As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Sabia que os dentes dos Porquinhos da Índia precisam de ser desgastados?

Sabia que os dentes dos Porquinhos da Índia precisam de ser desgastados?

Os dentes dos porquinhos-da-Índia crescem sem parar durante a vida toda. Por isso, é essencial garantir o desgaste ao longo do tempo. Caso contrário, os dentes poderão atingir um tamanho desproporcional, causando lesões e impedindo-o de se alimentar corretamente. Por norma, este desgaste é conseguido pela própria atividade do animal, nomeadamente, através da mastigação dos alimentos. Uma alimentação nutritiva, rica em vitamina C, os snacks e o feno são essenciais para o bem-estar do animal!

A solução passa por oferecer ao seu porquinho-da-Índia alimentos abrasivos e garantir que seja ele a cortar, mastigar e triturar os alimentos, de forma a trabalhar com todos os dentes. O feno é essencial para o desgaste dos dentes, assim como os snacks.

A falta de desgaste dos dentes pode originar problemas bocais, como feridas na boca, abcessos e outros, assim como problemas de saúde por falta de nutrientes, pois, os animais podem deixar de se alimentar. Alguns roedores podem ter dificuldade em desgastar os dentes de forma natural. Se notar que os dentes do seu bichinho estão demasiado grandes e ele não consegue fazer o desgaste naturalmente, é essencial consultar o médico veterinário.

COMO SÃO OS DENTES DOS PORQUINHOS-DA-ÍNDIA?

O porquinho-da-Índia não tem apenas os quatro dentes da frente. Estes são apenas os visíveis, sendo que os restantes são normalmente mais difíceis de detetar, por causa das bochechas do animal.

O porquinho-da-Índia, também conhecido como cobaia, tem 20 dentes: um par de incisivos superiores e inferiores muito afiados; um par de pré-molares superiores e inferiores; três pares de molares superiores e inferiores; ausência dos dentes caninos. Saiba ainda que o porquinho-da-Índia tende a ter dentes todos brancos, ao contrário do que acontece com a maioria dos roedores, que tendem a ter dentes amarelos.

QUAL A ALIMENTAÇÃO CORRETA PARA ESTES ROEDORES?

Por ser vegetariano, o porquinho-da-Índia é extremamente fácil de alimentar, adaptando-se a quase todo o tipo de verduras. Os granulados e as misturas constituem uma alimentação equilibrada; os vegetais e as frutas também devem fazer parte da dieta deste roedor. O porquinho-da-Índia deve ser alimentado duas vezes por dia, preferencialmente ao início da manhã e ao entardecer. Deverá colocar uma quantidade que o bichinho possa comer na totalidade, até à próxima refeição.

O acompanhamento veterinário regular é essencial, em qualquer circunstância. Lembre-se de que não há ninguém melhor do que um especialista para garantir que está tudo bem com a saúde do seu animal. De preferência, recorra a veterinários especialistas em roedores, que têm a habilidade, o conhecimento e as ferramentas certas para diagnosticar e tratar o seu porquinho-da-Índia.

4 Comentários

    • Avatar
      Leonardo
      Feb 4, 2022

      Olá poderiam me informar se o capim de casa desgasta os dentes dos porquinhos da índia?

      • Avatar
        Goldpet
        Feb 7, 2022

        Olá, Leonardo! O capim de casa não vai ter efeito no desgaste dos dentes, pois não tem dureza suficiente. Deve disponibilizar ao seu porquinho-da-Índia produtos próprios para o desgaste dos dentes, tais como o feno (que deve ser disponibilizado diariamente), brinquedos de madeira (além de lúdicos, também favorecem a saúde dos dentes) ou pedras minerais (que, além de ajudarem no desgaste, oferecem um extra de minerais essenciais ao bem-estar do seu amiguinho). Há snacks que pode oferecer pontualmente e que também são muito bons para esse processo, assim como os sticks de mastigação. Alguma questão adicional, não hesite em contactar-nos!

    • Avatar
      José
      Oct 30, 2023

      O que faz quando o dente quebra mais não caí?

      • Avatar
        Goldpet
        Nov 16, 2023

        Olá, José! Obrigado pelo seu comentário. Perante essa situação, aconselhamos que entre em contacto com o médico veterinário.

Deixe o seu comentário