As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Idade humana dos gatos

Idade humana dos gatos

Sabe que idade teria o seu gato se fosse humano? É muito comum questionarmos-nos acerca da idade dos nossos animais e a sua equivalência à idade humana.

A idade dos gatos não pode ser equiparada à dos humanos, uma vez que os gatos envelhecem a um ritmo bastante diferente, no entanto, é fácil fazer uma equivalência entre a idade de um gato e a de um humano. Esta equivalência é possível porque as fases de crescimento apresentam algumas semelhanças.

Note-se que a equivalência estabelecida representa apenas uma média comparativa e representativa, uma vez que existem espécies bem distintas de gatos.

Em tempos antigos, foi estabelecido que cada ano de gatos ou de cães equivaliam a sete anos humanos, contudo, converter a idade do teu gato em idade humana não é uma tarefa assim tão linear.

Etapas da vida felina

As diferentes etapas pelas quais um gato passa ao longo da vida não são as mesmas que o ser humano passa, sendo que o tempo passa mais devagar ao longo da vida do seu felino.

Em primeiro lugar, o tempo de gestação de um gato é de cerca de sessenta e seis dias enquanto que de um ser humano é cerca de duzentos e sessenta e oito dias.

Quando nascem, os gatinhos necessitam de muito menos atenção do que os bebés humanos. Nos dois primeiros anos de vida, os gatinhos evoluem e amadurecem muito rapidamente, todavia, o desenvolvimento e, consequentemente, o envelhecimento tende a ser mais lento nos anos seguintes.

Os primeiros sete dias da vida de um gato equivale a um mês de vida humana e o primeiro ano de um gato equivale a cerca de 15 anos humanos, ou seja, com um ano o gato já é um adolescente. Aos dois anos de idade, o seu gato terá o equivalente a 24 anos em humanos. A partir dos dois anos de idade, cada ano felino equivale a cerca de quatro anos humanos, cálculos estes feitos com base no funcionamento do organismo do gato.

Aproximadamente por volta dos dois anos de idade, os ossos do seu gato param de crescer e é nesta altura que ele atinge o seu estado adulto enquanto que no ser humano, este processo termina, em média, por volta dos 24 anos.

Com base nestas considerações, é possível calcular a idade dos gatos através dos seguintes referências:

  • 1 mês de idade = 6 meses humanos;
  • 3 meses de idade = 4 anos humanos;
  • 6 meses de idade = 10 anos humanos;
  • 8 meses de idade = 15 anos humanos;
  • 1 ano de idade = 18 anos humanos;
  • 2 anos de idade = 24 anos humanos;
  • 4 anos de idade = 35 anos humanos;
  • 6 anos de idade = 42 anos humanos;
  • 8 anos de idade = 50 anos humanos;
  • 10 anos = 60 anos humanos;
  • 12 anos de idade = 70 anos humanos;
  • 14 anos de idade = 80 anos humanos;
  • 16 anos de idade - 84 anos humanos.

Deste modo, até 1 ano, um gato é considerado baby, entre 1 a 7 anos é considerado adulto e a partir dos 8 anos é considerado sénior.

Não sei a idade do meu gato, e agora?

Se desconhece a idade do seu gato, por o ter encontrado na rua, por o ter adotado ou por qualquer outro motivo, existem algumas caraterísticas que ajudarão a determinar a idade, como sejam:

  1. Dentes do gato: Os dentes de um gato poderão ajudar a indicar que idade tem uma vez que, por norma, os dentes de um gato mais velho encontram-se mais danificados do que um gato kitten. Se observar a boca de um gato e encontrar dentes brancos permanentes, provavelmente terá em mãos um gato com cerca de um ano de idade. Se notar que estão um pouco amarelados, poderá ter entre 1 a 2 anos. Se verificar a acumulação de tártaro em todos os dentes, então provavelmente encontra-se perante um gato com 3 a 5 anos. A falta de dentes poderá significar que é um gato sénior.
  2. Pêlo do gato: O estado em que se encontra o pêlo do gato poderá ser também um indicador de idade. Por norma, os gatos bebés têm um pêlo mais fino e macio enquanto que os mais velhos tendem para uma pelagem mais grossa. Tudo depende do cuidado e higiene que tenha sido feita com o pêlo.
  3. Condição dos olhos: Olhos claros e brilhantes sem lacrimejar ou corrimento ocular são comuns em gatos mais jovens.
  4. Condição corporal: Por norma, os gatos mais jovens tendem a ter uma melhor condição corporal, com uma maior definição muscular. Os gatos mais velhos costumam ser mais ferozes e apresentam um excesso de pele pendurada ou protuberâncias nos ombros.

Note que os aspetos mencionados são apenas meras indicações que dependem se um gato é melhor ou pior cuidado. Por exemplo, se estiver perante um gato em que o antigo tutor tenha tido cuidado com a higiene oral do mesmo, provavelmente irá reparar que os dentes limpos e bem conservados não são indicativos da idade.

Algumas curiosidades

Sabia que:

  • O registo do gato mais velho do mundo revela uma idade de 34 anos?
  • Os Siameses e as raças Manx são dos gatos com maior longevidade?
  • Manter um gato dentro de casa pode duplicar a sua esperança média de vida? Assim sendo, um gato que viva ao ar livre envelhecerá muito mais rapidamente do que um gato que habite dentro de casa.
  • Uma dieta adequada e cuidados veterinários ajudam a aumentar a longevidade do seu gato?

Tendo isto em conta, um felino poderá acompanhar a sua vida durante muitos e muitos anos. É importante que lhe dê os melhores cuidados possíveis, oferecendo-lhe uma boa qualidade de vida que ajudará a aumentar a sua esperança de vida.

Deixe o seu comentário