As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Verão: cuidados a ter com os cães

Verão: cuidados a ter com os cães

Todos adoramos o verão e o calor, mas com temperaturas acima dos 30 graus, é necessário redobrar os cuidados com os nossos patudos.

Os cães não arrefecem da mesma forma que o ser humano, pois não transpiram da mesma forma. Em dias de maior calor, se não houver cuidados, os riscos de desidratação são elevados. Prepare o seu animal de estimação para o verão, para que este se sinta bem e não sofra com ondas de calor.

Evite passear o cão nas horas de maior calor

Passear o cão nas horas de maior calor é totalmente desaconselhado. Nos dias quentes, deve realizar os passeios ao início ou final do dia, quando a temperatura está mais baixa. Lembre-se que as patas dos cães são sensíveis e tocam diretamente no solo, que está exposto ao calor durante todo o dia.

Tosquie o pelo do cão

No verão, deve ter especial atenção ao comprimento do pelo dos animais. Um pelo demasiado comprido poderá impedir o arrefecimento corporal do cão, pelo que deve escová-lo várias vezes ao dia, ou mesmo tosquiá-lo.

Para tosquiar o patudo, procure um profissional. Ele saberá se o seu cão deve ser tosquiado ou se o pelo apenas deve ser aparado e qual o comprimento, uma vez que o pelo ajuda a evitar queimaduras solares.

Dê banhos diários

Os banhos são uma das formas mais práticas e simples de refrescar um animal, sendo uma ótima solução para os dias de calor.

Se preferir, pode optar por passear o cão em praias com entrada permitida a animais ou em zonas com riachos, de preferência com sombra. Não se esqueça de vigiar permanentemente o seu animal, para garantir que não se afoga.

Não deixe o cão em espaços fechados

Não deve deixar o seu cão sozinho em espaços fechados e sem ventilação, como são exemplo carros ou varandas fechadas. Mesmo que seja um local à sombra, com as temperaturas exteriores elevadas o espaço pode atingir temperaturas insuportáveis em poucos minutos.

Garanta que o local onde deixa o animal tem circulação de ar e, se possível, deixe um tapete refrescante ao seu cão.

Dê muita água

Os cães devem beber muita água durante todo o ano, algo que deve ser ainda mais reforçado no verão. O consumo de água é fundamental para a regulação da temperatura corporal dos patudos, permitindo que o seu organismo execute todas as funções e processos adequadamente. Além disso, ajuda na mobilidade e a proteger as articulações.

Certifique-se que:

  • O cão tem sempre água limpa e fresca à disposição, num recipiente próprio, para poder beber quando quiser;
  • bebedouro onde coloca a água é grande, para que o cão tenha sempre água suficiente;
  • A água se mantém a uma temperatura razoável para consumo e que o recipiente está num local fresco e com sombra.

Se o cão não beber água, o que devo fazer?

É um problema raro, mas pode acontecer. Neste caso, aconselhamos:

Se o problema persistir, leve o cão ao veterinário o mais rapidamente possível.

Sinais de desidratação em cães

Os cães são animais que costumam beber bastante água, especialmente quanto têm uma vida ativa. O consumo insuficiente de água pode levar à desidratação, pelo que deverá estar atento. Os cães com doenças renais ou problemas de saúde são ainda mais propensos à desidratação. Os sinais mais visíveis, a que deve atentar, são:

  • Gengivas secas ou pálidas: indiciam falta de água e líquidos;
  • Pele seca ou sem elasticidade: pegue numa dobra da pele - por cima dos ombros, por exemplo - puxe-a e liberte. Se a pele demorar algum tempo a voltar ao estado normal, significa que o seu cão está desidratado.

Como os humanos, os animais necessitam de uma dieta equilibrada para manter um nível de vida saudável. Grande parte dessa alimentação passa pelo consumo de água, um elemento muito importante na saúde animal.

O que fazer se o meu cão sofrer um golpe de calor?

Um golpe de calor é um distúrbio físico, que resulta do aumento da temperatura corporal, devido à exposição a temperaturas elevadas. Conheça os sinais de um golpe de calor e veja o que deve fazer caso o seu cão sofra um.

Deixe o seu comentário