Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Encontrei um animal abandonado. E agora?

Encontrei um animal abandonado. E agora?

O abandono de animais é um problema recorrente na sociedade, ainda que tenha sido implementada uma lei, em Portugal, que considera este ato um crime punível. Se encontrou um animal abandonado, existem três possibilidades:

  • Procurar os donos — pode estar somente perdido;
  • Adotar o animal e dar-lhe uma vida cheia de amor;
  • Levá-lo a uma associação ou contactar as autoridades competentes.

Encontrar um cão ou um gato abandonado na rua é uma situação que não deveria deixar ninguém indiferente. Se é daquelas pessoas que fica logo com vontade de os levar para casa, iremos dar-lhe algumas dicas do que poderá fazer nesta situações.

Caso tenha assistido ao abandono de um animal, registe o máximo de informação possível e informe, de imediato, as autoridades competentes.

PROCURE OS DONOS

Nem sempre um animal perdido é um animal abandonado. Este pode ter apenas fugido de casa. Por isso, a primeira coisa a fazer quando encontra um animal sozinho na rua é tentar saber, nas redondezas, se alguém o conhece.

Depois, verifique se o patudo tem coleira com identificação. Se não tiver, pode levá-lo a uma clínica veterinária para confirmarem se tem chip e, consequentemente, entrarem em contacto com os donos.

Caso o animal não tenha chip, é boa ideia fazer uma publicação nas redes sociais a divulgar, pois, os donos podem estar preocupados à procura do patudo! Existem, também, plataformas específicas para o efeito, como é o caso da encontra-me.org.

ADOTE O ANIMAL

Se já tentou todas as formas e não conseguiu encontrar os donos, poderá mesmo estar perante um caso de abandono. A confirmar-se, poderá adotar o animal, se tiver condições para tal: espaço, disponibilidade para o educar e mimar e, também, suporte financeiro.

A adoção deve ser sempre encarada como um compromisso para a vida, por isso, subentende-se uma reflexão antes de ser tomada qualquer decisão.

COMO GANHAR A CONFIANÇA DE UM ANIMAL ABANDONADO?

Se optar por adotar, deverá aproximar-se do animal com cuidado e interagir com delicadeza. Os animais abandonados, muitas das vezes, estão assustados e desconfiam das pessoas.

Poderá começar por oferecer-lhe algo para comer, bem como falar com ele com um tom amigável e meigo. Se ele se mostrar agressivo, deverá afastar-se, sendo fundamental chamar as autoridades competentes para esse efeito.

Se conseguir uma aproximação ao animal, deverá levá-lo ao veterinário para fazer um checkup à saúde. O abandono é uma experiência traumática e o veterinário saberá aconselhar os melhores procedimentos a ter com o seu novo animal de estimação. Depois, leve-o para casa, siga todas as recomendações e dê-lhe todo o amor e carinho que puder!

ACOLHIMENTO TEMPORÁRIO

Se adoção não for uma opção viável para si, mas tem a hipótese de acolher o animal por uns dias, deverá fazê-lo e espalhar a mensagem de que tem esse animal disponível para uma adoção responsável. Poderá, também, entrar em contacto com associações locais, que poderão ajudar a divulgar a mensagem.

ENTREGAR O ANIMAL A UMA ASSOCIAÇÃO

Caso nenhuma das opções acima mencionadas sejam indicadas para si, deve chamar uma entidade competente para ir buscar o animal que encontrou ou, se possível, levá-lo diretamente a uma associação que acolha os animais e que tenha espaço disponível.

Existem, também, canis municipais responsáveis por situações destas. Deve apenas ter em atenção que escolhe um canil que tratará bem do animal!

Poderá também entrar em contacto com o SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente) que fornece apoio e ajuda nestas situações.

Deixe o seu comentário