O que deve saber antes de adotar um gato?

Ana Camponês 21 Jul, 2020

Está a pensar adotar um gatinho, mas não sabe ao certo o que ele precisa? A primeira vez que se adota um animal é sempre desafiante: quer proporcionar-lhe a melhor qualidade de vida possível, mas precisa de alguma orientação inicial. Neste artigo, deixamos algumas dicas que lhe podem ser muito úteis, com tudo aquilo que um gatinho precisa. O carinho e a atenção farão dele um felino muito feliz. Mas há outros miminhos que pode oferecer-lhe, para que seja um gato saudável e ativo.

A RESPONSABILIDADE DE ADOTAR UM ANIMAL

Adotar um animal de estimação deve ser uma decisão ponderada e nunca tomada por impulso. Um animal é um ser vivo que precisa de atenção, de carinho e de condições que requerem tempo e consciência. Um animal acarreta algumas despesas monetárias e é essencial que o tutor tenha tempo livre para lhe dedicar. Por isso, existem algumas questões que deve colocar a si mesmo, e pensar bem sobre as mesmas, de modo a perceber se adotar um animal será boa ideia.

COMO FICA O GATO QUANDO FOR TRABALHAR?

É importante garantir condições para o felino, quando o tutor está fora. No caso de ele ficar sozinho em casa, deve deixá-lo num espaço seguro, sem objetos que possam causar acidentes (como fios elétricos, produtos químicos, varandas, plantas tóxicas, entre outros). Além de garantir a segurança dele, é essencial deixar-lhe comida e água fresca, sempre disponível. É igualmente muito importante oferecer-lhe brinquedos, para que ele se mantenha ativo, evitando que passe o dia a dormir. Neste sentido, os arranhadores são um acessório muito versátil, pois, nele o gato pode brincar, satisfazer o instinto de arranhar e descansar.

QUEM CUIDARÁ DELE EM SITUAÇÃO DE FÉRIAS?

Quando passar vários dias fora de casa é essencial garantir que o gato tem quem cuide dele. No caso de não ter um familiar ou amigo que possa tomar conta do seu felino, existem diversos serviços pagos aos quais pode recorrer. Neste sentido, deve ter em conta que, no caso de ter necessidade usar este tipo de serviço, será mais uma despesa que terá com o seu gatinho. Levar o gato consigo de férias é outra opção, mas deve garantir que tem condições para tal.

ONDE VIVERÁ O GATO?

É importante pensar bem no espaço onde o gato vai viver. Se pensa que um gato, ao contrário de um cão, não necessita de muito espaço, está enganado. Os felinos precisam igualmente de espaço para brincar ou correr, para que se mantenham ativos e saudáveis. Seja no interior de casa ou no exterior, é essencial ter um espaço seguro para ele poder brincar, com acessórios que o estimulem. No caso de deixá-lo no exterior, deve garantir que o espaço não tem qualquer perigo, não existindo possibilidade de ele se magoar ou de fugir.

TEM CAPACIDADE FINANCEIRA PARA SUPORTAR AS DESPESAS ASSOCIADAS?

Além dos gastos básicos, como são exemplo a vacinação habitual recomendada, a desparasitação externa, a compra de acessórios e a alimentação, o gato pode adoecer e necessitar de tratamento veterinário, de forma inesperada. Deve ponderar se pode, ou não, suportar essas despesas menos previsíveis.

ESTÁ PREPARADO PARA A RESPONSABILIDADE DE ADOTAR UM ANIMAL?

Adotar um animal de estimação é uma decisão que jamais deve ser tomada por impulso. Deve analisar bem todas as questões acima mencionadas e, além dessas, existem outras, consoante a vida de cada tutor. Por exemplo, no caso de haver crianças na família é importante prepará-las para a chegada de um novo membro e ter alguma paciência para que se habituem um ao outro. Nem sempre os animais lidam bem com crianças, e vice-versa, e ambos devem saber respeitar o espaço um do outro.

