As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 719 €

Cuidados a ter com a alimentação do hamster

Cuidados a ter com a alimentação do hamster

Os hamsters são animais pequenos, que não necessitam de muito espaço. Por esse motivo são, muitas vezes, a escolha para quem quer ter um animal de estimação dentro de casa, principalmente quando há crianças. Mas há cuidados a ter, nomeadamente no que toca à alimentação. À ração diária do seu animal - que deve ser o mais semelhante possível com aquela que ele consome em habitat natural - poderá juntar frutas, legumes e outros alimentos de consumo humano. No entanto, não deve dar quantidades excessivas e há alguns alimentos que são proibidos, pois podem causar diversos problemas de saúde no seu roedor.

O que comem os hamsters?

Em habitat natural, a alimentação dos hamsters é à base de sementes, grãos, plantas e insetos. Por isso, quando decidimos adotar um roedor, devemos dar-lhes alimentos o mais parecido possível com esses. As rações para hamster contêm todos os nutrientes necessários, incluindo vitaminas e minerais, mas pode adicionar outros alimentos, de modo a proporcionar um bem-estar diário ao seu animal.

A alimentação do seu hamster deverá ser variada diariamente, para que ele possa absorver os vários nutrientes de forma equilibrada. Entre frutas, legumes ou mesmo carnes, há diversos alimentos que pode adicionar à ração. Mas deverá ter em conta que, o que ele não comer num prazo de 12 horas deverá ser retirado, para não haver risco de ingerir um alimento já estragado.

Os legumes devem ser lavados previamente e nas frutas deverá tirar os caroços ou as sementes. Qualquer alimento deve ser fornecido ao seu roedor com bastante cuidado: são animais muito pequenos e, por isso, não deve dar-lhes quantidades excessivas, uma vez que isso poderá causar-lhe diversos problemas de saúde.

Poderá dar ao seu hamster espinafres, pepino, curgete, cenoura ou brócolos. No que diz respeito a frutas, pode dar uvas, maçã, cerejas, banana, pêssego ou melão e pode também dar frutos secos, como nozes, avelãs ou castanhas, sempre nas quantidades corretas. Frango ou peru cozidos, e sem temperos, bem como queijo e iogurte baixos em gorduras e também sementes de linhaça, sésamo ou abóbora, podem igualmente fazer parte da alimentação do seu hamster. Os biscoitos para cães são uma boa opção para os roedores, sempre em pequenas quantidades.

Além de todos os cuidados a ter com a alimentação, o seu hamster deverá ter sempre disponível água fresca e a garrafa deve ser lavada, pelo menos, uma vez por semana.

Qual a quantidade de comida que devo dar ao meu roedor?

Se o seu hamster não tiver problemas de saúde ou excesso de peso, não existe uma restrição da quantidade de alimento a dar diariamente. Eles próprios têm a capacidade para selecionar os alimentos, de modo a sentirem-se saciados e nutridos ao longo do dia, e raramente sofrem de problemas de obesidade. No entanto, dependendo sempre da espécie e do tamanho, um roedor come, habitualmente, cerca de 10 gramas de ração por dia.

Quando optar por adicionar frutas, legumes ou outros alimentos de consumo humano à ração diária do seu animal de estimação, tenha sempre atenção às quantidades. Apesar de o excesso de peso não ser, habitualmente, um problema comum nos roedores, dar quantidades excessivas poderá propiciar outros problemas de saúde. Um pequeno cubo de maçã, por exemplo, será suficiente.

Porque é que o hamster armazena comida?

Deve ter em atenção que o facto de o comedouro estar vazio não significa que o seu hamster tenha comido tudo! Estes roedores armazenam comida, tanto nas bochechas como em outros locais dentro da gaiola, por exemplo, na cama ou no ninho. Nunca deve mexer nessa comida que ele armazenou e, ao dar-lhe a alimentação diária, deverá contar com ela, caso esteja visível. No entanto, caso haja possibilidade de determinado alimento se estragar, deverá estar atento e tirá-lo, para que o seu hamster não ingira nada estragado.

Este comportamento deve-se ao facto de o habitat natural dos hamsters ser em desertos, onde alimento é escasso e, assim, podem alimentar-se mais tarde, quando se sentirem seguros. Por instinto, guardam-na nas bochechas para que não fique visível a outros animais e podem escondê-la depois em outros lugares da gaiola. Como não têm glandulas salivares, os alimentos nas bochechs permanecem secos.

Que alimentos não posso dar ao meu hamster?

Há alguns alimentos que nunca deverá dar ao seu hamster, uma vez que podem causar diversas patologias, sejam gastrointestinais, doenças renais, ou outros problemas de saúde. Certos alimentos contêm substâncias tóxicas que podem ser prejudiciais para o seu animal de estimação. De modo geral, qualquer produto industrializado, com elevados níveis de sal, açúcar e gordura, será bastante prejudicial.

Deverá ter sempre em conta que qualquer legume deve ser previamente lavado e o ideal será optar por produtos o mais natural possível, sem pesticidas ou químicos. No que diz respeito às frutas, não deve dar-lhe citrinos e, em outras frutas, deve ter sempre o cuidado de tirar todas as sementes e caroços. Quando der frutos secos tenha em atenção que as amêndoas e os amendoins não devem fazer parte da alimentação dos roedores. Também a batata, o abacate, a beringela, as folhas de tomate, o alho, a cebola, o feijão cru e a alface são alimentos proibidos.

Se, por algum motivo, o seu hamster ingerir qualquer produto que considere prejudicial, ou caso ele apresente sintomas de doença, como vómitos ou diarreia, deve levá-lo ao veterinário.

2 Comentários

    • Avatar
      Laura
      Jan 15, 2024

      De quanto em quanto tempo posso dar comida ao meu hamster?

      • Avatar
        Goldpet
        Jan 30, 2024

        Olá, Laura. Obrigado pelo seu comentário. Os hamsters comem cerca de 10 g de alimentação por dia. Esta quantidade pode variar consoante o estilo de vida e o tamanho do seu pequeno roedor e deve ser ajustada às necessidades dele. Essa quantidade diária pode ser oferecida na totalidade uma vez por dia - os hamsters sabem selecionar o que comem, de modo a sentirem-se saciados ao longo do dia - ou pode dividi-la em duas ou mais porções ao longo do dia.

Deixe o seu comentário