Tosse do Canil: quais os sintomas e como evitar?
A traqueobronquite infeciosa canina, vulgarmente conhecida como Tosse do Canil, é uma doença respiratória altamente contagiosa. Transmite-se através do contacto com outros animais infetados e pode representar grave perigo para a saúde do seu melhor amigo. A boa notícia é que é possível prevenir esta doença no seu cão!
Quais os sintomas da Tosse do Canil?
Os sintomas dependem de vários fatores. De forma geral, a Tosse do Canil manifesta-se através de:
- Tosse, que pode ser seca ou produtiva;
- Febre;
- Espirros Corrimento nasal ou ocular;
- Mau hálito Despigmentação do nariz;
- Respiração mais ofegante pela boca;
- Aumento dos gânglios linfáticos.
Este são os principais sintomas. Esta doença pode, também, ter sintomas idênticos a uma gastroenterite, com vómitos e diarreia, dependendo do tipo de vírus. Se suspeita que o seu cão pode estar infetado, leve-o de imediato ao veterinário.
Diagnóstico
O diagnóstico para a doença é feito após exame físico e com base no historial do animal, por exemplo, se esteve em ambientes com outros animais (canis ou ATL). São também feitos exames específicos, como raio-x e análises. O médico veterinário analisará qual o procedimento mais adequado, com base nos sintomas que este apresenta.
A gravidade da doença para os cães depende de vários fatores, tais como, os agentes patogénicos envolvidos, o sistema imunitário do animal e o meio ambiente em que vive. Em determinadas situações, podem desenvolver-se quadros mais graves, por exemplo, uma pneumonia, o que representa grande perigo para o patudo. E uma vez que não se desenvolve imunidade, os cães podem contrair Tosse do Canil mais do que uma vez.
Tratamento da Tosse do Canil
Tal como acontece com os humanos quando estão com gripe, num patudo diagnosticado com Tosse do Canil recomenda-se repouso e um reforço na alimentação.
Após o diagnóstico pelo médico veterinário, este avaliará a necessidade de medicação. Nunca automedique o seu melhor amigo! Os medicamentos para humanos podem ser altamente tóxicos para os animais, podendo causar graves reações e, até mesmo, a morte.
Como prevenir a Tosse do Canil?
E esta é a boa notícia: existem vacinas que contribuem para a prevenção da doença! Dependendo do tipo de vacina, esta pode ser administrada diretamente nas narinas do animal, injetável subcutânea ou oral. Estas variam não só no método de administração, mas também na rapidez de imunidade e nos tipos de agentes patogénicos que abrangem.
Se, nestas férias, vai deixar o seu melhor amigo numa Pousada Canina, saiba que esta vacina é obrigatória para poder hospedá-lo. Mas, mais do que isso, a vacinação é a melhor forma de promover a saúde do seu patudo!
Deixe o seu comentário Cancelar resposta