As 7 espécies mais populares de aquários de água doce fria
Para quem quer desfrutar do mundo animal, um aquário é sempre uma boa opção. De manutenção relativamente simples e acessível, os aquários são os eleitos entre aqueles que não têm muito tempo ou espaço em casa ou ainda para os que têm pouca experiência em cuidados animais.
Há diferentes tipos de aquário pelos quais pode optar. Entre as várias opções existentes, destacamos ou peixes de água salgada ou de água doce e os peixes de água fria ou de água quente. Neste artigo, iremos falar dos peixes de água doce fria.
Os peixes de água fria sobrevivem perfeitamente em águas de temperatura ambiente suportando algumas variações. São por isso fáceis de manter e cuidar. Esta é a caraterística que os distingue dos peixes de águas tropicais, que requerem a água regulada. Por norma, os peixes de água fria suportam temperaturas que oscilam entre os 15 e os 24ºC. Existem algumas espécies que aguentam até aos 3ºC. São muito resistentes pois desenvolveram métodos e características físicas que lhes permitem adaptar-se a situações extremas.
Se quer montar um aquário de água doce fria certifique-se que todos os peixes que juntar comem e nadam entre si de forma harmoniosa. O isolamento ou a falta de apetite pode ser sintoma de alguma doença ou problema.
Entre todas as espécies de água doce, existem sete que são mais populares para aquários de água fria, nomeadamente:
1 - Peixinho Cometa Dourado (Goldfish)
Descendente da carpa comum, o peixe Cometa Dourado é um peixe que provém da Ásia e é uma ótima escolha para iniciantes que têm um aquário sem aquecimento. Estes peixes dão-se bem em temperaturas entre os 18 e 24 graus celsius.
Contrariamente ao que muitos poderão pensar, o Goldfish laranja não é o único peixe de água fria desta espécie. A espécie apresente peixes de diversas cores e formas, sendo os favoritos aqueles que apresentam cabeças maiores e caudas mais vistosas.
2 - Peixe Telescópio
O peixe Telescópio pertence a uma espécie proveniente da China. É facilmente reconhecido pelo seu aspeto físico e único, apresentando-se com os olhos a sobressair da cabeça e com popularidade conhecida pelo seu aspeto aveludado.
Ainda que existentes em diversas cores e variedades, o mais comum é o peixe telescópio preto, Mouro Negro e, com exceção deste tipo, os indivíduos da espécie telescópio não suportam espaços que possam ter temperaturas baixas.
Recomendamos aquários grandes e espaçosos, com ambientes sem obstáculos ou elementos pontiagudos para não danificarem os seus olhos.
A sua esperança de vida vai dos 5 a 10 anos.
3 - Peixe Oranda
Originários da China, estes peixes caraterizam-se pela sua estranha forma dos olhos. Também conhecido por peixe olhos bolha, esta espécie tem enormes bolsas cheias de líquido onde têm os olhos sempre a olhar para cima.
Pelas suas caraterísticas físicas, é considerado um peixe solidário. As suas bolsas dos olhos podem estalar com facilidade ao roçar noutros peixes ou em elementos do aquário.
O peixe Oranda tem, por norma, 8 a 15 cm e nada lenta e pausadamente. Recomenda-se que vivam sozinhos ou com outros peixes da mesma forma.
4 - Peixe Sarasa
Desenvolvido nos Estados Unidos, o peixe Cometa Sarasa é comum ser confundido com o peixe dourado uma vez que, fisicamente, são bastante semelhantes. A sua principal diferença reside na cauda do cometa, que se carateriza por ser única, possuindo uma barbatana caudal longa.
5 - Peixe Shubunkin
O peixe Dourado Shubunkin é uma espécie variante do peixe dourado comum. Conhecido por ser muito resistente e extremamente adaptável à maioria das situações, o peixe Dourado Shubunkin carateriza-se por ter umas barbatanas mais fluídas e uma ligeira coloração azul.
6 - Peixe Carpa Koi
A Carpa Koi é uma espécie parente da carpa comum. Há semelhança de outras espécies, é originária da China e habita em todos os continentes exceto na Antártida. O nome Koi pode ser traduzido para “afeto” ou “amor”, pois este é um peixe conotado com boa sorte.
Graças à sua resistência física, este é um dos peixes mais populares em tanques de água doce fria. Em idade adulta, poderão atingir os 2 metros, embora normalmente cresçam até um metro e meio.
Caraterizados por serem peixes muito dóceis, alegres, ativos e viverem muito bem em grupo, cada Carpa Koi pode exibir diversas cores brilhantes e únicas.
A esperança média de vida destes peixes é estimada entre os 25 e 30 anos, podendo viver muito mais em condições favoráveis. É um tipo de peixe que convive muito bem com outros exemplares do seu tamanho, contudo, nunca se deve esquecer que esta é uma espécie que se alimenta de outras espécies mais pequenas.
7 - Peixe Betta Splendens
Também conhecido por “peixe de briga”, os Betta apresentam um caráter e comportamento agressivo com outros peixes. Ainda que sejam agressivos entre si, estes peixes são muito sociáveis.
É recomendável que convivam em grupos, mas nunca com mais de um macho. Poderá, por exemplo, juntar grupos de um macho e três fêmeas ou grupos de várias fêmeas. Dois machos num mesmo ambiente poderá levar a lutas de morte. Também recomendamos a existência de plantas exuberantes na parte inferior do aquário para proteger a fêmea dos ataques do macho.
O peixe Betta Splendens é um peixe de água tropical mas, por ser muito resistente, adapta-se a todo o tipo de águas. É por isso comum nos aquários de água frita, reproduzindo-se e desenvolvendo-se facilmente. Os peixes machos medem aproximadamente seis centímetros e as fêmeas um pouco menos.
É uma espécie que apresenta centenas de cores e combinações distintas, tanto em cativeiro como em estado selvagem e a esperança de vida situa-se entre os 2 e 3 anos.
Deixe o seu comentário Cancelar resposta