As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Razões para adotar um animal adulto

Razões para adotar um animal adulto

Um animal de estimação é cada vez mais encarado como um membro da família. São várias as pessoas que optam por adotar um animal, contudo, a primeira opção costuma ser, por norma, adotar um cachorro ou um gatinho pela vontade em querer ver o animal crescer e, consequentemente, crescer com ele.

Adotar um animal deve ser sempre uma decisão previamente ponderada e pensada ao pormenor. É necessário ter a consciência de que este processo envolve um compromisso para a vida. Deve refletir aspetos como:

  • Tem possibilidades financeiras para assumir as despesas inerentes ao animal (alimentação, despesas médicas, acessórios)?
  • Tem espaço em casa para que o seu novo patudo tenha espaço e sem prejudicar o seu espaço?
  • Está consciente de que a sua rotina irá ser alterada?
  • Tem disponibilidade para, no caso de ser um cão, o levar a passear?
  • Tem tempo e vontade de brincar com o seu novo animal?
  • Quando for de férias, tem com quem deixar o animal?
  • Está disposto aprender mais sobre animais para que possa garantir a melhor vida possível ao seu?

No que concerne à adoção de animais adultos, estes são muitas vezes esquecidos e deixados nas associações para adoção, acabando por falecerem sem conseguirem um novo lar ou uma nova oportunidade de serem amados e amarem os seus tutores. Eis 5 razões para adotar um animal adulto:

1 - Os canis e associações estão cheios de animais adultos

Os centros de adoção estão cheios de animais adultos. Esta situação deve-se, em grande parte, ao abandono dos animais por parte dos antigos tutores.

É necessário ter a consciência de que apesar das associações fazerem todos os esforços possíveis e imaginários para dar a melhor vida possível a estes animais, não têm todos os meios necessários para o fazer. Quem abandona os animais submete-os a uma vida condenada a um espaço limitado, dependentes de voluntários para cuidar de si e das instalações onde habitam.

Adotar um animal de um canil ou associação permite-lhe ser aconselhado de modo a perceber qual será o animal que mais se adapta à sua rotina e ao seu lar. Cada cão ou gato tem uma personalidade única e, a associação conhecendo os animais, consegue indicar-lhe se os mesmos se dão, por exemplo, bem com crianças, se vivem melhor na rua ou dentro de casa, se são calmos ou energicos, entre outros.

Importa ainda mencionar que, ao adotar um animal de uma associação de confiança, garante que o cão ou o gato já recebeu todos os cuidados e tratamentos necessários ou que é aconselhado sobre a melhor forma de agir com o seu novo membro da família.

2 - São animais já domesticados

Os animais adultos costumam ser animais provenientes de outros lares, com antigos tutores. Por norma, caraterizam-se por serem animais já domesticados habituados ao convívio humano, compreendendo os comandos básicos. São, por isso, animais que exigem menos cuidados e atenção do que um animal bebé.

3 - Necessitam de menos cuidados

Tal como mencionado anteriormente, os animais bebés requerem sempre bastante atenção e cuidados, quer sejam cuidados com a alimentação, quer seja com saúde, vacinas ou até mesmo acompanhamento diário por questões de segurança. Além disso, os animais bebés necessitam de ser educados e treinados. Consequentemente, os custos com animais bebés também são muito maiores do que com animais adultos. Torna-se, por isso, mais fácil cuidar de um animal adulto.

4 - Têm um tamanho e personalidade desenvolvidos

Um animal adulto tende a ser um animal mais calmo e a ter uma personalidade e construção física definidas. Isto vai permitir que, depois de adotar o animal, não tenha surpresas mais tarde.

Não obstante deve ter sempre em conta que podem existir mudanças leves de personalidade ao mudar de ambiente e lar, todavia, costumam ser mudanças positivas.

5 - A gratidão que vai receber ao dar-lhe uma nova vida

Ao adotar um animal adulto está a proporcionar-lhe uma nova vida, um recomeço. Esta oportunidade que lhes é dada é, muitas vezes, transmitida em pequenos gestos de felicidade e lealdade.

Ao adotar um animal adulto tem em mãos a oportunidade de mudar a vida desse mesmo animal. É uma nova oportunidade que lhe dá para ser amado e ter uma vida digna, junto de alguém que goste e cuide dele.

Deixe o seu comentário