As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
1 € - 61 €

Tudo sobre o Yorkshire Terrier

Tudo sobre o Yorkshire Terrier

Há quem diga que os Yorkshires Terriers são excelentes cães de companhia, apesar de serem conhecidos pelo seu mau-feitio. A verdade é que é uma das raças mais populares em Portugal, seja pela sua personalidade ou aparência, seja por serem cães de grande longevidade, com uma esperança média de vida entre os 12 e os 16 anos, entrando na fase adulta aos seus 6 meses de vida.

História do Yorkshire Terrier

Desenvolvido no século XIX, na Escócia, o Yorkshire Terrier ganhou o seu nome quando foi levado para Yorkshire, em Inglaterra, durante a Revolução Industrial. Acredita-se que descende de vários outros terriers, como são exemplo o Maltês, o Manchester e o Dandie Dinmont Terrier.

Para quem não conhece, o Yorkshire é um condado no norte de Inglaterra que viu-se perante um grande boom durante a Revolução Industrial do século XIX. Durante esse período, várias pessoas da Escócia mudaram-se para Yorkshire à procura de trabalho, dado a proximidade deste condado à fronteira de Inglaterra e Escócia

Sem certeza da finalidade para a qual foi criado, há relatos que indicam que este cão foi criado com o objetivo de ser caçador de roedores, capturando ratos que infestavam os poços de minas e com o objetivo de entrar em tocas de texugos e raposas.

Mais tarde, a primeira participação oficial de um Yorkshire numa exposição canina deu-se em 1870 começando esta raça a ganhar prestígio, deixando de ser um cão com a finalidade de caçar.

Em 1885, o Yorkshire foi registado no American Kennel Club.

Caraterísticas físicas

O Yorkshire Terrier pertence a uma raça de pequeno porte ainda que no passado esta tenha sido maior. Ao longo dos anos, foi feita uma criação seletiva em que os cães foram miniaturizados.

Os cachorros desta raça devem nascer de cor preta e castanha. Há medida que vai crescendo, o Yorkshire vai desenvolvendo um pêlo azul escuro, acompanhado de um pêlo castanho mais escuro nas raízes e mais claro nas pontas. O pêlo deste cão caracteriza-se ainda por ser brilhante, fino e sedoso.

O Yorkshire Terrier tem um pêlo fino e sedoso

No que concerne à sua cabeça, esta é pequena e plana no topo e o focinho costuma ser relativamente curto. O nariz preto e os olhos de tamanho médio. As orelhas em forma de “V”, não muito afastadas uma das outras.

Personalidade do pequeno Yorkshire Terrier

Apesar do seu tamanho, é um cão que se torna uma excelente companhia, sendo bastante conhecido e adorado pelos seus traços de brincalhão e por ser um cão cheio de energia.

São cães que gostam de estar envolvidos com o meio onde se inserem, tendo uma personalidade curiosa, ativa, protetora e também adoram atenção. Meigo, simpático, inteligente e sociável, é assim que descrevemos os Yorkshire Terrier.

Por outro lado, é um cão extremamente teimoso e por isso mesmo deverá treiná-lo desde cachorro para que consiga obter eficácia na sua educação. É ainda um cão excessivamente ciumento e protetor do seu tutor.

Cuidados

No que diz respeito ao pêlo, não é necessário mantê-lo longo. Se o mantiver curto será mais fácil cuidar dele, contudo, independentemente do tamanho, terá sempre de despender tempo e dinheiro para cuidar do pêlo.

Outro cuidado importante a ter é manter este cão longe de crianças pequenas pois poderá vê-las como uma ameaça e, além disso, por ser um cão de pequeno porte poderá não ser manuseado da forma mais correta.

Também deverá manter este cão longe de roedores devido ao seu instinto de caça para este tipo de animais.

O Yorkshire Terrier é um excelente caçador de roedores

Os Yorkshires são cães fiéis aos seus tutores adaptando-se facilmente à vida num apartamento. Ainda assim, há semelhança dos outros cães, não se esqueça que este animal de estimação necessita sempre de exercício diário e de descarregar as energias.

Por ser um cão bastante afetuoso e afeiçoado ao seu tutor, exige bastante atenção por parte do mesmo, todavia, esta atenção deve ser equilibrada com treino. Rapidamente o seu cão poderá ganhar confiança excessiva e fazer tudo o que quer. Terá de impor os devidos limites para não existirem abusos de confiança nem problemas de mau comportamento.

Deixe o seu comentário