As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Gato preto é sinal de azar?

Gato preto é sinal de azar?

Há quem associe os gatos pretos ao azar. No entanto, para algumas pessoas, estes felinos representam a sorte. Mas sabe o verdadeiro motivo por detrás destas lendas e superstições?

Os gatos pretos e o presságio de sorte

Há alguns anos, os gatos pretos tiveram um lugar de prestígio na sociedade. No Antigo Egito, os gatos eram considerados sagrados pelo povo, por ajudarem a combater pragas que destruíam plantações de grãos e cereais, nomeadamente, de ratos. Os egípcios encaravam os gatos como animais domésticos e adoravam-nos e protegiam-nos.

Em todas as casas e Templos havia sempre, pelo menos, um gato preto! Eram vistos como uma atração à boa sorte e um símbolo da Deusa Bastet. Em honra desta divindade, os egípcios mantinham os gatos pretos nas suas casas e davam-lhe honras reservadas a faraós, mumificando-os após a morte.

O início do presságio de azar associado aos gatos pretos

Na Idade Média, época marcada pela bruxaria, superstição e febre religiosa, o gato preto ficou associado à feitiçaria. Acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais, que se aproveitavam da forma animal para passarem despercebidas durante a noite, constituindo o disfarce perfeito para a espionagem.

Os comportamentos dos felinos também não ajudaram a mudar este pensamento. Os hábitos noturnos, os comportamentos enigmáticos, os olhos brilhantes na escuridão e o caminhar silencioso, levavam os humanos a suspeitar destes nossos amiguinhos.

A época que começou a mudar esta crença

Durante a Peste Negra, que matou milhares de vidas humanas, os gatos voltaram a ter importância por conseguirem combater pragas. Também a época do Renascimento e o fim da caça às bruxas veio reduzir a prática do sacrifício de animais e, em particular, dos gatos pretos.

No final do século XIX, a sociedade começa a olha de outra forma para os gatos, percebendo os benefícios de ter um animal de estimação.

As crenças, positivas e negativas, à volta do mundo

Se, em alguns lugares, e para algumas pessoas, os gatos pretos simbolizam o azar, noutros estão associados à sorte e à prosperidade. Conheça algumas das crenças:

  • Portugal: considera-se que um gato preto é um símbolo de má sorte, quando se atravessa de repente no caminho do ser humano.
  • Escócia: se o gato permanecer no alpendre, trará prosperidade.
  • Itália: ouvir um gato preto a espirrar traz sorte; no entanto, se o gato se deita na cama de um doente, significa que a morte deste está a chegar.
  • Irlanda: em noites de luar, se um gato preto se cruza com alguém, é prenúncio de epidemia.
  • Inglaterra: na costa de Yorkshire, as mulheres dos pescadores acreditam que os maridos regressarão sãos e salvos da faina se mantiverem em casa um gato preto; entre os pescadores, é comum a crença que a manutenção destes gatos nas embarcações é sinónimo de bom tempo no alto mar; nalgumas regiões, acredita-se que oferecer um gato preto à noiva traz sorte.
  • França: no sul deste país, acredita-se que cuidar de um gato preto traz sorte.
  • Alemanha: se o gato se cruzar com alguém da direita para a esquerda é mau presságio, mas da esquerda para a direita é boa sorte.
  • Letónia: para os agricultores, estes gatos são o espírito de Rungis, o Deus da Colheita; encontrar um gato preto nos reservatórios de sementes é uma ótima notícia.

Como em alguns lugares ainda se mantém a tradição de sacrificar os felinos em determinadas ocasiões, como é o caso do Halloween ou de uma sexta-feira 13, é comum as associações de animais suspenderem a adoção de gatos pretos algumas semanas antes e depois destes dias.

Afinal, o que significa, realmente, um gato preto?

Amor. Acima de tudo, um gato preto é sinal de amor! Esqueça todo o tipo de crenças associadas a estes animais. Não passam de lendas, mitos e superstições!

Não existem dados científicos que comprovem diferenças em gatos pretos, comparativamente a gatos de outra cor qualquer. As caraterísticas são as mesmas que outros gatos da mesma espécie.

Se um gato preto se atravessar no seu caminho, apenas significa que o animal quer ir a algum lado e que, por acaso, os vossos caminhos se cruzaram.

Todos os animais são merecedores de respeito, amor e carinho.

2 Comentários

    • Avatar
      Adelaide Monteiro
      Mar 11, 2022

      Eu no meio de 12 gatos todos recolhidos da rua tenho 3 pretos, um cinza e branco, preto e branco, uma tricolor, um laranja, uma albina surda, 2 cruzado de siamês e uma tigrada.

    • Avatar
      David
      Sep 8, 2023

      Não é não. Gato preto nunca dá azar, apesar de nos desenhos animados que têm bruxas não significa que eles são ruins. Eu mesmo tenho uma gata preta e olha pelo lado bom, o gato Félix é preto e não dá azar.??‍⬛?? Ah, eu sei porque falam isso dos gatos pretos porque a maioria dos brancos são racistas.

Deixe o seu comentário