As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

7 erros a evitar no seu aquário novo

7 erros a evitar no seu aquário novo

Cada vez mais os peixes são encarados por muitos enquanto animais de estimação havendo, por isso, mais adeptos dos mesmos. Os peixes ornamentais podem revelar-se uma companhia bastante agradável e relaxante, necessitando de um aquário para habitar. Manter um aquário não é uma tarefa difícil ainda que exija bastante dedicação e investimento caso pretenda ter um aquário completo e cheio de vida. Há alguns cuidados a ter e erros que deve evitar cometer no seu aquário novo.

Ter em atenção aos erros mais comuns vai permitir-lhe evitar problemas na saúde dos seus peixes e garantir que os mesmos vivam longos e saudáveis anos. Eis os principais sete erros cometidos:

1 - Desinformação relativa aos peixes que adquire

Adquirir um peixe apenas porque é bonito é um dos maiores erros que poderá cometer. Deve sempre tentar obter informações relativamente à espécie que pretende ter no seu aquário bem como todos os cuidados que ela exige.

Procure saber aspetos como os tamanhos que os peixes poderão atingir, o tipo de alimentação que devem ter e as suas necessidades. Estes pormenores irão influenciar, consequentemente, a escolha do aquário e a quantidade de peixes que poderá colocar nele, bem como que espécies poderá misturar dado que nem todos os peixes vivem bem em comunidade, e nem têm todos as mesmas necessidades de temperatura e de alimentação.

2 - Escolha do aquário e do sistema de filtração

O aquário em forma de esfera é bastante tradicional e quase como um símbolo dos peixes de estimação, no entanto, existem vários estudos que comprovam que estes aquários promovem stress e ansiedade aos peixes. Para além disso, a sua forma não favorece a oxigenação correta da água e, na maioria dos casos, não tem um tamanho adequado às necessidades dos peixes. Opte por aquários retangulares que ajudam a criar um ecossistema mais apropriado.

Aquários

Para complementar o aquário necessita de colocar, um sistema de filtragem, que lhe permite manter a limpeza e qualidade da água, tornando-a adequada aos peixes que habitam no aquário, bem como às respetivas plantas. Deve sempre procurar um filtro com uma capacidade superior ao volume do aquário, para garantir uma correta eficiência do mesmo.

3 - Decoração e arranjo do aquários

A maioria dos acessórios para aquários são produtos pouco económicos apesar de serem fundamentais para manter o ecossistema equilibrado. Não deve poupar nos produtos que garantem o bom funcionamento do aquário, como é exemplo o filtro anteriormente falado ou a sua iluminação.

No que concerne à decoração, sabemos que um aquário cheio de vida e cor fica mais bonito, contudo, é necessário haver um ponto de equilibro, não sobrecarregando o aquário com excesso de produtos. Deve sempre, em primeiro lugar, tapar o fundo com areia ou substrato. Pode também decorar com algumas plantas, troncos, pedras, ou outros sendo que é preferível que opte pelos produtos naturais.

Peixes

4 - Não utilização de água adequada

A qualidade da água é um fator decisivo para o bem-estar de todos os habitantes do aquário. Desta forma, a água deve ser condicionada antes de ser colocada no aquário, não devendo usar diretamente a água da torneia, sem que primeiro trate do respetivo PH da mesma. Ainda assim, o tratamento do PH difere de espécie para espécie. Poderá acontecer a água da torneia ter o PH certo para as suas espécies.

Colocar um neutralizador de cloro e metais pesados é igualmente importante, nunca esquecendo que deve adaptar as caraterísticas da água às espécies que irá manter no aquário.

O ajuste do PH pode ser feito de modo natural (areão, rochas ou troncos) ou artificialmente, através de líquidos específicos.

5 - Colocação do aquário ao sol

O aquário não deve ser colocado num sítio aleatório da sua casa. É importante que esteja num local com luz solar, mas sem qualquer tipo de luz direta. Assim, o aquário não deve, em situação alguma, estar diretamente exposto à luz solar uma vez que quando acontece permite uma maior propagação de algas que consomem os nutrientes da água e afeta o equilíbrio do ecossistema do aquário.

6 - Limpeza excessiva do aquário

É importante que faça uma limpeza e manutenção regular do aquário, contudo, a limpeza excessiva poderá vir a ser um problema. O aquário é um ecossistema onde habitam muitos seres vivos e bactérias pelo que, a limpeza excessiva prejudica-os.

A mudança de água deve ser feita de forma parcial a cada 3-4 semanas, para garantir um aquário saudáveL ou, no caso de ter muitas espécies no seu aquário, uma vez por semana, pelo menos.

7 - Excesso de ração

Alimentar os seus peixes de estimação é um processo que requer determinados cuidados. Não deve despejar a ração para dentro do aquário, de qualquer forma. Coloque a comida aos poucos, verificando se os peixes comem tudo. Pode também distribuir a comida em pequenas quantidades, duas ou três vezes ao dia, minimizando o impacto. O excesso de comida promove a sujidade e o aumento de resíduos.

Cardume de peixes

Estes são os sete principais erros cometidos por principiantes na aquariofilia. Ter de cuidar de um aquário é um processo que envolve paciência e uma aprendizagem contínua. Nas lojas da Goldpet pode contar com profissionais que esclarecerão as suas principais dúvidas, procurando dar-lhe o melhor aconselhamento possível para se iniciar nesta aventura.

Deixe o seu comentário