As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Como ganhar a confiança da minha tartaruga?

Como ganhar a confiança da minha tartaruga?

Cuidar de uma tartaruga não é tarefa fácil e conseguir ganhar a confiança dela é ainda mais difícil. Requer um trabalho intensivo e paciente, pois os resultados vêem-se a longo prazo. Em primeiro lugar, é importante proporcionar-lhe um ambiente confortável e tentar mantê-la o mais feliz possível. Para tal, é imprescindível que ela tenha uma casa acolhedora e, claro, que seja bem alimentada. Uns petiscos, de vez em quando, ajudarão a que ela se sinta ainda mais satisfeita. Estes são cuidados básicos para conseguir ganhar a confiança da sua tartaruga.

A tartaruga é um animal naturalmente desconfiado e assustado, por isso, é tão difícil conseguir conquistar a confiança dela. Não deve força a sua tartaruga a fazer o que quer que seja. Ao proceder dessa forma, terá o efeito inverso e será mais difícil ainda conquistar a confiança dela. Deve ser paciente e aproximar-se da tartaruga progressivamente, para que ela, aos poucos, perceba que pode confiar em si. Notará que já conquistou a confiança da sua tartaruga quando se aproximar dela e ela não se esconder, nem mostrar qualquer sinal de receio ou desconforto.

PROPORCIONAR UM AMBIENTE FELIZ E SAUDÁVEL À TARTARUGA

Para ganhar a confiança da sua tartaruga, é muito importante que, antes de fazê-la sentir-se bem consigo, fazê-la sentir-se bem no ambiente onde está. Ou seja, deve proporcionar-lhe a melhor qualidade de vida possível: uma casa confortável e limpa e uma boa alimentação.

Se está ainda a pensar ter uma tartaruga como animal de estimação, deve ter em conta que a tartaruga não vai ser sempre pequenina. Deve informar-se sobre qual o tamanho que ela poderá atingir, para que possa adquirir uma tartarugueira de tamanho adequado para ela e, desta forma, evitar ter de adquirir um novo lar, quando ela já não couber no que comprou inicialmente. Existem vários tipos de tartarugueiras. Deve pensar bem na qual é melhor para a sua tartaruga, tendo em conta o espaço onde ela vai viver. Deve optar por um espaço fechado, pois, dessa forma, a tartaruga está sempre segura e não há perigo de fugir.

O mais adequado é um aquário que seja cerca de três a quatro vezes de tamanho superior ao tamanho que a tartaruga atingirá em idade adulta. Deve haver espaço para que a tartaruga possa ficar completamente submersa na água, conseguindo, inclusive, nadar nessa zona, e deve também existir uma zona onde ela possa estar seca. Quanto maior for a casa da sua tartaruga, mais feliz ela será e, consequentemente, mais facilmente o tutor conseguirá conquistar a confiança dela.

Pode não parecer, mas as tartarugas também gostam de brincar. Deve preocupar-se também com a decoração do aquário da sua tartaruga e adicionar alguns elementos atrativos para o seu réptil.

ALIMENTAR A TARTARUGA

A alimentação é a base para o bem estar geral da tartaruga. A alimentação da tartaruga deve ser equilibrada e variada, rica em vitaminas e minerais essenciais para ela, sempre em quantidades adequadas. Isso é fundamental para mantê-la saudável e feliz. A dieta da tartaruga deve incluir ração, folhas verdes e insetos, sendo que o seu réptil poderá também gostar de frutas ou flores. Deve ter sempre em conta a espécie da sua tartaruga, de modo a poder informar-se sobre quais os alimentos que são aconselhados para ela e, mais importante, quais os que não pode, de todo, oferecer-lhe, para evitar problemas de saúde.

DICAS PARA GANHAR A CONFIANÇA DA SUA TARTARUGA

Em primeiro lugar, é importante que a tartaruga já esteja confortável com a sua presença e não mostre qualquer desconforto quando se aproxima dela. Quando isso acontecer, e quando já lhe for possível agarrar nela sem assustá-la, leve-a para a rua para ela se exercitar. Mas, claro, nunca a perca de vista! Deixa-a andar de forma livre, mas mantenha-se atento a possíveis perigos que ela possa encontrar. Apesar de serem animais que caminham de forma muito lenta, esta liberdade é muito importante para ela se manter ativa e, consequentemente, feliz.

A alimentação, além de ser a base para uma boa saúde, poderá também ser uma forma para conseguir, mais facilmente, ganhar a confiança da sua tartaruga. Depois de ela já estar confortável com a sua presença e toque, comece, aos poucos, a alimentá-la à mão. No entanto, se ela mostrar qualquer resistência, não force! Coloque um determinado alimento na sua mão e deixe que seja ela a vir ter consigo e a comer da sua mão.

O contacto direto com a sua tartaruga deve ser gradual, para que ela perceba, aos poucos, que pode confiar em si e deixe de mostrar medo quando se aproxima dela. É um trabalho árduo e o que resulta com um animal, poderá não resultar com outros. Note que cada animal tem as suas características e tem necessidades diferentes. Por esse motivo, antes de procurar ganhar a confiança da sua tartaruga, deve perceber se de facto ela quer ter um contacto mais próximo com o tutor.

Deixe o seu comentário