As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Benefícios de ter um cão e/ou um gato

Benefícios de ter um cão e/ou um gato

É impensável nos dias de hoje imaginarmos a vida humana sem animais de estimação, em especial cães e gatos. Cada vez há mais pessoas a renderem-se à companhia dos animais de estimação e à responsabilidade de cuidar deles. Os cães e os gatos são animais irracionais que conseguem proporcionar muitos benefícios aos seres humanos.

Compilámos neste artigo os principais benefícios de ter um cão e/ou um gato. Se já tem animais, certamente que se irá identificar com muitos dos benefícios apresentados. Se não tem, irá perceber os benefícios que está a perder com a ausência de um animal de estimação na sua casa.

Os cães e os gatos ajudam a reduzir o stress e a ansiedade

Sabemos que o stress e a ansiedade poderão ser dois grandes obstáculos à saúde humana quando se perde o controlo sobre eles. Os cães e os gatos ajudam a reduzir o stress e a ansiedade. Ter um animal de estimação ao seu cuidado representa a companhia diária de um amigo, um aconchego e conforto e a responsabilidade de cuidar de um ser vivo.

Os cães são grandes benfeitores na redução do stress e da ansiedade. Este efeito terapêutico que os cães conseguem ter deve-se, principalmente, à sua capacidade de interação e de relacionamento humano. São animais que, por natureza, são brincalhões, energéticos e divertidos. Demonstram lealdade ao seu tutor e têm a capacidade de lhe demonstrar o quanto gostam de si. Esta interação vai permitir que mantenha a cabeça ocupada e distraída, sem pensar nos problemas que mais o deixam nervoso e ansioso. Por outro lado, os cães têm o poder de tranquilizar o ser humano.

No que concerne aos gatos, a sua capacidade em fazer companhia e em construir ligações afetivas com quem cuida deles tem um papel importante na ajuda com os problemas de foro psicológico. Poderão acalmá-lo com o simples gesto de lhe pedir festinhas ou até mesmo só por estarem presentes no seu dia-a-dia.

Cães e gatos reduzem e previnem doenças

Os cães e os gatos são animais de estimação indicados para quem apresenta sintomas de depressão ou tendência para tal, bem como para as pessoas que tendem a isolar-se e a não ter muito contacto com outras pessoas. Está comprovado que os níveis de depressão e isolamento são significativamente reduzidos em pessoas com cães e gatos.

Por outro lado, estes animais pertencem a dois tipos de espécies sociáveis e que requerem regularmente atenção por parte dos seus tutores. Este gesto e o facto de estarem dependentes dos humanos, ajuda a aumentar a autoestima do ser humano e também a possibilitar-lhe a criação de novas relações externas.

Também é comum associar-se a companhia de um animal de estimação à redução de doenças cardíacas seja pelos tutores, especialmente de cães, terem um maior nível de atividade física por brincarem com os seus animais, seja pelo aumento dos interação social ou pelo efeito positivo que um animal poderá ter no organismo humano.

Há diversos estudos que procuraram explorar a influência de ter um animal de estimação para as doenças cardíacas e, na maioria deles, indivíduos com animais de estimação são menos propícios a desenvolver doenças do coração.

Crianças mais saudáveis

As crianças encontram-se numa etapa de vida em que começam a desenvolver a grande maioria das suas defesas. Proporcionar-lhes o contacto com cães e gatos permitirá reforçar a imunidade e criar defesas e resistência a bactérias potencialmente perigosas para as crianças e até mesmo para jovens adultos.

Existem também estudos que indicam que crianças que tenham cães em casa têm menor probabilidade de desenvolver asma uma vez que certas caraterísticas que os cães e gatos possuem podem influenciar de forma positiva na proteção contra esta doença.

Outros benefícios de ter cães ou gatos

Além dos benefícios de ter um cão e/ou um gato anteriormente apresentados, há outros aspetos mais simples mas de igual importância na vida humana.

Cuidar de um animal de estimação exige o desenvolvimento do sentido de responsabilidade. Além de ter o dever o alimentar com ração, também tem à sua responsabilidade todos os cuidados de saúde e veterinários do seu animal.

No que diz respeito aos tutores de cães, os níveis de atividade física serão, por norma, maiores de um indivíduo que não possua animais. Ao levar o seu cão a passear terá de caminhar e muitas vezes, brincar com ele. São raros os momentos em que estará parado. Ter um cão permite-lhe, sem dúvida, desenvolver hábitos mais saudáveis.

As vantagens e os benefícios que um cão ou um gato podem trazer-lhe para a sua saúde e bem-estar são diversos. Estes animais podem ser uma companhia e um amigo para a vida que recompensa todas as despesas mensais que são necessárias ter-se com ele. Simboliza todo o significado de companheirismo e suporte emocional necessário.

Em caso de possibilidade, aconselhamos sempre a adotar um animal adulto ou bebé. Contudo, quando tal não é possível, poderá fazer voluntariado numa associação ou canil por forma a beneficiar a sua saúde e bem-estar mas também para ajudar os patudos. Quem ajuda recebe sempre mais do que aquilo que dá.

Deixe o seu comentário