As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Qual o pássaro que tem o canto mais bonito?

Qual o pássaro que tem o canto mais bonito?

Os pássaros, pela sua beleza e talento musical, já inspiraram diversos poemas. Talvez das imagens mais consoladoras que o pássaro cantante nos trás é que mesmo privados de liberdade, nunca, em momento algum, deixa de cantar. Estamos, por isso, familiarizados com o piar dos pássaros e em muitos momentos eles significam a beleza que existe na natureza associada à Primavera. Ouvir o canto dos pássaros chega a ser, para muitas pessoas, realmente terapêutico – o que também torna o pássaro num dos animais de estimação mais queridos.

Os pássaros macho são os que cantam melhor

O cantar dos pássaros está diretamente ligado à capacidade reprodutiva dos pássaros. Geralmente são os machos que possuem as vozes mais bonitas e isto acontece de forma a poder atrair uma parceira com quem possam acasalar. Isto acontece entre os pássaros na altura da Primavera, é por isso que nesta altura do ano conseguimos escutar as melodias mais belas, geralmente por volta do amanhecer. Durante o Verão o chilrear diminui, precisamente porque os pássaros tendem a cuidar dos filhotes recém-nascidos. Outras vezes o canto pode acontecer para afastar predadores e neste caso é a fêmea que terá maior tendência para cantar.

Sabe-se que os pássaros com plumagens menos exuberantes, terão tendência para ser melhores cantadores – uma vez que não têm este tributo físico para chamar a atenção das fêmeas. Outros cantam mais alto porque o seu habitat original são florestas densas e cerradas. Assim poderão ser ouvidos pelos restantes pássaros que estejam mais longe. Independentemente da origem, sabemos que todos os pássaros de alguma forma têm o dom da música e são muitas as pessoas que os procuram pelo seu dom terapêutico.

A natureza está, assim, cheia de virtuosos e entre os pássaros com o canto mais bonito do mundo estão o Pintassilgo, o Rouxinol, o Melro-Preto, o Tentilhão e o Pisco de Peito Ruivo. Estas são espécies de pássaros que podem ser facilmente encontrados em regiões europeias e por isso de fácil alcance para quem deseja ter algum destes como animal de estimação. Mas se estiver à procura de um pássaro com um canto único e muito provavelmente, aquele que é considerado como o grande cantor entre os da sua espécie, este será: o Canário Belga.

O Canário Belga é um pássaro com um canto muito bonito

Existem mais de 400 espécies pertencentes à família dos Fringilídeos, pássaros conhecidos por se alimentarem de sementes e serem maioritariamente aves canoras. A subespécie do Canário Belga, em especifico, é originária da Bélgica, tal como o seu próprio nome o indica. No entanto, muito antes da espécie de habitar no Velho Continente, os canários chegaram com os descobrimentos nas ilhas Canárias, de onde estes pássaros são realmente habitantes. Este tipo de pássaros foram uma espécie que se adaptou bem ao nosso clima e vegetação, sendo possível encontrá-los em liberdade um pouco por toda a Europa.

Canário Belga

O Canário Belga, em especial, possui uma cor amarela distintiva e chega a medir entre 14 a 15 cm. Esta também é uma ave muito apreciada para fazer criação, assim como para ser capturada e estudada por ornitólogos (especialistas em pássaros). No momento de adotar um pássaro destes terá que ter em atenção à forma como o irá manter, de modo a propiciar-lhe um ambiente saudável. As gaiolas deverão ser espaçosas e com poleiros a diversas alturas. Se possível, manter a gaiola situada fora do alcance do sol e do vento – assim como deverá estar a 2 cm da parede para ser um lugar higiénico e com ventilação. É preciso respeitar a alimentação destes pássaros, que são naturalmente granívoros, ou seja, alimentam-se à base de sementes e outros grãos. Poderá alternar as sementes com alguns vegetais e fruta fresca, o que irá permitir dar todos os nutrientes necessários ao seu pássaro. Existem também snacks à base de cálcio, como por exemplo alguns feitos com casca de ostra, que serão muito bons para a sua saúde como também para afiar o bico. Pássaros deste tipo costumam ser mais vulneráveis a doenças respiratórias, mas com a medicação certa poderão ser tratados. Se por algum motivo o pássaro deixar de cantar ou emitir sons diferentes do normal o melhor será levá-lo a um veterinário, geralmente este é um sinal de que o pássaro não está bem.

Um pássaro como o Canário Belga poderá ser domesticado ao ponto de poder estar fora da gaiola e ser uma verdadeira fonte de convívio. Para que isto aconteça, aplicam-se as mesmas regras de domesticação que para os restantes animais. É necessário que desde pequeno o pássaro seja acarinhado e alimentado várias vezes ao dia. Este tipo de atenção irá manter o pássaro ligado ao seu tutor e, desta forma, transformando a sua gaiola num lugar que não é uma prisão. O Canário Belga irá presenteá-lo com um belo cantar, capaz de tornar o lugar onde vive num caleidoscópio sonoro que será verdadeiramente terapêutico e também inspirador.

Qualquer que seja o tutorde um canário, saberá que é possível continuar a cantar a vida, mesmo quando esta foge da Primavera e se parece com um lugar fechado.

Deixe o seu comentário