As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Como combater pulgas e carraças nos cães

Como combater pulgas e carraças nos cães

É essencial proteger o seu cão das pulgas e das carraças ao longo de todo o ano. Mas é com o aproximar da primavera que começa a maior preocupação! Seja num passeio no parque, ou mesmo no jardim de casa, as pulgas e as carraças podem facilmente picar o seu cão. É importante vigiá-lo frequentemente, de modo a não deixar que um parasita permaneça no corpo dele durante muito tempo, pois isso poderá trazer complicações para a saúde do seu amiguinho de quatro patas.

Além de pulgas e carraças, também o mosquito portador da leishmaniose é prejudicial à saúde do seu cão. A maioria dos antiparasitários já dão proteção para esta doença, que se transmite através da picada de um parasita denominado Leishmania, propagado por um inseto parecido com um mosquito.

PULGAS

As pulgas são o parasita externo mais frequente e podem gerar diversas patologias ao picarem o seu cão. O ciclo deste parasita divide-se em quatro fases: ovos, larvas, pupas e, finalmente, adultas. Os animais afetados podem desenvolver problemas de pele, devido à substância segregada pela pulga que causa comichão e, em casos mais graves, alguns animais poderão desenvolver anemia, devido à segregação de sangue.

COMO REMOVER PULGAS DO CÃO?

As pulgas podem também ser transmissores de parasitas intestinais e de doenças contagiosas para humanos. Se observar pulgas no seu cão, deve começar o tratamento o mais rapidamente possível. Pode começar por dar banho ao seu cão com um champô antiparasiário* e utilizar um pente adequado para remoção de pulgas. Depois, aplique um antiparasitário regularmente para manter as pulgas longe do seu melhor amigo, seja uma pipeta ou uma coleira.

Deve aguardar alguns dias entre o banho e a aplicação da pipeta/coleira, pois o pelo molhado pode reduzir a eficácia do tratamento. Leia atentamente as indicações do antiparasitário para saber com que regularidade deve aplicar ou trocar o produto.

CARRAÇAS

As carraças são o segundo parasita externo mais frequente e podem originar graves problemas de saúde no seu animal de estimação. É na primavera e no verão que são mais frequentes, no entanto, devido às alterações climáticas, começam a surgir ao longo de todo o ano. As carraças são portadoras de diversas bactérias e organismos, perigosos para animais e humanos. Estas bactérias geram diversas patologias nos animais, que podem ser fatais se não forem tratadas a tempo.

COMO REMOVER UMA CARRAÇA DO CÃO?

A carraça deve ser removida com uma pinça ou outro utensílio adequado para o efeito. Utilize luvas durante este processo, pois as carraças são portadoras de várias bactérias que podem, também, afetar humanos. A carraça não deve ser arrancada! Com o utensílio próprio, agarre este parasita o mais próximo possível da pele do animal e puxe cuidadosa e lentamente, com ligeiros movimentos de zig-zag, sem girar o corpo da carraça. É importante ser muito cuidadoso, para que a carraça saia na totalidade, sem risco de a cabeça ficar presa na pele do patudo.

Uma vez removida, é importante matar a carraça, colocando-a em álcool ou queimando-a (esmagá-la ou deitá-la na sanita não é suficiente). Depois, passe um pente fino ao longo do todo o corpo do animal, para confirmar que não existe mais nenhum parasita que possa ainda não se ter agarrado à pele. 

Concluído o processo, desinfete o local da picada do parasita e esteja atento a qualquer reação de pele no seu melhor amigo. Se necessário, leve-o a um médico veterinário para ser observado!

QUAL O MELHOR ANTIPARASITÁRIO PARA O SEU CÃO?

Coleiras, pipetas, sprays e champôs: existem diversos tipos de antiparasitários para cães, que variam consoante o tempo de proteção e a abrangência. O produto deve ser escolhido tendo em conta o ambiente em que o patudo vive.

PIPETAS

Há várias marcas de pipetas disponíveis no mercado: Ataxxa, AdvantixFrontline, entre outras. A pipeta deve ser aplicada diretamente na pele do animal. Deve afastar o pelo com as mãos e colocá-la na zona entre as omoplatas — leia atentamente o folheto, pois, a aplicação pode diferir consoante o tamanho do animal.

O produto irá espalhar-se por todo o corpo através da oleosidade da pele do cão. Por norma, as pipetas dão proteção durante cerca de quatro semanas. É preciso ter alguns cuidados, de modo a garantir a eficácia da proteção. Não deve, por exemplo, dar-lhe banho antes e/ou depois da aplicação do antiparasitário, pois isso irá reduzir o efeito da mesma. O ideal é primeiro dar banho e após três/quatro dias — o tempo suficiente para a secagem do pelo — administrar a pipeta no seu cão.

COLEIRAS

Para os tutores que pretendam ficar descansados durante mais tempo, ou evitar esquecimentos, as coleiras são uma boa opção, visto que garantem uma proteção mais alargada — entre 6 a 12 meses, consoante a marca. Há várias marcas disponíveis no mercado, como a Scalibor e a Seresto, com diferentes tamanhos que se podem adaptar ao seu cão. As coleiras contêm substâncias que se espalham por todo o corpo do cão, através da própria oleosidade da pele.

SPRAYS

Os sprays atuam de forma imediata, sendo uma boa opção para quando os parasitas já estão presentes no seu animal de estimação, bem como para quando o cão tem ainda poucos dias de vida. O produto deve ser aplicado em todo o corpo, diretamente na pele, no sentido contrário ao crescimento do pelo, puxando-o para cima com a mão e fazendo uma massagem com as mãos, garantindo uma melhor absorção. Tenha cuidado para não atingir os olhos do patudo. 

Leia atentamente as recomendações do produto, para saber a quantidade a aplicar consoante a idade e o tamanho do seu cão.

É aconselhado usar luvas durante a aplicação.

CHAMPÔS

Pode reforçar a proteção do seu cão dando-lhe banho com um champô antiparasitário. Durante o banho, o champô deverá atuar durante cerca de cinco minutos, de modo a garantir maior eficácia. De notar que deverá sempre aconselhar-se junto do médico veterinário, pois estes champôs são, por norma, mais agressivos para a pele e, no caso de o seu cão ter habitualmente problemas de pele — ou outros problemas de saúde — poderá não ser aconselhado o uso destes champôs.

*Se o seu cão tiver sensibilidade de pele, ou algum outro problema de saúde, consulte um veterinário antes de iniciar qualquer tratamento.

Deixe o seu comentário