As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Dicas para entreter cães e gatos dentro de casa

Dicas para entreter cães e gatos dentro de casa

Os animais não se importam com o sítio onde vivem, desde que sejam bem tratados. Querem comida, água e muitos, muitos miminhos! E são felizes assim. No entanto, se vivem num espaço limitado sem acesso à rua, é importante estimular a prática de alguma atividade, de modo a evitar problemas de saúde relacionados com o excesso de peso.

Se não tem acesso a um espaço exterior privado, há algumas atividades que pode fazer com o seu melhor amigo dentro de casa. Conheça a nossas sugestões.

DICAS PARA CÃES

DISPENSADOR DE SNACKS

Os dispensadores de snacks são ótimos para entreter o seu melhor amigo durante algum tempo, estimulando a mente do patudo. Dentro deste brinquedo, pode colocar os snacks preferidos do seu cão, bem como ração, pastas, entre outros alimentos. Existem dispensadores de snacks de vários formatos e tamanhos. Deve ter sempre em conta o tamanho e a idade do seu patudo, escolhendo o que mais se adequar a ele.

JOGO DA CAÇA

Para este jogo, apenas precisa de uns snacks ou croquetes de ração. Esconda alguns croquetes/snacks pela casa, incentivando o cão a procurá-los! Além de alimentos, pode também esconder os brinquedos preferidos do seu patudo. Dê um nome a cada brinquedo - um trabalho que deve ser feito antes - para que ele possa identificá-los e, depois, diga-lhe para o procurar utilizando um discurso motivante, que puxe à brincadeira. Quando encontrar, recompense-o com um snack.

JOGO DA CORDA

Nesta brincadeira são precisos alguns cuidados. Primeiro, deve ter uma corda específica para cães, que seja adequada ao tamanho e à idade do seu melhor amigo. Isto é muito importante, de modo a não causar qualquer dano nos dentes do cão. Como os cães adoram cordas, não precisará de se esforçar muito para o seu melhor amigo aderir a este jogo. Comece por lhe mostrar a corda, estimulando a brincadeira. Quando ele agarrar, cada um puxa para seu lado! É importante ter algum cuidado para não puxar com demasiada força e nunca deixe o patudo morder-lhe: se isso acontecer, a brincadeira termina! Este jogo não é aconselhado a cachorros, devido à frágil dentição, ainda em crescimento.

TREINO DE OBEDIÊNCIA

Os cães têm capacidade para aprender durante quase toda a vida, no entanto, quanto mais novos, mais fácil é ensinar-lhes diferentes truques. Não precisa de passar uma hora por dia a treinar o seu melhor amigo, até porque isso fará com que ele se aborreça e nunca esteja motivado para o treino. O ideal é fazer treinos curtos. Comece por ensinar os truques mais básicos: sentar, deitar e dar a pata. A partir daí, é evoluir consoante o que pretender que o seu melhor amigo faça. Ensiná-lo a acender/apagar as luzes poderá ser muito útil! Sempre que ele obedecer a qualquer comando, recompense-o com um snack e com mimos! Conheça aqui algumas dicas para treinar o seu cão.

JOGO DAS ESCONDIDAS

Para exercitar a mente, nada melhor que um jogo das escondidas. E este pode ser feito de diversas formas! Uma das opções é recorrer aos snacks e esconder um numa das suas mãos. O patudo, através do faro, irá descobrir em qual mão está o biscoito. Outro jogo divertido é um dos tutores esconder-se - num outro espaço da casa, ou mesmo debaixo de uma manta - e outra pessoa pedir ao animal que procure.

PERCURSO DE OBSTÁCULOS

A ideia é criar um circuito e levar o cão a percorre-lo. Use snacks para o motivar a atravessar os obstáculos e, no final, recompense com snacks e mimos! Neste jogo, o mais adequado será usar acessórios específicos para treino de cães. No entanto, se não tiver, pode adaptar com objetos que tenha em casa.

DICAS PARA GATOS

ARRANHADORES: O GRANDE AMIGO DOS GATOS

Sim, nós sabemos que, mesmo com um arranhador muito bonito, o seu gato gosta mesmo é de afiar as unhas onde não deve. Mas este acessório tanto dá para o gato satisfazer o instinto de arranhar, como para ele dormir uma grande sesta, ou mesmo para se esconder. Há arranhadores que, além de postes de sisal, têm cavernas e camas, tornando-se, assim, um acessório para gatos muito versátil.

JOGO DOS BURACOS

Procure uma caixa de cartão com tampa, da qual já não precise. Na tampa, corte alguns círculos. Dentro da caixa, coloque bolas e alguns biscoitos. Feche a caixa e envolva-a com fita cola, de modo a que o felino não consiga abrir a tampa. Por fim, entregue a caixa ao gato e observe a diversão ao tentar alcançar os brinquedos e as guloseimas, com as patinhas dentro dos buracos!

PAREDES DE ESCALADA

As paredes de escalada são um acessório muito versátil, que simula o habitat natural dos gatos. Estas plataformas, que se afixam na parede, tanto servem para o gato trepar e correr "pelas paredes", como para descansar, servindo as zonas mais altas para observar o que se passa à sua volta - algo que todos os felinos adoram!

TÚNEIS PARA VERDADEIROS DESAFIOS

Os gatos adoram esconder-se e os túneis são ideais para isso! Pode fazer alguns buracos no túnel e ir colocando a sua mão ou os seus dedos, para o gato tentar apanhar, ou pode deixá-lo, simplesmente, correr livremente

NOVOS BRINQUEDOS

Oferecer um novo brinquedo ao seu gato é diversão garantida. É importante renovar os brinquedos do seu bichinho, de modo a que ele não se farte de brincar e mantenha sempre os seus instintos ativos. Conheça aqui alguns dos brinquedos mais desejados pelos gatos.

CAIXAS DE CARTÃO

Esta é uma das ideias mais simples, mas também mais eficazes! Uma caixa de cartão pode ser um pequeno paraíso para um gato, quer seja para brincar, afiar as unhas, dormir, enfim... o que ele quiser! Com os gatos é sempre o que eles quiserem!

O DESCANSO TAMBÉM É IMPORTANTE

As atividades são essenciais para manter os animais ativos, promovendo o seu bem estar a nível físico e emocional. No entanto, o tempo de descaso também é importante! Durmam uma sesta ou relaxem juntos no sofá. Tudo o que o seu melhor amigo quer é estar junto do tutor, com muitos miminhos à mistura!

   

Gerir a energia do seu animal de estimação, quando este não pode ir à rua, pode ser um desafio. O importante é variar nas atividades, de modo a quebrar a monotonia e a proporcionar momentos de diversão benéficos para cães, gatos e tutores.

É expert em manter os seus patudos entretidos, dentro de casa? Partilhe as suas dicas connosco!

Deixe o seu comentário