Raças de canários: qual escolher?
Em criadores, apaixonados e admiradores de raças de canários surge muita vez a questão “que canário vou escolher?”. De modo a facilitar essa escolha, este artigo apresenta diversas raças existentes classificadas como canários de canto, canários de cor e canários de postura.
Canário de Canto
Esta raça de canário é das mais populares não só entre os criadores, como também entre os amantes de aves que gostam de ter animais que cantam em casa. Conhecidos pelo seu dom musical, existem várias tipos de canários de canto:
Canário Belga
O canário Belga é um dos mais conhecidos e procurados canários de canto. Oriundo da região Belga das Malinas, esta espécie, desenvolvida no final do século XVII, foi criada especificamente para a forma que aparenta ter: um pássaro fino nas pernas e de ombros e peito arredondados, ainda que ao longo dos anos tenha vindo a perder centímetros de comprimento.
É um canário com um canto curioso uma vez que é estruturado em dezassete estrofes, de tons completamente diferentes.
Canário Espanhol
Com um canto muito semelhante ao canário original (Ilhas Canárias), o canário espanhol é energético e profundo. Tem um canto versátil e original.
American Singer
Oriundo dos Estados Unidos da América (1930/40), o American Singer foi criado com o intuito de se criar um canário que fosse agradável tanto aos olhos quanto aos ouvidos.
É um canário conhecido por ser robusto e saudável e o seu canto é considerado muito melodioso, representando uma das raças mais jovens.
Nos EUA, é o canário preferido para manter enquanto animal de estimação por ter um grande canto, como também por ter uma aparência considerada por muitos incrível.
Harzer Roller
Desenvolvido na região montanhosa de Hartz, na Alemanha, em 1700, é também conhecido como German Roller.
O Harzer Roller é considerado o canário que tem o tom de voz de canto mais agradável de todas as raças de canários. Tem quatro estrofes e é caraterizado pela sua suavidade e melodia.
É também considerado o melhor em mimetismo, ainda que todos os canários tenham a capacidade de imitar outras aves.
Canário de Cor
Os canários de cor, também conhecidos por lipocrómicos ou melânicos, dividem-se em três categorias:
- Mosaicos – um padrão definido com duas ou mais cores;
- Nevados – cor com um aspeto nevado;
- Intensivos – com uma cor viva.
As cores podem ser variadas sendo desde laranja (vermelhos), amarelos, marfim ou brancos. Esta depende da intensidade e concentração do pigmento lipocrómo.
Os canários de cor têm todos eles a mesma estrutura física, modificando apenas a cor da sua pena.
Os canários mais clássicos, dentro desta categoria, são: o canário amarelo, o canário branco, o canário vermelho, o canário isabela, o canário preto, o canário castanho e o canário pastel. Estas cores são as que, por norma, são mais procuradas em Portugal.
Canários de postura
Fife Fancy
Também conhecidos como “canário balão”, os Fife Fancy caraterizam-se pela sua forma muito redonda desproporcional às suas patas e cabeça pequena.
É uma raça bastante utilizada por criadores para chocar os ovos de outras raças devido à forma carinhosa e eficaz com que cria os filhos.
Gloster
Desenvolvido em Gloucestershire, no final do século XIX, o Gloster é bastante parecido em termos de plumagem com o FIFE FANCY. Esta raça de canário apenas tem uma estrutura física ligeiramente mais alongada e um porte maior.
Border
De origem nórdica, não há dados científicos que consigam precisar com exatidão quando é que esta raça começou a ser desenvolvida.
É conhecido pelo seu grande porte sendo um réplica do FIFE FANCY, com uma dimensão muito maior, e como uma raça difícil de criar.
Deixe o seu comentário Cancelar resposta