As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Dicas para uma viagem tranquila com o seu cão

Dicas para uma viagem tranquila com o seu cão

Os animais de estimação fazem parte da família, por isso, cada vez mais acompanham os donos em férias ou passeios. Mas viajar de carro com um patudo nem sempre é fácil. Há cães que enjoam, outros que ficam demasiado ansiosos… Mas há algumas dicas que podem tornar as viagens de automóvel menos confusas e mais seguras, tanto para o animal como para o tutor. E, para evitar multas, há regras a cumprir.

PREPARAR O PATUDO PARA A VIAGEM

Nem todos os cães adoram andar de carro. Para alguns, é um verdadeiro pesadelo. Se o seu melhor amigo é dos que não suporta andar de carro, saiba que há formas de o ajudar*. 

>> Se o cão nunca andou de carro, comece por habituá-lo aos poucos. Primeiro coloque o patudo dentro do carro, tal como se fosse viajar, mas sem tirar o carro do sítio. Depois, leve o seu cão em pequenos passeios no carro. Vá aumentando o tempo das viagens gradualmente.

>> Numa viagem mais longa, faça pausas sempre que possível e deixe o patudo dar um passeio no exterior, para fazer as necessidades e caminhar um pouco. Não se esqueça dos sacos para os dejetos!

>> Se, mesmo assim, o seu cão fica muito agitado, consulte o médico veterinário. Há vários produtos e medicamentos que podem ajudar o seu melhor amigo em situações de maior stress.

PREPARAR A MALA DE VIAGEM DO SEU CÃO

Se vai viajar com o seu melhor amigo, há alguns acessórios dos quais não se pode mesmo esquecer.

O QUE NÃO PODE FALTAR NA MALA DE VIAGEM DO CÃO?

COMO TRANSPORTAR O CÃO NO CARRO?

O transporte de animais soltos no carro não é permitido. Por isso, dependendo do porte do cão, deve levá-lo numa transportadora adequada, preso com um cinto de segurança próprio para cães e/ou usar uma rede de proteção no carro. Além de evitar multas, tutor e animal ficarão protegidos em caso de travagens mais bruscas ou mesmo de acidente. E caso o cão se assuste durante a viagem, evita que salte para o colo do condutor, o que colocaria todos em perigo - o comportamento de um cão é sempre imprevisível.

A transportadora é o método mais seguro para o cão, pois, ele fica protegido dentro dela. Esta deve ser colocada no chão, na mala do carro ou no banco, sendo que, neste caso, deve ser presa com o cinto do próprio carro.

Se preferir o cinto de segurança, ao comprá-lo deve ter em conta o peso do animal. No caso de um cão de maior porte, deve garantir que ele não consegue partir o cinto. O cão deve ir nos lugares de trás, para maior segurança. Em viagens de carro aconselhamos o uso de peitoral em vez de coleira, pois, é mais confortável e seguro para o patudo. Basta, então, prender o mosquetão do cinto no peitoral, fazer todos os ajustes, engatar o cinto no local adequado e podem seguir viagem!

Para reforçar a segurança de todos, pode colocar uma rede de proteção entre os bancos dianteiros e traseiros ou entre os bancos e a bagageira (consoante o local onde o animal viaje). Esta rede não deixa o animal saltar para os lugares da frente e permite que ele viaje solto sem perigo para os tutores. No entanto, deixamos o alerta: viajar sem cinto ou transportadora não é seguro para o patudo!

Sabia que não é aconselhado levar o seu amiguinho à janela? Bem sabemos que eles adoram: vão todos felizes com as orelhas ao vento! Porém, além de não ser seguro, pode causar otites. E ninguém quer ter de lidar com um problema de saúde destes durante as férias!

COMO TORNAR A VIAGEM MAIS AGRADÁVEL?

Ofereça água com frequência ao seu melhor amigo, durante as viagens. Em viagens demasiado longas, é importante fazer paragens a cada duas horas, pelo menos. Essa paragem é importante para ele fazer as necessidades, bem como para caminhar um pouco. Deve também garantir ao seu cão um ambiente favorável, ao nível de temperatura e ventilação no carro, por exemplo.

No verão, evite viajar em horas de maior calor, especialmente se não tiver ar condicionado no carro. No inverno, opte por vestir uma roupa ao seu amiguinho e colocar uma manta, para ele ir bem aconchegado. Pode levar objetos atrativos para o seu cão, como mantas ou brinquedos, para ele ficar mais relaxado e confortável.

Evite fazer viagens após as refeições do seu cão. Tal como acontece com os humanos, eles podem enjoar facilmente durante uma viagem. O ideal será alimentá-lo cerca de três horas antes. Ainda assim, por precaução, pode colocar uma capa protetora no banco, para evitar que ele suje o automóvel, caso vomite. Se não tiver essa capa, o resguardo é uma alternativa.

E nunca é demais reforçar: jamais deixe o seu melhor amigo sozinho fechado no carro. Os carros atingem temperaturas insuportáveis, que podem ser fatais para o patudo.

-

*O que resulta com uns cães, pode não resultar com outros. Em caso de reações comportamentais mais graves, contacte o médico veterinário.

Deixe o seu comentário