Como alimentar uma chinchila?

Ana Camponês 29 Nov, 2019

alimentação de uma chinchila não é igual à de outros roedores. As chinchilas são animais herbívoros e têm necessidades nutricionais específicas, diferentes das de hamster, coelhos e outros roedores, por isso, é importante que a alimentação seja específica para ela. Alimentar uma chinchila de forma correta é a base para cuidar bem dela, proporcionando-lhe uma vida saudável e feliz. Deve alimentar a sua chinchila dividindo a dieta em três partes: 75% de feno, 20% de ração e mistura de alimentos e 5% de frutas e legumes.

O feno como alimento base

O feno deve ser o alimento base da dieta de uma chinchila. O feno é composto por fibra e celulose, elementos essenciais para a boa saúde intestinal destes roedores. O feno é responsável por manter o intestino em constante movimento e ajuda também no desgaste natural dos dentes. Os dentes das chinchilas estão em constante crescimento, por isso, é essencial oferecer-lhe alimentos e outros snacks ou objetos (como blocos de cálcio) nos quais elas possam fazer esse desgaste por elas próprias. Caso contrário, poderão desenvolver vários problemas de saúde.

Existem vários tipos de fenos para chinchilas e é recomendável que ofereça alguma diversidade ao seu animal de estimação. Existe o feno dente de leão, a alfafa e outros, para que possa oferecer à sua chinchila uma diversidade de nutrientes. Além disso, esta diversidade ajudará a que a chinchila não se canse de alimentar sempre com o mesmo. Pode ainda oferecer à sua chinchila um snack de feno, de modo a aliar a saúde à diversão.

Pode encontrar vários tipos de fenos para chinchilas.

Duvo+ Feno Dente de Leão

Este feno da Duvo+ é 100% natural, à base de dente de leão. Contém fibra e outros nutrientes, essenciais para a saúde digestiva e dentária.

Little One Montain Hay com camomila

Este feno natural da Little One é enriquecido com camolila. Além de promover a boa saúde digestiva e oral, o extra de camomila ajuda a reduzir a flatulência e tem efeito anti-inflamatório leve.

Ração para chinchilas

As chinchilas têm um sistema digestivo muito sensível. Qualquer que seja a alteração que faça na alimentação deste roedor, deve fazê-lo gradualmente, não só para que possa perceber se esse alimento teve alguma implicação no bem-estar dela, como também para que ela se habitue de forma correta.

Ao adquirir ração ou pellets para o seu animal de estimação, deve procurar aqueles que sejam desenvolvidos especificamente para chinchilas, pois as chinchilas têm necessidades nutricionais muito particulares. Oferecer a uma chinchila alimento para hamster, por exemplo, poderá ser o mote para o desenvolvimento de vários problemas de saúde. Cada animal necessita de uma dieta específica, adaptada às respetivas necessidades.

As chinchilas comem cerca de 30gr de ração por dia, sendo este um valor aproximado. A quantidade de comida que deve dar à sua chinchila depende sempre de vários fatores, tais como o peso, a idade e as particularidade do seu roedor.

Existem várias marcas de ração para chinchilas.

Versele-Laga Crispy Pellets Chinchilas & Degus

Este alimento da Versele-Laga é adequado a chinchilas e degus. Um alimento granulado, sem grãos nem açúcares adicionados e rico em ervas. Além de ter todos os nutrientes indispensáveis para uma boa saúde geral, contribuindo para a saúde digestiva e dentária, este alimento ajuda ainda a reduzir os maus odores na gaiola.

Little One Green Valley Chinchilas

Esta ração para chinchilas da Little One é rica em fibra, que favorece a saúde dentária e digestiva, e é enriquecida com fruto-oligossacarídeos (prebióticos naturais). Contém ainda ácidos gordos para a saúde da pele e do pelo e apoia o sistema imunológico. Este alimento não tem grãos e é adequado a animais com excesso de peso.

Outros alimentos para chinchilas

Deve oferecer apenas 5% de frutas e as verduras à sua chinchila - uma porção diária será suficiente. São alimentos saudáveis, fontes de vitaminas e minerais, no entanto, quando em excesso, podem ter efeitos negativos na saúde destes roedores, como diarreias. É importante salientar que todos este alimentos adicionados à ração diária das chinchilas devem ser muito bem lavados, antes de lhes serem oferecidos.

Algumas das verduras recomendadas para as chinchilas são as de folha verde, tais como folha de cenoura, rúcula ou espinafres. Já no que diz respeito às frutas, a mais adequada é a maçã, sempre sem caroço.

Tal como qualquer animal, as chinchilas também gostam de guloseimas. Um petisco, de vez em quando e nas quantidades adequadas, é uma ótima forma de mimar o seu roedor. Pode oferecer-lhe frutos secos sem sal, tais como avelãs, nozes ou amêndoas. A quantidade destes alimentos deve ser sempre bastante reduzida. São apenas miminhos para oferecer esporadicamente ao seu animal de estimação, por isso, não devem ser oferecidos como parte da alimentação base dos roedores.

De notar que cada animal tem as suas características e os alimentos adequados a uns poderão não ser aconselhados a outros. Consulte sempre o médico veterinário para saber qual a alimentação mais adequada à sua chinchila.

Comentários

Deixe o seu comentário