As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Chinchila: como cuidar?

Chinchila: como cuidar?

A chinchila é um animal bastante meigo, que gosta de interação, mas que prefere explorar o meio envolvente à vontade, em vez de passar muito tempo ao colo. A interação com estes animais deve ser bastante delicada, pois são muito frágeis e não gostam de ser abraçadas. Como características gerais, as chinchilas têm, habitualmente, entre 20 e 30 centímetros de comprimento e entre 400 e 900 gramas de peso. A vida de uma chinchila pode ir até aos 20 anos, mas depende sempre da qualidade de vida que é proporcionada ao animal.

Não é aconselhável que vivam sozinhas, uma vez que são bastante sociáveis, e isso poderá fazer com que o animal desenvolva problemas de comportamento. Mas ao ter duas ou mais chinchilas, estas devem ser criadas juntas logo desde cedo. Se decidir acolher uma nova chinchila tendo uma já em fase adulta, o processo deve ser gradual: deve existir uma separação da gaiola, ou ter as duas gaiolas juntas, para que elas se possam ir conhecendo através do cheiro. Passados alguns dias poderá juntá-las, mas tendo sempre o máximo de atenção: assim que notar qualquer sinal de conflito deve separá-las, para que não se magoem.

Como escolher a gaiola para a chinchila?

Ao comprar a gaiola para as suas chinchilas deve comprar a maior que conseguir. São animais bastante ativos - especialmente durante a noite - e devem ter espaço para se movimentarem. E, claro, deve comprar a gaiola de acordo com o número de chinchilas que acolher: quantas mais tiver, maior tem de ser a gaiola. Esta deve ser de arame, ter pelo menos dois andares e prateleiras para escalar.

Dentro da gaiola deverá colocar feno, limpando-o diariamente, ninhos, camas ou tocas, para que o roedor se possa esconder, e uma roda de exercícios, para gasto de energia. A roda deve ser escolhida consoante o tamanho da chinchila, para não provocar lesões durante a atividade. Também é importante dar ao seu roedor brinquedos mastigáveis, para desgaste dos dentes - os dentes da chinchila podem crescer até cinco centímetros num ano.

As chinchilas são animais curiosos: gostam de sair da gaiola, de explorar o ambiente onde vivem, de cheirar todos os cantinhos da casa e de roer tudo aquilo que estiver ao alcance delas. É benéfico que solte a sua chinchila pelo menos uma vez por dia, mas o espaço deve ser seguro para ela, para que não se magoe. A interação entre a chinchila e as pessoas deve ser feita gradualmente e com cuidado. A chinchila é um animal que se assusta facilmente e também bastante ansioso, por isso, precisa de ganhar confiança no espaço e nas pessoas.

Como alimentar uma chinchila?

As chinchilas são animais com um sistema digestivo bastante sensível, por isso, uma alimentação adequada dará uma melhor qualidade de vida ao roedor. Dentro da gaiola deve colocar o comedouro e o bebedouro, tendo sempre o cuidado de os manter limpos e com água fresca. Estas são animais herbívoros, sendo a alimentação à base de ração, vegetais e frutas secas. Existem no mercado diversas rações para chinchilas, com todos os nutrientes necessários. Estas devem ter proteína, ser baixas em gordura e com elevado teor de fibra. Uma chinchila come cerca de 30 gramas de ração por dia, dependendo sempre do tipo de ração. O feno é muito importante, como complemento de fibra, e deve estar sempre disponível dentro da gaiola.

Como qualquer animal, estes roedores também gostam de petiscos: há diversos snacks apropriados para elas. Além disso, podem comer frutos secos, mas devido à grande percentagem de gordura que estes contêm devem ser dados com moderação. Também pode dar à sua chinchila passas de uva, cenoura e maçã, por exemplo, tendo sempre em conta que apenas deve dar estes alimentos uma vez por semana.

Como limpar as chinchilas?

Uma das principais características da chinchila é o pelo bastante macio. São animais naturalmente limpos e nunca deverá dar-lhes banho com água, pois isso é prejudicial ao pelo do animal. Para limpar a chinchila deverá colocar o pó apropriado dentro de uma banheira, na qual a chinchila irá tomar o seu banho, durante cerca de 10 minutos. A profundidade do pó deve ser de cerca de dois centímetros. Este processo deve ser feito entre duas a três vezes por semana, preferencialmente à noite. A chinchila toma banho sozinha, sem precisar de qualquer ajuda humana. Quando terminar, deve tirar a banheira de dentro da gaiola e só voltar a colocar quando for necessário um novo banho.

A minha chinchila é saudável?

As chinchilas são animais bastante resistentes mas, tal como qualquer animal, pode magoar-se ou ficar doente. Ao observar o seu roedor poderá facilmente saber se ele está bem de saúde ou se tem algum problema. As chinchilas saudáveis têm os olhos limpos e brilhantes, aparentam um peso normal, bebem água e alimentam-se diariamente, têm o pelo brilhante e macio e são bastante ativas, especialmente após o pôr do sol. Também poderá avaliar a urina e as fezes que, em caso de doença, sofrem alterações. Caso apresente algum sintoma de doença deverá levá-la ao veterinário.

Deixe o seu comentário