Gato preto é um sinal de azar?

Goldpet Webmaster 14 Dec, 2017

Ao longo dos últimos séculos, a história do gato de pêlo preto tem passado por diversas modificações. Sacrificado por uns, idolatrado por outros, o gato preto tem sido alvo de inúmeras lendas e superstições.

Na verdade, o gato preto representa muito mais do que um gato de pêlo escuro podendo representar um sinal de sorte ou de azar, contudo, estas associações têm por base a forma como os gatos (em especial os gatos pretos) eram encarados pelas sociedades ao longo da história humana.

O gato preto ao longo da história

Gato preto ao longo da sua história

O gato preto que conhecemos nos dias de hoje, é um gato doméstico, contudo, crê-se que os seus antepassados eram gatos selvagens africanos que, ao longo da história, perceberam que aliando-se ao homem poderiam ter uma vida mais longa e facilitada.

Há muitos anos atrás, os gatos pretos tiveram o seu lugar de prestígio na sociedade, mas passaram por fases em que eram queimados em fogueiras fazendo com que, atualmente, ainda hajam dois pontos de vista distintos relativamente a este tipo de gatos:

Presságio de sorte

No Antigo Egito, os gatos de qualquer cor e espécie eram idolatrados pelo povo por terem ajudado a combater uma praga que destruía plantações de grãos e cereais, nomeadamente os ratos.

O papel dos gatos foi de tal forma importante, que o Egípcios começaram a encarar os gatos como animais domésticos, membros da família, que mereciam ser idolatrados.

Foi também este o primeiro povo a atribuir uma aura mística ao gato preto tendo, inclusive, uma deusa com corpo de mulher e cabeça de um gato preto, a deusa Bastet, protetora das mulheres e deusa da fertilidade. Em honra desta divindade, os egípcios mantinham os gatos pretos nas suas casas e davam-lhe honras reservadas a faraós, mumificando-os depois de mortos.

Presságio de sorte

Acreditava-se que os gatos desta cor guardavam as almas dos mortos e, por isso, os gatos foram considerados guardiões do outro mondo.

Também na Roma Antiga os gatos pretos eram considerados como um símbolo de fortuna , sendo queimados depois de mortos para se poder espalhar as suas cinzas e obter boas colheitas. A lenda atribuiu ainda a criação dos gatos à deusa Diana, inspirada na deusa do Egito.

Presságio de azar

A idolatração deste tipo de gatos não perdurou na história e foi na Idade Média, que este gato viu a sua sorte a terminar. Marcada pela bruxaria, superstição e febre religiosa, a Idade Média caraterizou-se pelo uso do gato preto como um animal associado à feitiçaria.

Acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais que serviram-se da sua forma animal para passarem despercebidas durante a noite constituindo o disfarce perfeito para a espionagem.

Gato preto o espião perfeito

Por outro lado, o estilo de vida dos gatos também não favorecia a sua fama. Hábitos noturnos, comportamentos enigmáticos, olhos brilhantes na escuridão e um caminhar silencioso faziam dos gatos criaturas suspeitas numa sociedade já de si suspeita de tudo o que mexia.

Mais tarde, a Europa assistiu à Peste Negra que levou milhares de vidas humanas tendo sido nesta fase que os gatos voltaram a ter importância por serem capazes de combater a praga, nomeadamente os ratos.

O Renascimento e o fim da caça às bruxas veio permitir reduzir a prática do sacrifício de animais e, em particular, dos gatos pretos. Posteriormente, em finais do século XIX, os gatos voltam a ser encarados como animais domésticos e os benefícios de ter um animal destes em casa começaram a ser percebidos pelas sociedades.

Superstições mais comuns pelo mundo

Superstições mais comuns pelo mundo

Atualmente, ainda há quem associe este animal a um símbolo de má sorte, especialmente em Portugal, contudo, esta superstição não é comum aos restantes países do mundo:

  • Portugal: considera-se que um gato preto é um símbolo de má sorte quando se atravessa de repente no caminho do ser humano;
  • Escócia: se o gato permanecer no alpendre, trará prosperidade;
  • Itália: ouvir um gato preto a espirrar trás sorte, no entanto, se o gato se deita na cama de um doente significa que a sua morte está a chegar;
  • Irlanda: em noites de luar, se um gato preto se cruza com alguém, é prenúncio de epidemia;
  • Inglaterra: Na costa de Yorkshire, as mulheres dos pescadores acreditam que os seus maridos regressarão sãos e salvos da faina se mantiverem em casa um gato preto. Entre os pescadores, é comum a crença que a manutenção destes gatos nas embarcações é sinónimo de bom tempo no alto mar. Nalgumas regiões acredita-se ainda que oferecer um gato preto à noiva traz sorte;
  • França: no sul deste país, acredita-se que cuidar de um gato preto traz sorte.
  • Alemanha: Se o gato se cruzar com alguém da direita para a esquerda é mau presságio, mas da esquerda para a direita é boa sorte;
  • Letónia: para os agricultores, estes gatos são o espírito de Rungis: o Deus da Colheita. Encontrar um gato preto nos reservatórios de sementes é uma ótima notícia;
  • Estados Unidos da América: nalguns locais mantém-se a tradição de sacrificar um gato preto no decorrer dos festejos do Halloween (Noite das Bruxas). Hoje em dia é comum as associações de animais suspenderem a adoção destes gatos algumas semanas antes e depois desse feriado.

Adote um gato preto

Desta forma, é possível concluir que um gato preto atravessar-se no seu caminho só tem um significado: que o animal pretende ir a algum lado e que, por mero acaso, os vosso caminhos cruzaram-se.

Não existem dados científicos que comprovem diferenças em gatos de cor preta, comparativamente aos gatos de outra cor qualquer. As suas caraterísticas são as mesmas que outros gatos da mesma espécie.

O mito do gato preto ser um símbolo associado ao azar deu aso a estudos realizados em associações de animais dos Estados Unidos da América que revelam que numa ninhada de gatos de várias cores, o gato preto é sempre um dos últimos a ser adotado.

Em Portugal, esta crença não é tão forte sendo, felizmente, mais fácil de encontrar gatos pretos como animais de estimação. É um animal que merece igualmente ser respeitado e amado e é uma ótima opção para ser o seu primeiro gato em casa.

Comentários

Deixe o seu comentário