As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Quais os animais mais indicados para ter em casa?

Quais os animais mais indicados para ter em casa?

Quer adotar um animal de estimação, mas não sabe qual? O ideal é olhar à sua volta: tem um jardim ou um espaço exterior vedado? Vive num apartamento? Deve ter tudo isso em conta no momento de acolher o seu novo melhor amigo.

Mas o mais importante, independentemente do espaço, é garantir condições para o bem-estar do seu animal de estimação. No geral, eles têm a capacidade de se adaptar ao espaço onde vivem. Independentemente de viver numa moradia ou num apartamento, o mais importante é dar-lhes tudo aquilo que necessitam para uma vida saudável e feliz.

Cães

Se está a pensar adotar um cão é importante saber que os cães necessitam de atenção, liberdade e espaço para gastar energias. Há determinadas raças mais indicadas para viver em apartamentos, essencialmente para evitar problemas de saúde no seu animal, nomeadamente ao nível de articulações. Mas o mais importante é garantir boas condições ao seu patudo. Caso tenha possibilidade de escolha, se vive num apartamento deverá optar por cães de porte pequeno, pois estes têm menos exigências ao nível de gasto de energia. Chihuahua, Yorkshire, Caniche, Pequinês, Pinscher ou Pug são exemplos de raças de porte pequeno que vivem felizes em espaços mais limitados.

Se prefere cães de porte grande, os cuidados devem ser redobrados, para que ele possa viver de forma saudável. Os passeios devem ser mais frequentes e mais longos, de modo a evitar, por exemplo, problemas de articulações no seu animal de estimação. Mas independentemente do porte ou da raça do cão, os passeios são indispensáveis, para garantir o bem-estar físico e psicológico do seu animal. Deve levá-lo a passear pelo menos uma vez por dia, em sítios onde ele possa socializar com outros animais. E mesmo que tenha um espaço exterior vedado, onde o seu cão pode correr e brincar livremente, não deve dispensar os passeios no exterior. A socialização com outros animais e pessoas é muito importante para o seu patudo!

Gatos

Os gatos são animais bastante independentes. Gostam de atenção, mas, de modo geral, não a exigem de forma constante. Por isso, são muitas vezes a escolha de famílias que vivem em apartamentos. Para que o seu gato se sinta confortável, e para evitar que estrague sofás, tapetes e outros objetos que tenha em casa, é importante dar-lhe condições para que ele não se sinta entediado quando está sozinho. Os brinquedos ajudam a estimular o gato e a mantê-lo ativo, assim como os arranhadores ajudam a satisfazer diversos instintos felinos. A castração é benéfica pois isso fará com que o gato fique mais calmo e não sinta tanta necessidade de caçar no exterior, nem de procurar outros animais para reproduzir.

Peixes

Os peixes são uma boa opção para quem quer ter um animal de estimação, mas não tem muito tempo ou condições para aqueles que requerem mais exigências, como é o caso dos cães que exigem passeios diários no exterior. Mas, como qualquer animal, há cuidados a ter - e não é tão simples quanto se julga! O primeiro é logo na compra do aquário: este deve ser escolhido consoante a espécie do peixe. Caso queira ter mais do que um animal no mesmo aquário, deve informar-se sobre a compatibilidade dos peixes, particularmente em relação à alimentação. Ao longo da vida do peixe, é muito importante a análise e manutenção da água com alguma frequência. E para que o animal se sinta no seu habitat natural, o aquário deve ser decorado com pedras e vegetação artificial.

No que diz respeito à alimentação, a comida em excesso é uma das principais causas de morte dos peixes. Nem sempre isso se deve ao facto de eles comerem demasiado, mas sim às bactérias que se formam devido ao alimento que fica no fundo do aquário. Um truque que pode ajudá-lo a saber qual a quantidade certa é, após colocar o alimento no aquário, observar durante cerca de três minutos. Se eles comerem tudo, é sinal que não há excesso de comida. Caso contrário, os restos ficarão no fundo do aquário e devem ser retirados. Numa próxima vez, a quantidade deverá ser reduzida. Deve dar comida ao seu peixe entre duas a três vezes por dia, preferencialmente sempre à mesma hora.

Roedores

Coelhos, chinchilas, hamsters e porquinhos-da-Índia são exemplos de roedores que se dão bem em qualquer espaço, desde que lhes garanta condições básicas. Deve ter em conta o tamanho do animal no momento de escolher a gaiola, para que ele tenha espaço para se movimentar. Dentro da gaiola deve colocar objetos que o estimulem, não esquecendo, claro, água fresca e comida. Além da ração há outros alimentos e snacks que podem ser adicionados à ração diária do roedor, de modo a satisfazer as suas necessidades nutricionais, tendo sempre em conta aquilo que cada espécie pode, ou não pode, ingerir.

Répteis

Tartarugas, iguanas, camaleões ou tarântulas são alguns dos répteis que podem viver dentro de casa, em espaços adequados. Ao acolher em casa uma destas espécies, deverá ter em conta tudo aquilo que ele precisa para se sentir bem. É importante, antes de o receber, preparar-lhe um local com bom ambiente, nomeadamente a nível de temperatura e iluminação. A temperatura do corpo dos répteis varia consoante a temperatura ambiente, por isso, em épocas mais frias ficam com o metabolismo mais lento e podem hibernar. Poderá ter em sua casa aquecedores, de modo a manter a temperatura mais alta e, assim, o seu animal manter-se-á mais ativo - o ideal é entre os 25º e os 29º Celsius. O espaço do animal deve ser adequado ao tamanho dele, tendo em conta que ele necessita de espaço para se movimentar, e decorado com objetos que o estimulem, como troncos, plantas, piscinas ou grutas.

Aves

Tal como acontece com outros animais, o espaço é a primeira e mais importante escolha quando decide acolher uma ave em sua casa. A gaiola deve ser espaçosa: o ideal é que o pássaro possa voar dentro dela, mantendo-o assim mais feliz. Esta deve estar colocada num lugar com bastante luz natural e sem correntes de ar.

Os acessórios também são importantes para estimular as aves. Mas deve ter em conta o espaço onde está o seu animal e não sobrecarregar a gaiola, evitando tirar-lhe espaço livre. No caso dos brinquedos, o ideal é que não estejam permanentemente dentro da gaiola e, assim, criar algum dinamismo no dia a dia do seu animal de estimação. A gaiola deve ser limpa diariamente e ter, além do comedouro e bebedouro, poleiros para eles brincarem e repousarem.

Mas se, por um lado, há aves que vivem bem dentro de gaiolas, como é o caso dos pássaros mais pequenos, há outras que são mais felizes fora delas, como os papagaios ou as araras, que preferem poleiros. Deve ter sempre em conta a espécie que tem dentro de casa e proporcionar-lhe o espaço mais adequado para o bem-estar do animal.

Deixe o seu comentário