As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 719 €

Que ração dar a um cão com excesso de peso?

Que ração dar a um cão com excesso de peso?

O excesso de peso afeta alguns cães e pode desencadear diversos problemas de saúde. É essencial que a alimentação de cada animal seja adequada, para evitar o excesso de peso, especialmente se tem conhecimento que a raça do seu cão é propensa à obesidade. Quando o cão já tem excesso de peso, é essencial tomar medidas para poder proporcionar a melhor qualidade de vida possível ao patudo.

Há determinados cães mais propensos à obesidade, dependendo isso do metabolismo de cada animal. Se acha que o seu cão está com peso superior ao que seria normal para as características dele, é aconselhável fazer uma visita ao médico veterinário. Este, melhor do que ninguém, saberá as medidas que deverá adotar para que o seu patudo volte ao peso normal e, consequentemente, tenha uma boa qualidade de vida. Além disso, é importante que as visitas ao veterinário sejam regulares, para que o cão seja acompanhado durante esta fase de perda de peso, garantindo a saúde dele.

Em casa, também poderá ir controlando o peso do seu melhor amigo. Primeiro, o tutor deve pesar-se sozinho. Depois, pegue o patudo ao colo e pese-se com ele. A diferença de valor será o peso do seu cão. Se for um cão de porte grande, que não seja possível pegar ao colo, o ideal será mesmo recorrer às balanças da clínica veterinária.

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA MANTER UM PESO SAUDÁVEL

Há determinadas raças de cães que têm maior tendência a ter excesso peso, quando comparadas com outras. Mas, além disso, há outros fatores que podem contribuir para o excesso de peso no cão, como é o caso da má alimentação e do sedentarismo.

Cada cão tem as suas características e é essencial que adapte a nutrição ao seu patudo. Evite alimentos de consumo humano e outras guloseimas que, mesmo sendo adequadas a cães, tenham elevado teor de gordura. Além disso, a falta de atividade física é outro fator muito importante, que pode levar à obesidade. A esterilização também pode contribuir para o excesso de peso, dado que pode tornar o cão mais sedentário.

RAÇÃO PARA CÃO COM EXCESSO DE PESO

PICART SELECT SUPER PREMIUM LIGHT

Esta ração da Picart segue a dieta mediterrânea e tem elevado teor de frango de alta qualidade, que lhe dá um ótimo sabor. Um alimento com baixo teor em gordura e alto teor de fibra. Desta forma, contribui para a sensação de saciedade e para um bom trânsito intestinal. Além disso, é de fácil digestão e contribui para músculos e articulações saudáveis, bem como para a saúde da pele e do pelo.

JOSERA LIGHT & VITAL

Josera Light & Vital é um alimento seco completo, com baixo teor de gordura e elevado teor de fibras. Uma ração baixa em calorias que satisfaz as necessidades nutricionais dos patudos. Especialmente formulada para cães com tendência a ter excesso de peso, ou que necessitem de o reduzir, contém ainda L-carnitina e taurina, para promover a saúde do coração.

Este alimento ajuda a que os cães se sintam saciados e estimula o metabolismo, através do elevado teor de proteínas. Além disso, a L-carnitina apoia, também, o metabolismo da gordura.

Além de saborosa e nutritiva, a produção desta ração é amiga do ambiente. A Josera tem como missão compensar as emissões de CO2, no âmbito do projeto de conservação florestal da Tanzânia. O motivo para o projeto atuar na Tanzânia deve-se ao facto de esta ser uma floresta tropical, que cresce muito mais rápido quando comparada com florestas na Alemanha, por exemplo. Consequentemente, a absorção de CO2 é maior.

ROYAL CANIN LIGHT WEIGHT CARE MEDIUM ADULT

A Royal Canin tem uma vasta gama de ração para cães com as mais diversas sensibilidades. A Light Weight Care é uma ração específica para a manutenção do peso e está disponível para cães de porte mini, médio e maxi. Tem elevado teor proteico, para manter a massa muscular, e baixo teor de gordura. Além de contribuir para um peso ideal, este alimento promove a saúde articular. A combinação de fibras solúveis e insolúveis dá ao cão a sensação de saciedade.

