As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar
Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Deixar um animal sozinho em casa: cuidados a ter

Deixar um animal sozinho em casa: cuidados a ter

Que cuidados devo ter quando deixo o meu animal sozinho em casa? Esta é uma das questões mais frequentes entre os tutores de animais de estimação.

As crescentes mudanças laborais e culturais verificadas ao longo dos últimos anos levaram a que as pessoas deixassem, cada vez mais, os animais sozinhos em casa, durante algumas horas do dia.

Quando é por períodos pequenos, não é grave deixar o seu animal sozinho desde que não se esqueça de lhe fornecer todas as condições necessárias para que tal aconteça, nomeadamente, cuidados normais de higiene, alimentação e condições estruturais (casa e capacidade financeira) adequadas ao seu animal de estimação.

Um animal é um ser vivo que necessita de atenção, afeto e dos cuidados necessários para o seu bem-estar e isto é algo que, em momento algum, deve ser descurado.

Por norma, os animais são bastante sociáveis, brincalhões e com uma ligação muito forte ao tutor pelo que não se sentem muito bem quando deixados sozinhos. Nesse sentido, deixamos algumas sugestões de como deixar o seu animal sozinho em casa, de forma a reduzir a solidão e o stress.

Aproveite todos os momentos possíveis para estar com ele

No caso dos cães, o passeio de manhã e ao fim do seu dia ausente de casa, proporciona-lhe um desgaste de energia através de uma caminhada ou corrida. Este fator poderá ser essencial para que o seu cão passe alguns momentos a descansar no tempo em que está ausente.

Por outro lado, seja cão ou gato, quando está em casa deverá preocupar-se em brincar com o seu animal de estimação por forma a fomentar a sua relação com ele mas também para que ele se sinta amado e acarinhado, não sentido a sensação de abandono e solidão.

Eduque o seu animal

Os animais são seres que vivem de rotinas. Neste sentido poderá, lentamente e com muita paciência, ensiná-lo a gerir os tempos em que está sozinho. Experimente, por exemplo, sair de casa por breves períodos para que ele se vá habituando à ausência do dono e interprete isso como uma rotina.

Desvalorize a sua chegada e o seu regresso

Há diversos tutores que na hora de sair de casa fazem uma despedida demorada e, na hora de regresso, fazem desse momento quase como um momento de celebração. Este gesto prejudicará o bem-estar do seu animal, uma vez que ele perceberá que irá estar ou que esteve muito tempo sozinho, contribuindo para o aumento dos seus níveis de stress.

Gatos sozinhos em casa

Deixe brinquedos ao seu animal para que possa ficar entretido

Facilmente o seu animal se mantém entretido se tiver vários brinquedos à sua disposição. Deste modo, deverá colocar alguns brinquedos pela casa. Além disso, poderá esconder esses mesmos brinquedos em sítios estratégicos, por forma a desafiar o seu animal em ir à descoberta. Não só dificulta-lhe as brincadeiras, como o estimula mentalmente.

Se possível, arranje-lhe um companheiro

Se o seu animal tiver um companheiro, é muito mais fácil dois animais distraírem-se um com o outro, do que apenas um sozinho. Nesse sentido, sugerimos que lhe possibilite a companhia de um outro animal de preferência da mesma espécie, fazendo com que estes passem o tempo a brincar um com o outro.

As dicas dadas ao longo deste artigo poderão, facilmente, minimizar a solidão do seu animal de estimação e melhorar a sua tranquilidade quando está sozinho em casa. Em caso algum deve deixar o seu animal sozinho por longos períodos. Nesses casos, deverá procurar alguém que possa tomar conta do seu animal, seja um conhecido ou familiar ou até mesmo algum hotel próprio para animais.

Deixe o seu comentário