As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Como cuidar de uma tartaruga?

Como cuidar de uma tartaruga?

Saber cuidar de uma tartaruga é muito importante, para que esta tenha uma vida saudável, confortável e feliz. Existem várias espécies de tartarugas, com diferentes necessidades, mas todas precisam de alimentação de qualidade e de uma casinha adequada. 

Por exemplo, sabia que algumas espécies de tartarugas domésticas podem crescer até aos 25cm? Confirme qual o tamanho que o animal vai atingir e compre uma tartarugueira ajustada às necessidades da sua tartaruga. 

O alojamento da tartaruga

A tartarugueira deve ser suficientemente grande, escolhida consoante a espécie do animal. Se a tartaruga ainda é jovem, possivelmente é mais pequena do que a palma da sua mão. No entanto, ela irá crescer e necessitar de mais espaço. Ter esta questão em consideração logo no início, evita ter que comprar uma nova casa quando a tartaruga já não couber naquela que adquiriu. Lembre-se que cuidar de uma tartaruga não é, apenas, deixá-la na tartarugueira e alimentá-la: ela precisa de espaço para poder nadar livremente sempre que lhe apetecer, ou estar fora de água se assim o entender. 

Apanhar sol é benéfico para o bem estar da tartaruga. Posicione-a perto de uma janela, mas tenha atenção à temperatura: demasiado calor poderá ser prejudicial. Caso não tenha possibilidade de tê-la perto da janela, coloque uma lâmpada UVB na tartarugueira, para que a tartaruga absorva vitamina D, essencial para a saúde dela. O mesmo se aplica em épocas mais frias e sem sol.

Hibernar faz parte da vida da tartaruga. Se não quiser que ela hiberne, coloque aquecimento: com a água quente, a tartaruga irá manter-se sempre ativa.

Existem também alguns acessórios indispensáveis numa tartarugueira, como o substrato e uma plataforma (por exemplo, uma ilha flutuante). A plataforma é essencial nos momentos em que a tartaruga quer estar fora de água. É igualmente importante colocar uma pedra de cálcio à disposição do réptil, pois o cálcio ajuda a fortalecer a carapaça. A pedra deve ser colocada dentro da tartarugueira, para que a tartaruga vá mastigando.

Cuidar da tartarugueira

Manter o alojamento limpo e em boas condições contribui para a boa saúde das tartarugas. Um filtro ajudará a manter a tartarugueira limpa ao longo de alguns dias, mas deve fazer uma limpeza mais profunda, semanalmente, para evitar bactérias nocivas e outros problemas de saúde para a tartaruga.

Como alimentar a tartaruga

A base da alimentação de uma tartaruga é o granulado. Depois, como complemento/petisco poderá oferecer camarões e peixes desidratados: estes, sempre em quantidades mais reduzidas, cerca de duas a três vezes por semana. Também poderá oferecer alguns alimentos para consumo humano, como a couve, o espinafre, a cenoura, ou o nabo verde. Estes alimentos devem ser sempre cortados em pedaços pequenos, para a tartaruga não se engasgar.

Cuidados a ter com a tartaruga

Quando agarrar a sua tartaruga, faça-o com bastante cuidado, pegando pelas extremidades da carapaça. Além disso, deve sempre evitar um choque térmico. Mantenha a água a uma temperatura razoável (cerca de 25ºC, dependendo da espécie).

Lembre-se: cuidar de uma tartaruga não é apenas providenciar um bom alojamento e uma boa alimentação: é necessário que ela se sinta confortável e feliz. É ela que deve decidir onde quer estar, pelo que nunca a deve obrigar a estar dentro de água se ela quiser estar na plataforma seca, ou vice-versa.

Se necessitar de transportar a sua tartaruga, por exemplo numa ida a um veterinário, utilize uma caixa para pequenos animais, adequada a transporte. Deve garantir que a caixa reúne as condições necessárias para que a tartaruga seja transportada com conforto e em segurança.

Mais uma vez, cuidar de uma tartaruga depende sempre da espécie da mesma. O que é aconselhável para umas, poderá não o ser para outras. Assim, recomendamos que se aconselhe sobre os cuidados específicos a ter com a sua tartaruga, junto de um especialista.

Procura dicas para cuidar da sua tartaruga semi-aquática? Leia também este artigo!

Deixe o seu comentário