As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Sphynx: o gato das rugas que não tem pêlo

Sphynx: o gato das rugas que não tem pêlo

Popularmente conhecido como gato Esfinge, o Sphynx quebra todas as normas que caraterizam o mundo felino. É também conhecido por muitos como o gato das rugas que não tem pêlo.

Fisicamente diferente, este gato tem uma personalidade mais parecida com a de um cão do que com qualquer outro gato, todavia, tal não invalida a necessidade de receber carinho, fazer atividade física, construir hábitos de higiene e ter uma alimentação equilibrada para ser feliz.

História do Sphynx

Gato Sphynx

A origem exata desta raça é desconhecida. Acredita-se apenas que os Astecas criavam gatos sem pêlo. Há ainda o registo de peças de cerâmica moldadas com a figura destes gatos que remontam para o Antigo Egito e, mais tarde, para a era pré-colombiana.

A raça como atualmente conhecemos é muito recente. Os registos das primeiras manifestações são de 1960 mas, só a partir de 1966 é que surgiram os primeiros registos de procriação.

Em 1966, em Ontário no Canadá, uma gata doméstica deu à luz uma ninhada com um filhote totalmente sem pêlo, que foi o resultado de uma mutação genérica natural. Na ninhada seguinte, voltou acontecer a mesma situação. A partir daí, estes gatos acabaram por originar uma nova raça.

Primeiramente, começaram por ser conhecidos como Moon Cats (Gatos Lua), depois como Canadian Naked (Canadianos Nus) e, atualmente, como Sphynx, sendo já criados no mundo inteiro.

Em Portugal, são popularmente chamados de Gatos Esfinge por se parecerem com a Grande Esfinge de Gizé.

A história desta raça conheceu vários reveses estando estabilizada nos dias de hoje. Esta estabilidade deu-se em grande parte graças à Cat Fancier’s Association (CFA) que, em fevereiro de 1998, aceitou definitivamente o registo da raça, impulsionando a sua criação.

Em 2000, a associação já tinha inscritos mais de 120 gatos Sphynx, garantindo o 33º lugar entre 40 raças reconhecidas de forma oficial.

Aparência deste gato

Aparência do Sphynx

O Sphynx é um gato de tamanho médio com uma aparência marcante. Apesar de ser conhecido pela falta de pêlo, a pele do Sphynx é coberta por uma pelagem fina.

É, por norma, um gato saudável, forte, musculado e pesado para a sua aparência e tamanho.

A pele é macia e a temperatura interna do corpo é elevada, sendo também quente ao toque e muito agradável de acariciar. Estas elevadas temperaturas devem-se ao facto de não ter um pêlo que o permita isolar do frio.

As rugas são altamente valorizadas, particularmente se elas estiverem ao redor do focinho, entre as orelhas, nos ombros, patas e pescoço.

No que concerne à cabeça deste animal, esta apresenta uma forma triangular. A frente é plana, com rugas e as maçãs do rosto são salientes. O nariz é por norma largo e curto e os olhos são grandes, espaçados e um pouco oblíquos conferindo-lhe um olhar muito expressivo. As orelhas são largas na base e bastante afastadas. Quanto maiores forem as orelhas, melhor.

As patas devem ser longas, finas e musculosas. Os pés são ovais e têm de dedos longos, com almofadas espessas. A cauda é longa e afiada. O ventre é redondo e proeminente.

Personalidade do Sphynx

Personalidade do Sphynx

Ao contrário da maioria dos gatos, o Sphynx é carinhoso, brincalhão e dependente.

Caraterizado por ser uma raça leal e muito inteligente, é igualmente dócil não demonstrando traços de agressividade.

É bastante apegado ao seu tutor, aprendendo facilmente a rotina da casa e gosta de ser mimado. Podem muitas vezes ser considerados de ciumentos e possessivos.

A ausência de bigodes é uma caraterística que influência a sua aparência, mas também o seu comportamento. Os bigodes funcionam como sensores e ajudam os gatos a terem perceção de espaços. São desajeitados e, por vezes não conseguem subir a lugares altos e desequilibram-se facilmente.

É ainda um gato voluntário, vivo e sociável uma vez que se relaciona bem com outros gatos e cães.

O Sphynx dá-se bem com outros gatos e cães

Alimentação

A dieta desta raça deve ser equilibrada, nutritiva e rica em gorduras. A falta de pêlo exige um consumo extra de calorias para manter a temperatura corporal. Por isso, costuma ser por norma guloso e está sempre pronto para comer. Come mais do que aquilo que é habitual noutras raças.

Recomenda-se uma alimentação que inclua ração seca e húmida. É igualmente importante que não lhe falte água limpa.

Cuidados especiais com o Esfinge

Embora, à partida, pareça delicado ou frágil, o gato Esfinge é robusto e forte.

Como todos os gatos, é capaz de fazer a sua própria higiene. No entanto, os alimentos ricos em calorias produzem mais gordura na pele e cera nos ouvidos. É importante limpar regularmente estas zonas. Aconselham-se banhos periódicos (semanais no verão e pelo menos uma vez por mês no inverno). Os champôs e os sabonetes devem ser neutros e dermoprotetores. Devido à ausência de pêlo, não exige escovagens.

Devido às suas caraterísticas, o Sphynx é um gato de interior por estar mais sujeito a queimaduras. É importante que mantenha este gato longe do sol e, no inverno, tenha em atenção se o animal não passa frio. Para ter um termo de comparação, por norma, se o tutor estiver confortável com a temperatura ambiente, o Sphynx também estará.

É conveniente limpar as patas e as almofadas assim como cortar regularmente as unhas com alicates próprios para o efeito.

Cuidado com o Esfinge

É ainda importante ser desparasitado e vacinado convenientemente. Em caso de dúvidas, consulte um veterinário da sua confiança.

Indivíduos com alergias ao pêlo do gato facilmente toleram o Esfinge sem pêlo, ainda que algumas caraterísticas que proporcionam as alegrias continuem presentes.

Curiosidades cinemáticas deste gato

Ainda que recente, esta raça ganhou popularidade no mundo do cinema e da televisão:

  • Inspirou o famoso personagem de Steven Spielberg, E.T.
  • No filme Austin Powers, o gato do Dr. Evil é um Sphynx.
  • O gato Esfinge aparece na série Friends, no espisódio "The One with the Ball".
  • Em Kim Possible, da Disney, a vilã Camille Leone surge sempre com um gato desta raça.
  • O gato Esfinge surge ainda em diversos momentos do videoclip I Miss You da banda Blink 182.
  • No videoclip do Chris Lawyer, Right On Time (Official Music Video), também aparece um Sphynx.

Deixe o seu comentário