Como cuidar de uma tartaruga?

18 Out, 2019

Saber cuidar de uma tartaruga é muito importante, para poder proporcionar-lhe uma vida confortável, sempre saudável e feliz. Para isso, além de lhe dar uma boa alimentação, é essencial cuidar do alojamento. Existem várias espécies de tartarugas e é muito importante que que informe junto de um especialista, ou vendedor da loja de animais, sobre quais os cuidados mais específicos a ter com o seu réptil, pois a forma de cuidar de uma tartaruga depende sempre da espécie da mesma.

É importante saber que uma tartaruga pode crescer até aos 25cm, dependendo sempre, mais uma vez, da espécie. E deve ter a certeza sobre qual o tamanho que o seu animal vai atingir, para adquirir uma tartarugueira adequada, até para evitar ter de comprar um novo alojamento quando ela crescer. É igualmente importante cuidar da casinha do seu animal de estimação, matendo-o sempre em boas condições, para que o seu réptil se sinta sempre confortável. Fique a saber algumas dicas gerais para cuidar da sua tartaruga semi-aquática, da melhor forma possível.

O alojamento da tartaruga

A tartarugueira deve ser suficientemente grande, escolhida consoante a espécie do animal. Se a sua tartaruga ainda é jovem, possivelmente é mais pequena do que a palma da sua mão. No entanto, ela vai crescer e o tamanho da tartarugueira deve ser adequado à espécie do animal, caso contrário, terá de comprar uma nova casa quando a tartaruga já não couber naquela que adquiriu. Cada espécie tem um tamanho diferente, sendo que pode sempre atingir os cerca de 25cm. Cuidar de uma tartaruga não é apenas deixá-la dentro da tartarugueira e alimentá-la: ela precisa de espaço livre. Por isso, escolha sempre um alojamento suficientemente grande para que ela possa ter liberdade, nadar quando lhe apetecer e ter sempre um espaço para estar fora de água.

Poderá colocar a tartaruga perto de uma janela. Apanhar sol é benéfico para o bem estar da tartaruga. Mas deve ter atenção à temperatura, pois, se estiver demasiado calor, poderá ser prejudicial. Caso não tenha possibilidade de tê-la perto da janela, deve colocar na tartarugueira uma lâmpada UVB, para que a tartaruga absorva vitamina D, essencial para a saúde dela. O mesmo se aplica em épocas mais frias e sem sol. Hibernar faz parte da vida da tartaruga. No entanto, nos primeiros tempos, caso não queira que ela hiberne, deverá colocar aquecimento, para que ela se mantenha sempre ativa.

Existem também alguns acessórios indispensáveis numa tartarugueira, tais como o substrato e uma plataforma. A plataforma é essencial para que o réptil possa estar fora de água. Poderá optar por uma ilha flutuante, por exemplo. É igualmente importante colocar uma pedra de cálcio à disposição do réptil, pois o cálcio é essencial para fortalecimento da carapaça. A pedra deve ser colocada dentro da tartarugueira, para que a tartaruga vá mastigando.

Cuidar da tartarugueira

Para que a sua tartaruga se mantenha saudável, é importante cuidar do alojamento dela. Assim, é essencial fazer limpeza da mesma pelo menos uma vez por semana. Um filtro ajudará a manter a tartarugueira limpa ao longo de alguns dias, mas é sempre importante fazer uma limpeza mais profunda, para evitar bactérias nocivas e outros problemas de saúde para o seu animal de estimação.

Como alimentar a tartaruga

Cuidar de uma tartaruga implica dar-lhe uma boa alimentação, adequada às necessidades dela, para que se mantenha saudável. A base da alimentação de uma tartaruga é o granulado. Depois, como complemento/petisco poderá oferecer camarões e peixes desidratados: estes, sempre em quantidades mais reduzidas, cerca de duas a três vezes por semana. Existem alguns alimentos para consumo humano que também poderá oferecer-lhe, tais como a couve, o espinafre, a cenoura, ou o nabo verde. Estes alimentos devem ser sempre cortados em pedaços pequenos, para que a tartaruga não se engasgue.

Cuidados a ter com a tartaruga

Deve ter bastante cuidado ao pegar na sua tartaruga: deve agarrá-la pelas extremidades da carapaça. Além disso, deve sempre evitar um choque térmico. Mantenha a água a uma temperatura razoável (cerca de 25ºC), dependendo sempre da espécie. Cuidar de uma tartaruga não é apenas providenciar-lhe um bom alojamento e uma boa alimentação: é necessário que ela se sinta confortável e feliz. É muito importante que seja ela a decidir onde quer estar. Ou seja, nunca deve obrigá-la a estar dentro de água se ela quiser estar na plataforma seca, ou vice-versa.

Se necessitar de transportar a sua tartaruga, por exemplo numa ida a um veterinário, poderá usar uma caixa para pequenos animais, adequada a transporte. Não se esqueça que deve colocar nessa caixa todas as condições para que o transporte da tartaruga seja feito em segurança, deixando-a confortável.

Mais uma vez, cuidar de uma tartaruga depende sempre da espécie da mesma. O que é aconselhável a umas, poderá não o ser a outras. Por esse motivo, é essencial que questione um especialista sobre os cuidados específicos a ter com a sua tartaruga.

Comentários

Deixe o seu comentário