Está a receber aquele que será mais um membro da família, pelo qual será responsável. Não basta dar comida e água: é essencial ter tempo para dar-lhe toda a atenção que ele merece. O compromisso de adotar um patudo tem de ser assumido durante toda a vida dele: é um ser vivo que dependerá sempre do tutor para sobreviver. Pondere bem todas as questões e, no caso de a decisão de adotar um gato se manter, tenha a certeza que terá um amigo para a vida! E que o amor que lhe der, receberá em troca.

O QUE PRECISO DE COMPRAR PARA O MEU NOVO GATO?

ALIMENTAÇÃO

alimentação do seu gato deve ser escolhida consoante a fase da vida e as necessidades dele. Existem várias opções, adequadas a cada característica: para gatinhos (com menos de 1 ano), gatos esterilizados, seniores, adultos ou com determinadas particularidades. Por exemplo, se o felino tiver algum problema de saúde (seja urinário, digestivo, renal, ou outro) é essencial optar por uma alimentação que ajude a controlar essa patologia. Neste caso, é essencial aconselhar-se junto do médico veterinário. Se optar por esterilizar o seu gato, deve dar-lhe ração adequada a gatos esterilizados.

Além da ração seca, pode dar-lhe ração húmida: é deliciosa e importante para a ingestão de água. Por vezes, os gatos têm tendência a ingerir pouca água e esta é essencial para evitar problemas do trato urinário. Os snacks também são muito importantes: seja para recompensar quando ele se porta bem, seja para mimar o seu felino de vez em quando! Quem não gosta de um miminho saboroso? Existem snacks que, além de deliciarem o gato, ajudam na saúde dele: são exemplo os snacks funcionais (para patologias específicas) ou os dental, para ajudar a manter a saúde bucodentária.

HIGIENE E SAÚDE

É essencial que tenha um espaço para a higiene do seu gato: uma bandeja ou um WC fechado com areia. A quantidade de areia deve ser suficiente para que o gato possa esconder as suas necessidades, mas não deve ser excessiva, pois isso poderá levar a que ele recuse a bandeja ou o WC. Deve analisar bem qual a areia que vai querer comprar. Existem vários tipos de areias para gato: aglomerante, perfumada, ecológica ou sílica - pode saber mais sobre cada uma das opções aqui.

Será importante ter sempre consigo toalhetes, sejam para limpar o pelo e as patas, como para os olhos e ouvidos. É essencial escovar o seu bichinho, de modo a manter o pelo sempre bonito e saudável. Existem outros produtos de higiene que podem ser-lhe úteis, tais como, corta-unhas, champôs e perfumes.

ACESSÓRIOS ESSENCIAIS

Deve comprar tigelas para a água e para a comida. Se pretender, existem comedouros interativos que estimulam a mente e o físico do gato: com este, o felino terá de se esforçar para conseguir comer! E enquanto isso, ainda se diverte. Se notar que o seu gato está a beber pouca água, talvez seja boa ideia comprar uma fonte de água. Ao ver a água correr, ele ficará curioso e terá tendência para beber mais água.

É importante ter um espaço para ele descansar. Existem várias camas para gatos, nichos, almofadas e outras opções, que poderá escolher consoante aquilo que notar que o seu gato mais gosta e o deixa mais confortável.

ATIVIDADE FÍSICA E BRINCADEIRAS

É essencial estimular o seu gato a exercitar-se. Para tal, deve disponibilizar-lhe brinquedos e trocá-los com frequência (para que ele não se canse de brincar sempre com o mesmo). Os arranhadores são um dos acessórios indispensáveis. Nele, os gatos podem satisfazer o instinto de arranhar (e é melhor que o façam no arranhador deles, do que no seu sofá, não é?!), podem divertir-se e também descansar. É, assim, um acessório versátil e será um dos preferidos do felino, pois respeita os instintos naturais dele.

Existem vários brinquedos essenciais para fortalecer o laço entre tutor e gato. Os bastões, por exemplo, são um brinquedo muito atrativo e com os quais pode brincar com o seu felino. Além destes, existem outros com os quais ele poderá brincar mais autonomamente: bolas, peluches, túneis, entre outros.

Comentários

Deixe o seu comentário