Como descobrir o sexo do canário?
Os canários são um tipo de pássaro conhecido pela sua beleza e cores variadas. Ao contrário do que acontece com a maioria dos pássaros, os canários são monomórficos, isto é, os machos e as fêmeas têm uma estrutura idêntica.
Não é raro criadores e especialistas enganarem-se na determinação do sexo de um canário, uma vez que o único método infalível para saber se é fêmea, sem recorrer a laboratórios ou determinação de ADN, é esperar que esta ponha ovos. Qualquer outro método poderá induzir ao erro.
Ainda assim, há algumas dicas que poderá seguir e, dependendo da fisiologia e comportamento do seu canário, ter sucesso na descoberta do seu sexo.
Observe a forma física do seu canário
Os canários são animais muito fáceis de cuidar, não exigindo atenção constante nem sendo um animal destrutivo. São felizes com pequenos cuidados e são uma das espécies de pássaros mais aconselhada para iniciantes.
Quando as aves são adultas torna-se mais fácil distinguir se são do sexo masculino ou feminino através da sua forma física. Por norma, os machos são geralmente mais magros, mais constituídos, têm uma postura mais esbelta e atlética e uma pose mais erguida, sendo ainda mais bonitos.
As fêmeas costumam ser mais pequenas, com um corpo e cabeça mas arredondadas.
Nalgumas espécies, o sexo pode ainda ser diferenciado pela cor das penas, sendo as do macho mais garridas, marcantes e definidas do que as das fêmeas.
Cerimónia de acasalamento
Durante a cerimónia de acasalamento, os canários mostram diferenças de comportamento segundo o seu sexo.
Os machos costumam cantar de forma melodiosa e intensa de modo a captar a atenção das fêmeas. As fêmeas costumam ter um comportamento diferente, começando a preparar o ninho e procurando materiais úteis para criar um leito seguro e macio.
Comportamento dentro da gaiola
Se na mesma gaiola tiver um casal, o macho tentará cortejar a fêmea dando-lhe de comer diretamente no bico. Se existirem dois canários machos, o normal é que ambos os pássaros fiquem agressivos.
Tipo de canto
Apesar de os canários femininos também serem capazes de cantar, os canários masculinos são aqueles que melhor e mais cantam. É por isso comum distinguir-se o sexo das aves pelo seu canto. As fêmeas costumam cantar apenas quando estão prontas para o acasalamento ou quando estão com transtornos hormonais. Nestes casos, o canto não tem nem intensidade, nem a variedade dos machos.
O cantar frequente do canário macho serve para marcar o seu território ou até mesmo para atrair uma parceira feminina. Por vezes, podem cantar também apenas por mero prazer. Ao colocar um canário masculino com um feminino, poderá notar que o macho deixa de cantar. Isto acontece porque ele já encontrou uma parceira.
Ainda no que concerne ao tipo de canto, há épocas do ano em que os machos não cantam, nomeadamente durante o inverno e na época de mudança das suas penas.
Observação da região cloaca
Os órgãos sexuais do canário não têm as diferenças distintas como têm, por exemplo, os dos mamíferos. Assim, outro método útil para diferenciar o sexo do seu canário é observando a parte da cloaca (na região anal) durante o período de cio. Os machos têm uma protuberância na saída das fezes enquanto que as fêmeas férteis apresentam um abdómen liso que se estende até à zona anal. Esta observação apenas é eficaz durante o cio.
Há ainda especialistas e criadores que conseguem determinar o sexo do canário quando este ainda está no ninho. Alguns dizem que é preciso bater suavemente no ninho e ver a reação dos filhotes: os machos baixam a cabeça e levantam o rabo enquanto as fêmeas não se mexem. Outros colocam os filhotes numa toalha ou num pano onde possam enroscar as patas. Os machos irão debater-se e tentar libertar-se.
Gostei