As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Como escolher a melhor areia para o meu gato?

Como escolher a melhor areia para o meu gato?

Há vários tipos de areia para gato no mercado: aglomerante, de sílica, biodegradável, entre outras. Quer o seu bichinho utilize uma bandeja, um WC fechado ou outro tipo de casa de banho para gatos, a areia é indispensável. 

Mas escolher a melhor areia para o seu gato não é uma tarefa simples e depende de vários fatores, tais como, o ambiente onde o gato vive ou as exigências do próprio tutor. Por vezes, a tendência é comprar a mais barata, mas nem sempre é a melhor opção e, a longo prazo, pode sair mais cara.

OS VÁRIOS TIPOS DE AREIAS PARA GATO

AGLOMERANTE

É formada por argilas, designadas de bentonite. Quando o gato urina em cima da areia aglomerante, forma-se uma bola que pode ser removida facilmente da caixa, sendo, por isso, uma areia muito fácil de limpar. Quando se removem os aglomerados deve colocar-se mais areia: é importante manter uma altura de cerca de 7 cm.

O preço não é demasiado elevado e é uma areia adequada para casas com mais de um gato. Esta areia pode, no entanto, libertar algum pó, o que faz que possa não ser indicada para gatos mais sensíveis.

SÍLICA

Formada por microcristais, tem uma boa absorção e ajuda a reduzir os odores da urina. Quando aparenta uma tonalidade amarelada, é sinal que está na altura de ser trocada. Não liberta pó, sendo adequada para gatos mais sensíveis. No entanto, é uma areia um pouco mais cara. 

A areia de sílica não é indicada para quem tem mais de um gato, pois tem de ser mudada com maior frequência e, consequentemente, o custo a longo prazo poderá não compensar.

ECOLÓGICA

As areias ecológicas são a opção mais amiga do ambiente! São biodegradáveis, sem qualquer aditivo artificial, e algumas podem mesmo ser eliminadas na sanita. Outras, devem ser descartadas no jardim ou no quintal, sem prejudicar o meio ambiente. É importante ler o rótulo para saber qual a melhor forma de descartar este tipo de areia.

Não produz pó, mas é preciso remover os dejetos diariamente e não tem uma capacidade tão elevada de retenção de odores da urina.

ENTÃO, QUE AREIA DEVO ESCOLHER PARA O MEU GATO?

Para escolher a areia ideal para o seu gato há várias questões a colocar. Em primeiro lugar, importa saber se o felino tem alguma sensibilidade. Se ele for mais sensível, as areias que libertem demasiado pó podem não ser indicadas.

Depois, deve ainda considerar o número de gatos que tem em casa e, também, a frequência com que utiliza(m) a caixa de areia. Além disso, tenha também em consideração a disponibilidade do tutor para a limpeza da casa de banho! A localização da caixa também tem alguma influência: se está numa zona ventilada/arejada, no exterior, num espaço fechado ou dentro de casa.

Não mude o tipo de areia do seu gato demasiadas vezes, pois, isso poderá levar a que ele comece a rejeitar a caixa de areia e faça as necessidades noutro lugar. Tente perceber a qual ele se adapta melhor e mude, somente, se necessário.

Seja qual for o produto que escolher, lembre-se que a limpeza da areia e da caixa é de extrema importância, para evitar não só odores desagradáveis, como também a propagação de bactérias e transmissão de doenças.

MANTER O AMBIENTE SEMPRE LIMPO

Manter o ambiente limpo é essencial para a boa saúde do seu gato, como também para evitar maus odores. Saiba quais os principais cuidados que deve ter com o espaço da higiene do seu gato:

  • Remover os dejetos diariamente: pode utilizar uma pá para WC, indicada para o tipo de areia que escolher;
  • A areia deve ser totalmente substituída com frequência, sendo que essa regularidade depende da utilização que o seu gato faz do WC, do tipo de areia e do número de gatos que a utilizam;
  • Opte por uma caixa mais alta e com rebordo, para evitar que a areia salte para fora;
  • Um tapete junto à caixa ajuda a evitar areia espalhada pela casa, levada pelas patas do gato;
  • Os WC fechados retêm melhor os odores, quando comparados com as bandejas.

Deixe o seu comentário