Plantas tóxicas para cães e gatos: conheça-as e saiba quais são os sintomas de intoxicação
Acabou de chegar a casa... viu terra espalhada pelo chão... pedaços de folhas... pegadas de patinhas... um verdadeiro caos na sala... e um patudo a fazer aqueles olhinhos de quem sabe que fez asneira? Sabemos que é uma situação muito chata, mas, antes de mais: sabe se essa planta é tóxica para animais?
Existem muitas plantas venenosas para cães e gatos. Algumas espécies são bem conhecidas e, se tem plantas em casa, é muito provável que alguma delas seja tóxica para animais! Existem espécies que, quando ingeridas, podem causar graves problemas de saúde aos patudos: conheça algumas, confirme se tem alguma destas espécies em casa e saiba quais são os sintomas de intoxicação por plantas nos animais.
PLANTAS TÓXICAS PARA CÃES E GATOS
Conheça algumas plantas venenosas, de interior e exterior, que podem representar perigo para o seu patudo.
Monstera
Cyca Revoluta
Agave
Aloe vera
Orquídea
Antúrio
Tulipa
Amaryllis
Espada de São Jorge
Copo de leite
Hortênsia
Lírios
Violeta
Azálea
Estrela-de-natal
Estrelícia
Ficus benjamina
Crisântemo
Hera
Existem mais plantas, além das mencionadas, que podem causar problemas de saúde a cães e gatos. Se o seu melhor amigo tem o hábito de roer plantas, fique atento aos sinais e esclareça a dúvida com o médico veterinário. E se está a pensar comprar uma nova planta para casa, certifique-se de que não é tóxica para animais, ou mesmo para os tutores!
QUAIS OS SINTOMAS DE INTOXICAÇÃO POR PLANTAS NOS ANIMAIS?
O veneno está presente na folha, na flor ou no fruto e os efeitos de intoxicação podem variar consoante a espécie da planta. Quando as toxinas entram na circulação sanguínea podem causar lesões nos órgãos, como no fígado, rins ou coração.
Vómitos, diarreia, tremores musculares, convulsões, paralisia, palpitações ou paragem respiratória são alguns dos sintomas de intoxicação em cães e gatos. Quanto maior for a quantidade ingerida, maior a gravidade, podendo, mesmo, causar ataques cardíacos ou insuficiência renal fatal no patudo.
O MEU CÃO ROEU UMA PLANTA! O QUE FAZER?
Contactar, de imediato, o médico veterinário! É importante ter conhecimento e informar o médico da espécie da planta e da quantidade ingerida, para que este possa adequar o tratamento.
Se o seu melhor amigo tem o hábito de brincar com plantas, fique atento aos sinais e esclareça a dúvida com o médico veterinário. E se está a pensar comprar uma nova planta para casa, certifique-se de que não é tóxica para animais, ou mesmo humanos! Se tem alguma destas plantas em casa, tenha especial cuidado e não a deixe ao alcance do seu melhor amigo.
Deixe o seu comentário Cancelar resposta