Que ração dar a um gato com excesso de peso?

Ana Camponês 14 Mai, 2020

É muito importante que a ração do seu gato seja adequada ao estilo de vida que ele leva, bem como às condições dele (no caso de ter alguma condição particular). Por exemplo, se tem um gato com excesso de peso, deve dar-lhe uma ração que ajude a promover uma ótima condição física.Adequar a alimentação do seu gato às necessidades dele é essencial, para que possa proporcionar-lhe uma vida saudável e feliz!

A obesidade não é um problema meramente estético: pode propiciar o aparecimento de diversas outras patologias no seu amiguinho. Assim, em primeiro lugar, é importante perceber o que está a originar a obesidade no seu gato. Será que lhe está a dar excesso de comida? Será que o seu felino precisa de praticar mais atividade física? Foi esterilizado e ficou mais sedentário? Após a esterilização, os gatos têm necessidades energéticas menores, quando comparados a gatos não esterilizados. Por isso, é essencial que consumam uma ração baixa em calorias.

O seu amiguinho é daqueles que passa o dia a comer e a dormir? Assim bem ao estilo do conhecido Garfield? Se sim, é importante dedicar-lhe tempo e estimular a prática de atividade física. Existem várias formas de o fazer: oferecer-lhe brinquedos novos e trocá-los com frequência, ajuda a manter o gato interessado neles e a brincar mais, mantendo-se, assim, mais ativo. As paredes de escalada são também uma ótima forma de manter o felino em atividade: ele vai divertir-se muito a trepar paredes! Pode, igualmente, fazer alguns jogos em casa. Se quiser saber mais sobre atividades para fazer com os gatos dentro de casa, leia o texto sobre esse tema, disponível no nosso blogue!

E para que possa oferecer a melhor alimentação ao seu gato com excesso de peso, deixamos-lhe algumas sugestões. Depois, é essencial respeitar as quantidades diárias referidas na embalagem, para que nunca dê excesso de comida ao seu felino. A obesidade não é um problema meramente estético: pode propiciar o aparecimento de diversas outras patologias no seu amiguinho.

PICART SELECT GRAIN FREE STERILISED

Esta ração de frango sem cereais é especificamente formulada para gatos esterilizados que, como já referimos, são mais propensos a desenvolver obesidade. Um alimento baixo em gorduras, mas que satisfaz as necessidades de ingestão de proteína e vitaminas. Além de contribuir para um ótimo peso, favorece a boa saúde intestinal, graças ao teor de fibra de ervilha. Select Grain Free Sterilised atua ainda na redução da formação de bolas de pelo e na prevenção de cálculos urinários. É ideal para gatos de apetite exigente, pois é de elevada palatabilidade, feita com ingredientes frescos de alta qualidade..

NUTRIBEST PREMIUM STERILISED

Com uma ótima relação qualidade-preço, esta ração Nutribest contribui para o peso adequado do seu gato esterilizado. Um alimento de salmão e arroz, que favorece uma boa saúde geral, com benefícios a vários níveis: um sistema imunitário forte, uma boa saúde mental, vitalidade e saúde da pele e do pelo.

ROYAL CANIN LIGHT WEIGHT CARE

Com uma fórmula nutricional adaptada, Royal Canin Light Weight Care ajuda que o gato mantenha uma boa condição física. Os resultados comprovam que a redução da ingestão de calorias é de 17%, com o consumo deste alimento. O elevado teor de proteína favorece a manutenção da massa muscular e o baixo teor de gordura limita o ganho de peso. Esta ração atua de duas formas: além do baixo teor de gordura, tem uma ação saciante, com uma mistura de fibras que aumentam o volume de comida no estômago.

ROYAL CANIN ULTRA LIGHT HÚMIDA

É essencial que os gatos bebam muita água, de modo a evitar problemas urinários. Se o seu bichinho não bebe água suficiente, os alimentos húmidos podem ajudar, dado que têm elevada percentagem de água. Existem várias opções de comida húmida para gatos com excesso de peso: em paté, em molho ou em gelatina. Escolha aquela que mais agradar ao seu amigo e, ao mesmo tempo que contribui para a saúde dele, deixa-o muito feliz com este miminho! Não há gato que resista a um alimento húmido.

ROYAL CANIN STERILISED APPETITE CONTROL

Se tem um verdadeiro Garfield em casa, sempre à procura de comida, a ração Royal Canin Sterilised Appetite Control pode ser uma ajuda. Formulado para reduzir a sensação de fome entre refeições, graças ao elevado teor de fibras alimentares específicas, tem baixo teor de gordura, para manter um bom peso. Esta ração atua também no suporte do sistema urinário, proporcionando um equilíbrio mineral equilibrado.

PRO PLAN OPTI-LIGHT

Com baixo teor de gordura, a ração Pro Plan Opti-light ajuda a manter o peso ideal do felino. Uma receita de elevada palatabilidade e formulada com ingredientes altamente digeríveis. Além de atuar na boa condição física do gato, contém ómegas 3 e 6 e outros nutrientes que promovem a saúde da pele e do pelo.

HAPPYONE PREMIUM ESTERILIZADO

Uma opção portuguesa: a marca happyOne disponibiliza uma ração específica para gatos esterilizados, que contribui para a saúde geral destes. Além de ajudar a manter uma boa condição física, é um alimento de elevada digestibilidade e dá suporte ao sistema imunitário. Formulada com 25% de carne fresca de aves, esta ração ajuda ainda a reduzir a formação de bolas de pelo e contém antioxidantes naturais que suportam os mecanismos de defesa.

Comentários

Deixe o seu comentário