As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 719 €

Porque é que os cães lambem?

Porque é que os cães lambem?

É muito comum os cães lamberem as pessoas como um sinal de afeto. Tal como o acto de ladrar, lamber é um comportamento canino intrínseco que poderá ter significados diferentes. Acredita-se, no entanto, que a grande maioria das lambidelas têm uma das seguintes explicações:

Para mostrar respeito e submissão

Dentro de uma matilha, é comum os cães lamberem para mostrarem respeito e submissão uma vez que é este o gesto que existe entre eles para demonstrar a sua aceitação.

É igualmente comum os cães transportarem este gesto para a sua convivência com o ser humano. Quando o seu cão lhe estiver a lamber os pés é muito provável que esteja a mostrar que o respeita e que lhe é submisso.

Para o cão conhecer o ambiente em que está

O olfato é o sentido mais forte de um cão, mas eles não cheiram apenas com o focinho, cheiram também com a boca.

Os cães possuem um órgão na boca capaz de interpretar moléculas de odor que o focinho não consegue distinguir e que, para os humanos, são absolutamente inodoras. Por este motivo, os cães costumam passar frequentemente a língua sobre o seu focinho descobrindo assim mais informação sobre o ambiente em que se encontram.

Esta lambidela permite ainda ajudar os cães em idade de procriação a encontrar um par ou um cachorro a encontrar a sua mãe.

Para o conhecer melhor a si

Assim como as lambidelas ajudam o cão a descobrir o ambiente em que se encontra, também lhe dão mais informação sobre as pessoas que lambem.

O aroma de um dado indivíduo consegue transmitir muita informação sobre ele. A pele liberta químicos que podem revelar diferentes estados de saúde e ânimo. Com esta informação adicional, o cão ganha mais conhecimentos sobre o estado da pessoa de quem gosta, permitindo-o interagir distintamente.

Porque o seu cão está ansioso ou entediado

O ato de lamber, nos cães, causa a libertação de endorfinas fazendo-os sentirem-se melhor. Esta é uma das formas que encontram para aliviar elevados níveis de ansiedade, stress ou tédio.

O cão pode sentir-se ansioso e lamber-se

Lamber-se a si próprio, objetos ou até mesmo pessoas poderá ser sinal de uma destas situações indicadas anteriormente. Alguns cães lambem-se a si próprios até fazerem feridas. Este comportamento é muito comum em cães com alergias ou distúrbios de ansiedade. Nestes casos, recomenda-se uma ida ao veterinário.

Porque te ama

A maioria das lambidelas são puros “beijos”. As mães caninas lambem os filhotes para os estimular a respirar sozinhos pois, sem isso, não sobreviveriam.

Mais tarde, lambem os cachorros para os limpar sendo esta uma forma de cuidar deles e de lhes demonstrar carinho e amor. É comum os cachorros lamberem-se mutuamente para mostrar que são amigos ou que não são ameaçadores.

Não se deve esquecer que o ato de lamber é um sinal de afeto e socialização muito importante na vida canina. Tendo isto em conta, é natural que repliquem o gesto com as pessoas de quem mais gostam e com quem têm maior afinidade.

Por causas que exigem intervenção médica

As lesões na pele são uma das razões mais comuns para os cães lamberem excessivamente, contudo, há outras causas que necessitam de intervenção médica, nomeadamente:

  • Feridas: os cães tendem a lamber as suas próprias feridas. Este acto pode levar a danos secundários como uma inflamação e, consequentemente, uma infeção.
  • Pulgas a presença de pulgas no corpo canino provoca comichão, o que leva o seu cão a coçar-se, lamber e morder. Deve prevenir o seu cão contra pulgas e carraças comprando-lhe um antiparasitário.
  • Alergias ambientais: os animais de estimação que sejam alérgicos a algo também irão lamber-se devido à comichão que têm.

O cão ao lamber-se pode fazer feridas

Devo permitir que o meu cão me lamba?

Para a maioria das pessoas saudáveis, um cão lamber o seu tutor no rosto ou noutras partes do corpo representa um risco mínimo (se não mesmo nulo) para a sua saúde. Apenas deve evitar que este lamba feridas abertas que possa ter na sua pele uma vez que a saliva do cão pode continuar a manter a ferida húmida e aberta e, consequentemente, permitir que as bactérias se desenvolvam, levando a uma possível infeção da sua pele.

Deixe o seu comentário