As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 719 €

Cão: o melhor amigo do homem

Cão: o melhor amigo do homem

Hoje, dia 20 de Julho, é o dia internacional do amigo e, como tal, não poderíamos deixar passar este dia em branco, celebrando-os com aqueles que são considerados os melhores amigos do homem: os cães.

Caraterizados pela sua lealdade, os cães predispõe-se a acompanhar os seus tutores, independentemente das condições em que o mesmo viva, não descriminando cor de pele, gostos pessoais, entre outros aspetos. O cão aprende a amar o seu tutor com base nos cuidados e atenção que o mesmo lhe dá, sendo a confiança muitas vezes conquistada com base no carinho e respeito.

Além disso, os cães proporcionam inúmeros benefícios ao ser humano, como é exemplo a redução do stress e ansiedade.

Origem da frase “o cão é o melhor amigo do homem”

É comum dizermos ou ouvirmos a frase “O cão é o melhor amigo do homem”, contudo, sabe a origem dessa mesma frase?

Esta célebre e popular frase remonta para o assassinato do cão Old Drum, do agricultor Charles Burden que acabou por levar o caso aos tribunais.

No século 19, no condado de Saint Luis em Missouri (Estados Unidos da América), Charles Burden viu o seu cão a ser assassinado por um vizinho e eis que decidiu levar o caso aos tribunais, com a ajuda do seu advogado, George Graham Vest.

A luta pela condenação do assassino não foi fácil, tendo de recorrer várias vezes da decisão dos juízes. Mais tarde, o advogado conseguiu uma audiência do Tribunal de Justiça do Estado, preparando o julgamento durante um ano. Este julgamento ficou marcado pelo seu discurso de preservação dos direitos animais e a importância do cão na vida humana, discurso do qual destacamos a frase:

  • “(…)O único, absoluto e melhor amigo que o homem tem neste mundo egoísta, o único que não o irá trair ou negar, é o seu cão(…)”. – George Graham Vest.

Após este discurso, marcado por palavras sinceras e sentidas, o juiz condenou o assassino, conseguindo perceber que não seriam recompensas económicas que atenuariam a dor do agricultor. Posteriormente, ergueu-se uma estátuta do cão, em frente ao tribunal onde ocorreu o julgamento.

Com esta frase, o advogado convenceu o júri e juiz a condenar o assassino e hoje está erguida uma estátua em frente ao tribunal em questão de tributo ao cão, o melhor amigo do homem.

Cães famosos que marcaram sociedades

Ao longo da história humana tem existido diversos cães que foram marcando a sociedade e, consequentemente, foram sendo homenageados seja através de estátuas, de tradições que se criaram ou de filmes inspirados nas suas histórias. Damos o exemplo de três cães que, de certeza, já ouviu falar:

Hachiko

Hachiko

Nascido em 1923, no Japão, Hachiko marcou pela sua lealdade ao seu tutor Ueno.

Todos os dias de manhã acompanhava Ueno à estação de comboios onde esperava pelo seu retorno ao final do dia, contudo, um dia, o tutor não regressou por ter sofrido um ataque que o levou à morte. A partir desse dia, Hachiko permaneceu sempre na estação à espera que o seu tutor voltasse.

Os passageiros habituais da estação começaram a reparar neste hábito do cão sendo que muitos deles, já estavam acostumados a ver o cão com Ueno. Esta situação emocionou-os de tal modo que mais tarde foi feita uma homenagem a Hachiko através da criação de uma estátua que foi colocada em frente à estação.

Balto

Balto

O Balto, um husky siberiano, ficou conhecido por salvar, em 1925, a cidade do Alasca da difteria, uma doença infecto-contagiosa que pode causar a morte, em especial nas crianças.

A cidade não tinha vacinas disponíveis para poder dar às crianças e as únicas existentes encontravam-se a mais de oitocentos quilómetros de distância, contudo, a cidade enfrentava temperaturas de quarenta graus negativos que tornaram impossível que alguém se deslocasse de transporte marítimo ou aéreo para as poder ir buscar.

No seguimento deste obstáculo, chegou-se à conclusão que a única solução seria enviar de trenó alguns habitantes, acompanhados de uma matilha de cães, para que pudessem ir buscar as vacinas.

As condições adversas fizeram com que alguns indivíduos e alguns cães falecessem durante a viagem, que se caraterizou pela existência de ventos fortes e por gelo e neve que dificultaram a circulação. Ainda assim, Balto, acompanhado por Gunner Kaasen, conseguiu conduzir o seu líder até ao Alasca, chegando à mesma com as vacinas para as crianças.

Balto foi considerado, assim, o super-herói que salvou a cidade de uma epidemia de difteria.

Laika

Laika

Em 1957, a cadela Laika foi o primeiro ser vivo a orbitar o planeta a bordo do foguete soviético Sptunik 2, contudo, após algumas horas após o início da missão, a cadela faleceu.

Laika ficou assim conhecida pelo contributo enorme que deu para a ciência especial, permitindo provar a teoria de que seria possível um ser vivo sobreviver no espaço, caraterizado pela ausência de gravidade.

O melhor amigo do homem

Ao longo da nossa história, os cães já foram dando diversas provas e motivos pelos quais merecem ser considerados os melhores amigos do homem. Talvez seja por isso que sejam encarados, cada vez mais, como um membro da família e tratados como tal.

A existência de um animal de estimação na família revela o aparecimento de um novo amor e uma nova preocupação. Consequentemente, também aumentam as alegrias lá em casa.

1 Comentários

    • Avatar
      Maria Paula Santos Tomaz
      Apr 14, 2020

      O Cão é como o ser humano, quase perfeito, abaixo de Deus, existe este ser maravilhoso como: O Cão.

Deixe o seu comentário