As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Que peixes posso colocar no mesmo aquário?

Que peixes posso colocar no mesmo aquário?

Sabemos que um aquário poderá ser um belo complemento para a sua casa, uma vez que mais do que um elemento de decoração, representa um ecossistema com diferentes peixes do qual terá de cuidar.

Escolher peixes para um mesmo aquário é uma decisão que envolve uma grande responsabilidade dado que dela poderá depender a qualidade do ambiente criado, bem como a própria sobrevivência dos peixes.

Os peixes que vivem bem juntos têm caraterísticas e necessidades semelhantes, o que lhe facilitará a manutenção do seu aquário, contudo, independentemente disso, deve sempre assegurar um aquário espaçoso ao seus peixes.

É fundamental saber como deve escolher as espécies para o aquário e, por isso mesmo, apresentamos-lhe algumas dicas:

Escolha peixes de tamanhos semelhantes

É comum os peixes maiores perseguirem os peixes mais pequenos. Deve procurar que os peixes cresçam ao mesmo ritmo e possam alcançar a maturidade e tamanho adulto em simultâneo.

Procure espécies com hábitos alimentares parecidos

peixes que comem tudo o que veem, nomeadamente outros peixes. Por outro lado, outras espécies são mais tímidas e recusam-se a comer se forem incomodadas. Não deve, por exemplo, juntar peixes carnívoros com herbívoros.

Mantenha o equilíbrio entre machos e fêmeas

Determinados peixes alteram o seu comportamento com base no sexo dos seus companheiros. Deve informar-se se os peixes que pretende juntar convivem melhor com outros peixes do mesmo sexo ou do sexo oposto. Esta informação também é relevante para o caso de pretender controlar a reprodução destes animais.

Dê preferência a peixes com o mesmo ritmo

Compare o ritmo dos movimentos dos seus peixes. Deve sempre evitar ter peixes mais rápidos que possam perseguir outros mais lentos.

Peixes mais lentos

Repare na sua dependência das algas

Há espécies que se alimentam de algas quando não encontram outro tipo de comida e, quando não as encontram, podem ficar mais agressivos e colocar em perigos os restantes peixes do teu aquário. Para evitar a agressividade entre os seus peixes também não deverá juntar os mais ativos com outros mais tranquilos.

Selecione animais que vivam a temperaturas semelhantes

Ao selecionar animais que necessitem de temperaturas semelhantes para viver, além de evitar sofrimento dos seus peixes estará a prevenir comportamentos agressivos. Os peixes apenas suportam, sem dor e consequentemente sem alterações comportamentais, um intervalo de temperatura de poucos graus. A título de exemplo, uma espécie tropical não consegue conviver ao lado de uma de águas frias.

Ofereça esconderijos

Mesmo que acredite que os seus peixes se vão dar bem, é sempre boa ideia ter um plano B. A criação de um ambiente com espaços que permitam ficar sozinhos, escondidos ou simplesmente refugiados, é uma boa solução. Muitos dos peixes que por norma são sociáveis e amigáveis, também precisam de se esconder de vez em quando. Esses esconderijos também diminuem o stress associado à sobrepopulação.

Esconderijos para peixes

Escolha peixes com exigências de pH semelhantes

É importante que os peixes a juntar num mesmo aquário pertençam ao mesmo espetro de pH. Se estiver a acrescentar peixes novos ao seu aquário, não se esqueças de mencionar os que já tem e procure encontrar outros com as mesmas necessidades de pH. Atenção: deve também ter em conta o pH das pedras e plantas vivas que pretende colocar no aquário bem como de todos os restantes acessórios.

Opte ou por peixes de água doce ou por peixes de água salgada

A necessidade de filtragem do aquário bem como as exigências de temperatura e pH são diferentes para peixes de água doce ou peixes de água salgada. Não corra o risco de juntar estes dois tipos de animais, pois nem mesmo pessoas mais experientes conseguem conciliá-las com sucesso.

Peixes de água doce

Se for iniciante no mundo da aquariofilia o ideal será optar por uma combinação simples com apenas uma ou duas espécies que exijam baixa manutenção. Os aquários com uma só espécie são a melhor opção para os peixes que preferem nadar em cardumes. Seguindo estas dicas e evitando os erros mais comuns, garantirá as melhores condições aos seus peixes.

Deixe o seu comentário