita a esterilização, menor é a probabilidade de vir a desenvolver estas doenças, especialmente quando é feita antes do primeiro cio, sendo, nesse caso, quase nula a probabilidade de vir a desenvolver tumores mamários. Mas, mesmo em esterilizações mais tardias, a probabilidade é sempre menor, relativamente a cadelas não esterilizadas.

A esterilização reduz também a possibilidade de a cadela desenvolver inflamações a nível uterino, como é o caso da piometria, bem como tumores nos ovários. Existe também menor probabilidade de vir a desenvolver fístulas perianais, na zona do ânus, episódios de "gravidez psicológica" e as consequências que isso acarreta, nomeadamente, a infeção mamária. Além disso, evita também as doenças transmitidas por ato sexual e a perpetuação de doenças genéticas.

E as desvantagens?

É muito importante que tenha consciência que este é um processo irreversível. Deve, por isso, ponderar bem antes de tomar essa decisão, no caso de poder querer que a sua cadela reproduza. É muito importante que esclareça todas as dúvidas com o veterinário e que ele analise a cadela, de modo a poder informar-se sobre os benefícios e os riscos da esterilização, bem como a saber se, no caso específico dela, a esterilização é, ou não, benéfica.

A esterilização é feita com anestesia, podendo existir, logo aí, alguns riscos associados - que serão minimizados com cuidados veterinários de excelência. Antes deste processo, o veterinário irá fazer uma análise à sua cadela, de modo a poder aconselhar, ou não, a esterilização.

Existem também algumas doenças que são mais propícias a afetar os cães quando eles são esterilizados. Há, por exemplo, maior probabilidade de desenvolver infeções e outros tumores, nomeadamente no trato urinário. Se a castração for feita antes de a cadela ter um ano de idade, pode haver o risco de desenvolver tumor nos ossos, especialmente em animais de porte médio/grande. Há também o risco de vir a desenvolver incontinência urinária, no entanto, não há como prever que isso possa ocorrer. Quando acontece, pode ser, habitualmente, controlada com medicação.

Existe, também, maior probabilidade de a cadela vir a sofrer de obesidade. Por isso, é muito importante que haja cuidados redobrados com a alimentação após a esterilização, fornecendo-lhe uma dieta baixa em calorias. Além disso, é igualmente importante que o seu animal de estimação seja fisicamente ativo - deverá oferecer-lhe condições para tal, como passeios ao ar livre, com espaço para correr livremente. Com a esterilização existe também maior risco em vir a sofrer de disfunção da tiroide.

A recuperação

Após a operação, e já em casa, é importante que vigie a sua cadela. Para evitar que lamba a ferida, o que iria complicar a cicatrização, terá de colocar um colar isabelino, ou uma camisa de algodão para proteger a ferida. É importante que as refeições, nesta altura de recuperação, devem ser mais leves, pois o estômago da cadela poderá estar um pouco mais sensível.

Nesta fase, a cadela deverá repousar e estar num ambiente tranquilo e, de preferência, com o tutor. Ela pode sentir-se um pouco desorientada e pode chorar. É uma situação normal, mas, se persistir, deverá consultar o médico veterinário. Ele irá também dar-lhe medicação para os dias após a intervenção, para aliviar as dores.

Durante os dias de recuperação é importante que a sua cadela seja vista pelo veterinário, de modo a ter a certeza que está a recuperar correr bem. Pelo menos até 10 dias após a intervenção, a cadela não pode saltar nem esforçar-se demasiado, para que a ferida da operação cicatrize bem.

Deixe o seu comentário