OPTI LIFE STERILISED/LIGHT ADULT MEDIUM/MAXI

Este alimento da Versele-Laga Opti Life é adequado a cães com mais de 10kg. Tem elevado teor de fibra, para ajudar no controlo do peso, e 80% das proteínas são de origem animal, em combinação com arroz, para garantir uma ótima digestão. Não contém trigo nem milho, o que ajuda a minimizar o risco de intolerâncias alimentares. Além de ajudar o cão a atingir um peso ideal, graças também à L-carnitina, favorece a saúde do coração.

PRO PLAN OPTIWEIGHT LIGHT/STERILISED

Optiweight da Pro Plan é uma fórmula exclusiva para ajudar os cães a manter um peso adequado. Contém elevados níveis de proteína, carboidratos complexos e fibra adequada. Ajuda a que o cão se sinta saciado, além de contribuir para a saúde das articulações e também para a redução do stress cardíaco. Os ingredientes são de fácil digestão.

PROMOVER O BEM-ESTAR GERAL DO PATUDO

Estas são apenas algumas sugestões de alimentação light, que ajudará o seu patudo a perder algum peso. Mas, antes de alterar a dieta do seu melhor amigo, consulte o médico veterinário, pois cada cão tem as suas características.

O ideal é aliar uma boa alimentação, à pratica de exercício físico. Façam longas caminhadas e deixe o seu patudo correr num sítio seguro. Caso não tenha espaço suficiente em casa, leve-o a um parque canino, ou a outro local onde ele possa correr livremente, sempre em segurança. Uma dieta equilibrada e passeios frequentes contribuirão, certamente, para a felicidade e bem-estar geral do seu melhor amigo!

8 Comentários

    • Avatar
      Nélia capitão
      May 12, 2020

      A minha Dálmata com 5 anos estrelizada está obesa ,neste momento está com a ração Hills Metabolic +Mobility ,não gosta muito .o veterinário tem virbac ,como vocês não tem e eu sou vossa cliente Não sei o que fazer Preciso de conselho

    • Avatar
      Brigitte Ferreira Antunes
      Aug 7, 2020

      Gostei muito de ler as vossas dicas e sugestões. O meu cão está com peso a mais do que o normal mas não está obeso. Precisa de emagrecer devido a um problema nas almofadas numa pata da frente, e devido a esse problema não podemos dar grandes passeios, como sempre demos. Qual seria a melhor ração para ele??? É um Podengo e neste momento precisa de emagrecer pelo menos 5 jilós. E já agora, o frango cosido apenas com água engorda um cão. Desde já muito obrigada

    • Avatar
      Paula Cristina Faustino Silva
      Dec 21, 2020

      Boa noite. Perda de peso, cão sénior, com mais de 30Kg peso, qual a ração ideal? Obrigada

    • Avatar
      Goldpet
      Feb 8, 2021

      Olá, Nélia. Agradecemos o seu comentário e informamos que já temos disponível ração Virbac. Pode encontrá-la aqui: https://goldpet.pt/marca-285-virbac. Obrigado.

    • Avatar
      Goldpet
      Feb 8, 2021

      Olá, Brigitte. Agradecemos o seu contacto e ficamos muito felizes por saber que gosta de ler as nossas dicas! Sobre a questão que nos coloca, aconselhamos, em primeiro lugar, a entrar em contacto com o veterinário do seu patudo. Depois, no nosso site encontrará várias opções de ração baixa em calorias, aqui: https://goldpet.pt/1502-racao-seca-light-para-cao. Obrigado.

    • Avatar
      Goldpet
      Feb 8, 2021

      Olá, Paula. Agradecemos o seu comentário. Pode consultar a ração para cães sénior, aqui: https://goldpet.pt/36-racao-seca-para-cao-senior. Obrigado.

    • Avatar
      Cleide
      Nov 20, 2022

      Boa tarde, minha dálmata de 10 anos estava com 35k e após uso da HILLS chegou a 31 kilos. Quero manter uma ração de obesidade para mantermos o peso ideal que chegou. Quais rações são tão boas quanto a HILLS, porém com valores mais acessíveis? Obrigada desde já

      • Avatar
        Goldpet
        Dec 22, 2022

        Olá, Cleide! A ração que aconselhamos é a Josera Light & Vital, que ajuda na perda de peso e, também, na manutenção de um peso saudável. A Picart Select Light e a Pro Plan Optiweight são também muito boas para essa finalidade! Se pudermos ajudar com mais alguma questão, estamos ao dispor. Obrigado :)

Deixe o seu comentário