As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Tartarugas semi-aquáticas: cuidados a ter

Tartarugas semi-aquáticas: cuidados a ter

Como animais domésticos, as tartarugas semi-aquáticas são dos répteis mais populares em Portugal. Embora não necessitem de companhia e presença humana regular, exigem bastantes cuidados ao nível da alimentação e da qualidade da água. Conheça os cuidados essenciais para garantir uma vida longa, feliz e saudável à sua tartaruga. Lembre-se que cada animal tem um organismo diferente e, por isso, necessidades específicas.

Escolha da tartaruga

Antes de acolher uma tartaruga aquática em casa, é importante saber um pouco mais sobre as diferentes espécies. Embora a maioria exija cuidados semelhantes, existem algumas diferenças consoante a espécie. É essencial perceber qual a que se adapta melhor ao que pretende e às condições que lhe poderá proporcionar. Cada espécie atinge um tamanho diferente em idade adulta, necessitando de aquários maiores para habitar, assim como outros cuidados com a alimentação.

Aquário espaçoso

Ao preparar a tartarugueira do seu réptil tenha em conta de que este animal precisa de ter espaço suficiente para conseguir mergulhar e nadar confortavelmente. É igualmente importante ter um espaço seco onde a tartaruga aquática possa sair da água e relaxar, de preferência, a apanhar sol. Para tal, existem diversas ilhas flutuantes, que deve escolher tendo em conta o tamanho da sua tartaruga.

Recomenda-se que o aquário tenha cerca de 4 ou 5 vezes o tamanho do réptil e que seja composto por dois terços de água. A profundidade da água deverá ser de 10 a 20 cm para as tartarugas bebés (carapaça de cerca de 2,5 a 5 cm de comprimento). Para as tartarugas adultas, deverá ser o dobro do comprimento da carapaça da tartaruga maior que habitar no aquário. Garantir esta profundidade permite que a sua tartaruga tenha espaço para mergulhar sem se magoar, vivendo feliz.

No que diz respeito à decoração do aquário, os materiais devem ser pouco ásperos e sem bicos perigosos. Não encha demasiado o aquário com estes acessórios: a tartaruga precisa de algum espaço livre!

Limpeza e manutenção da água

O tratamento correto da água existente no aquário é um dos aspetos mais importantes. As tartarugas semi-aquáticas respiram e alimentam-se debaixo de água, por isso, é essencial manter a água do aquário limpa e tratada. A acumulação de sujidade no aquário poderá pôr em risco o bem-estar e a saúde do seu animal de estimação.

É aconselhável a utilização de um filtro externo que permita filtrar a água, mantendo-a limpa. Além disso, estes filtros permitem criar uma corrente agradável para as tartarugas, fazendo com que a água não esteja sempre parada.

Um ventilador é também importante, de modo a manter a água bem oxigenada.

Temperatura da água

As tartarugas semi-aquáticas necessitam de habitar em águas com uma determinada temperatura, para que se sintam confortáveis e seguras. A temperatura aconselhada é entre os 23ºC e os 29ºC.

Iluminação e temperatura ambiente

A iluminação e temperatura são dois fatores importantes para os répteis e, como tal, a tartaruga aquática não é exceção. Esta espécie animal necessita de exposição regular à luz ultravioleta. Neste sentido, é necessário garantir uma iluminação que proporcione calor e radiação UVA e UVB, durante o dia, ao seu réptil. Uma lâmpada adequada, sobre a ilha ou terreno seco, é suficiente para manter uma temperatura ambiente entre os 23ºC e 29ºC, proporcionando, assim, a radiação apropriada. Isto permite às tartarugas metabolizar o cálcio e evitar doenças futuras, tais como o síndrome de casca mole.

Alimentação

Embora a maioria dos alimentos para tartarugas sejam de muito boa qualidade, é importante que não sejam encarados como a única fonte de alimento. A alimentação das tartarugas semi-aquáticas deve ser complementada com produtos como minhocas, crustáceos, peixes pequenos, algas e também vegetais. O cálcio é também um componente indispensável para o desenvolvimento dos ossos e da carapaça, sendo importante que estes animais ingiram alimentos como espinafres, agrião, cenoura, caracóis com casca, entre outros.

A frequência com que alimenta a sua tartaruga depende da idade do animal. Se a tartaruga for bebé, alimente-a uma vez por dia; se for uma tartaruga adulta, cerca de três vezes por semana será suficiente.

Por estarem submersas a maior parte do tempo, a melhor forma de alimentar a sua tartaruga é colocar a comida diretamente na água, pois este animal só come com a boca dentro de água. Após a refeição, deve retirar o excesso de comida do aquário, para evitar a acumulação de resíduos e sujidade.

Cuidados de saúde da tartaruga

Preservar a saúde de uma tartaruga passa por manter rotinas na alimentação e no ambiente. Evite mudanças constantes e repentinas, especialmente na alimentação. Se pretender alterar a alimentação, faça-o de forma gradual, de modo a criar habituação na tartaruga.

As tartarugas são animais fortes e saudáveis, quando lhes são proporcionados os cuidados básicos. Ainda assim, deve estar atento a sinais como inchaço dos olhos, carapaça mole, alterações de apetite, mudanças de comportamento ou movimentações mais lentas, sendo este último um sinal de hipotermia. Caso a sua tartaruga apresente algum destes sintomas deve levá-la, de imediato, a um veterinário. Tirando estes casos, é importante que a tartaruga aquática seja vista por um veterinário, pelo menos, uma vez por ano. Nas visitas ao veterinário, transporte a tartaruga numa caixa de transporte apropriada e tenha atenção a correntes de ar e temperaturas elevadas.

Cuidados para o tutor

Após mexer na tartaruga ou na água onde a mesma se encontra, deve lavar bem as mãos e secá-las numa toalha à parte, uma vez que o réptil poderá ter algumas bactérias, transmissíveis ao ser humano, como é o caso da salmonela. 

2 Comentários

    • Avatar
      Carina Vieira
      Sep 29, 2020

      Boa noite, Procurei a morada da vossa clínica e percebi que fica em Leiria. Tem algum espaço em Lisboa? Comprei uma tartaruga no passado dia 20 de Setembro. No mesmo dia reparei que a tartaruga tinha uma patinha quase sem unhas. Tinha apenas uma unha, que entretanto caiu. Tenho procurado muita informação. Tenho receio que tenha alguma infeção. Gostava que fosse vista por um profissional com experiência.

    • Avatar
      Goldpet
      Feb 8, 2021

      Boa tarde, Carina. Agradecemos o seu comentário. Informamos que não temos loja em Lisboa. Temos duas lojas físicas: uma em Caldelas, concelho de Leiria, e outra na cidade de Leiria. No entanto, através do nosso site, fazemos envios para todo o país! Relativamente à questão que coloca, sobre a tartaruga, sendo uma questão relacionada com a saúde dela, é essencial consultar um médico veterinário. Obrigado.

Deixe o seu comentário