As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 719 €

Dez Curiosidades Sobre as Chinchilas

Dez Curiosidades Sobre as Chinchilas

1. As chinchilas tiveram origem na América do Sul

As chinchilas são roedores nativos dos Andes, na América do Sul, sendo o habitat natural no deserto. Estão habituadas a grandes variações de temperatura. Durante o dia escondem-se em abrigos e é após o pôr do sol que se mantêm ativas e procuram alimento. São animais herbívoros e em habitat natural bebem água através do orvalho.

2. Foram capturadas devido ao pelo macio

Devido à grande procura destes roedores por causa do pelo macio, as chinchilas quase foram extintas. ALguns países proibíram mesmo a caça de chinchilas selvagens. Só a meados do ano 1960 é que começou a haver procura de chinchilas como animal de estimação.

3. Em cada folículo têm mais de 50 pelos

É isso que torna o pelo destes roedores tão macio. A densidade de pelo ajuda-as a sobreviver a baixas temperaturas, como as que enfrentam em habitat natural. E estando habituadas a baixas temperaturas, quando domesticadas, não podem ser expostas a temperaturas superiores a 30º Celsius, correndo o risco de não sobreviverem. O clima ideal para elas varia entre os 10º e os 26º Celsius.

4. As chinchilas são muito resistentes a doenças

É raro ficarem doentes e, através da aparência, poderá facilmente saber se o seu roedor está, ou não, bem de saúde. Os problemas mais frequentes devem-se à possível falta de higiene, ao não desgaste dos dentes ou a alguma alteração na alimentação. Geralmente também não são picadas por pulgas, devido à densidade do pelo, que não permite que o parasita sobreviva no corpo dela. Ao contrário de outros animais domésticos, estes roedores não precisam de ser vacinados.

5. São animais bastante meigos

Geralmente, as chinchilas são animais bastante sociáveis e meigos. Só mostram agressividade quando se sentem em perigo. Poderá soltar a sua chinchila de vez em quando: elas gostam de explorar o ambiente onde vivem. Mas deverá ter a certeza que o espaço é seguro e estar atento, para evitar que ela se magoe. No entanto, a interação destes roedores com as pessoas deve ser gradual. Eles assustam-se com facilidade e precisam de ganhar confiança com o espaço e com as pessoas.

6. Soltam pelo quando se sentem em perigo

Ao se sentirem em perigo, as chinchilas soltam pelo para que o predador fique com esse pelo na boca e elas consigam fugir.

7. Os dentes das chinchilas podem crescer cerca de cinco centímetros por ano.

Para isso, elas precisam de feno e objetos próprios que possam roer, para desgastar os dentes. O não desgaste dos dentes é bastante doloroso para estes roedores. Caso veja que a sua chinchila não está a ter um correto desgaste de dentes deverá levá-la ao veterinário para ser analisada e, se necessário, ele poderá fazer esse desgaste.

8. As chinchilas não podem tomar banho com água

Estes roedores são naturalmente limpos. Nunca deverá dar-lhes banho com água, pois isso será bastante prejudicial ao pelo da sua chinchila. Deverá ter um pó específico, colocado numa banheira, para que ela possa limpar-se, durante cerca de 10 minutos, entre duas a três vezes por semana. Em habitat natural, estes animais dependem de cinzas vulcânicas ou de areias de rochas especiais, que removem o óleo e toda a sujidade presente no pelo.

9. As chinchilas são mais ativas durante a noite

É após o pôr do sol que as chinchilas ficam mais ativas, podendo passar quase todo o dia a dormir. Na gaiola deverá ter uma roda de exercícios e outros objetos que a estimulem, para que não se sinta entediada. Como é durante a noite que estão mais ativas, aconselha-se que a gaiola esteja distante da zona dos quartos, para que o barulho não perturbe os residentes da casa, enquanto dormem.

10. Estes roedores podem viver cerca de 20 anos

Os anos de vida de uma chinchila, tal como acontece com outros animais, depende sempre da qualidade de vida que lhes é proporcionada. Facilmente atingem os 10 anos e vivem, em média, 20 anos. Há conhecimento de chinchilas que viveram durante 22 anos.

Deixe o seu comentário