As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Causas para a perda de pelo do cão

Causas para a perda de pelo do cão

É normal que o seu cão perca pelo ao longo do ano, uma vez que este é um processo natural que o ajuda a adaptar-se às mudanças climáticas que cada estação proporciona. Importa perceber quando é que a queda do pelo é excessiva e, consequentemente, quando terá de tomar medidas para evitar que a mesma aconteça.

CAUSAS PARA A QUEDA DE PELO

MUDANÇA DE PELO NATURAL

A troca de pelo nos cães é natural. Este processo é uma forma que o animal tem em facilitar a manutenção da temperatura. Quando há variações climáticas, o cão perde pelo para ganhar outro mais adequado à estação do ano em que se encontra. Geralmente, os cães têm duas trocas de pelo por ano: na primavera trocam para um pelo mais fino e, por isso, mais adequado às altas temperaturas do verão; no outono, este ciclo inverte-se e o cão ganha um pelo mais grosso e adequado às necessidades do inverno.

É importante perceber que esta realidade, apesar de ser comum a todos os cães, varia dependendo da zona geográfica onde vive o cão. Em sítios onde as estações do ano são menos definidas, os cães podem perder pelo durante todo o todo, com maior intensidade em determinados meses.

Quando a queda de pelo é natural e saudável, ocorre no corpo todo do patudo. Nestes casos, a renovação do pelo é uniforme e não surgem zonas peladas. A queda natural não deve provocar comichão nem feridas. Porém, se a queda não for generalizada ao corpo todo e o animal acabar por apresentar zonas assimétricas, peladas ou mesmo feridas, as causas podem ser patológicas. É importante o tutor estar atento, para poder agir o quanto antes, se necessário.

TIPO DE RAÇA

Ao contrário do que se possa pensar, os cães com mais pelo não são os que têm maior queda. Os animais de pelo curto (os que, habitualmente, dispensam a tosquia) são, por norma, os que perdem mais pelo ao longo do ano. Raças como Pinscher, Whippet, Beagle, Fox Paulistinha, Weimaraner, Pointer, Pug, Labrador, Bulldog Francês ou Bulldog Inglês são raças que, geralmente, tendem a perder muito pelo, contudo, não são as únicas. Os cães de pelo médio, ou com um pelo denso, como as raças Pastor Alemão, Husky Siberiano, Chow Chow ou Akita, também perdem bastante pelo. Já as raças com pelo mais longo, e que, regra geral, necessitam de mais cuidados de tosquia, são as que perdem menos pelo. Nesta categoria podemos incluir os Poodle, Maltês, Yorkshire, Lhasa Apso, Shih Tzu, Bichon Frisé.

ALERGIAS

A alergia é uma das causas mais comum para a queda de pelo nos cães. À semelhança do ser humano, o cão também manifesta reações alérgicas a determinados alimentos, condições ambientais (como o pólen) ou até mesmo parasitas.

PARASITAS

Uma infestação de parasitas, como são exemplos as pulgas, carraças e ácaros, pode dar origem a inflamações, comichão e vermelhidão e, consequentemente, à queda de pelo ao redor das orelhas, olhos, abdómen e tórax.

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS

A alimentação do seu cão é muito importante para o tipo de pelo que o mesmo apresenta, bem como para evitar a queda do mesmo. Uma ração que não seja rica em nutrientes poderá estar na base deste problema. Por norma, rações ricas em ómega-3 são as mais aconselhadas para ajudar nos problemas de pele e para manter um pelo bonito.

Se tiver dúvidas sobre qual a ração mais indicada para o seu cão, deve procurar aconselhamento veterinário, por forma a que este lhe indique o tipo de alimento mais adequado às necessidades do seu patudo, consoante as características dele.

STRESS

Nos humanos, é comum existir queda de cabelo quando este enfrenta momentos de maior ansiedade. Com os cães, acontece a mesma situação, originando a queda do pelo. Mudanças, viagens ou ausência do tutor são exemplo de situações que poderão deixar o seu cão mais ansioso.

GRAVIDEZ

Na gravidez, períodos de cio ou no pós-parto e amamentação, é comum que haja uma maior queda do pelo.

DOENÇAS

Há determinadas doenças que poderão ter como um dos sintomas a queda de pelo.

  • A doença de cushing consiste na produção elevada de cortisol e tem como um dos sintomas a perda de pelo, normalmente na zona do flanco;
  • O hipotireoidismo canino é uma das doenças mais comuns nos cães, que acontece quando a produção de hormónio é pouco ativa. Esta condição pode ter queda de pelo como um dos sintomas;
  • Tumores e doenças imunológicas poderão ser responsáveis por esta situação.

Se o seu melhor amigo está com queda de pelo excessiva, é importante consultar um veterinário para despistar qualquer problema de saúde.

Deixe o seu comentário