As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Quando é que a gata entra no cio?

Quando é que a gata entra no cio?

O cio é uma fase complicada para as gatas. Durante o cio, as gatas pedem mais atenção, ficam mais carentes e miam muito alto, para chamar a atenção do macho. Existem bastantes alterações de comportamento na gata nesta fase. No entanto, note que cada gata tem as suas características e o cio é diferente em cada uma. Durante esta fase existe uma grande probabilidade de a gata engravidar, por isso, se não quer ser surpreendido com uma ninhada de gatinhos, deverá tomar algumas precauções.

O primeiro cio da gata aparece, habitualmente, entre os 6 e os 9 meses de vida. No entanto, depende sempre também do peso da gata, assim como da raça e outros fatores, entre os quais, o contacto, ou não, com machos. Depois, o cio costuma aparecer na primavera e no outono e pode durar desde alguns dias, até algumas semanas.

A altura em que aparece o cio também depende da quantidade de horas de luz que a gata tem diariamente. Por esse motivo, o cio aparece com maior intensidade na primavera, sendo esta uma época do ano em que há mais luz. Apesar de ser na primavera e no outono que, habitualmente, aparece o cio às gatas, este pode também ocorrer no inverno, se a gata viver dentro de casa, dado que neste ambiente existe bastante luz artificial e aquecimento.

FASES DO CIO

Durante o ciclo fértil, a gata passa por quatro fases. Numa primeira fase, o poestro, a gata fica mais carente, pede mais atenção, tem um miar mais forte e urina com maior frequência, podendo mesmo fazê-lo fora da caixa de areia ou WC fechado. Durante esta fase inicial, o apetite da gata também poderá aumentar.

Numa segunda fase, denominada de estro, os sintomas acima mencionados tornam-se ainda mais evidentes e a gata fica sexualmente recetiva - até aqui, apenas chamava a atenção do macho, não estando ainda recetiva ao acasalamento. Esta fase, considerada a fase de cio propriamente dito, dura entre 4 a 6 dias, se houver acasalamento. Caso contrário, pode durar entre 10 a 14 dias. Nesta fase o miar da gata é ainda mais estridente, com o objetivo de atrair o macho. 

Na terceira fase do ciclo fértil, o diestro, não existe atividade sexual. Esta dura 3 a 16 dias, caso não tenha ocorrido fecundação. Se a gata estiver em gestação, esta fase dura cerca de 2 meses. Por fim, a última fase do ciclo é de repouso, durante a qual a gata não produz hormonas - a denominada anestro.

CARACTERÍSTICAS DA GATA COM CIO E CUIDADOS A TER

Durante o cio, a gata fica mais carente. Tem tendência para se esfregar em todo o lado, pede mais atenção dos tutores e tem um miar mais forte. Este miar está relacionado com os sinais que as gatas têm de manifestar para chamar a atenção dos machos. Ou seja, o miar é um sinal que pode ser detetado à distância por um macho, para que se possam encontrar e acasalar.

Apesar de o comportamento de cada gata ser diferente durante o cio, existem alguns cuidados que deverá ter com a sua amiga de quatro patas, nestes dias. Durante esta fase, a gata pode ter tendência a fugir, para procurar um macho. Por isso, é muito importante que mantenha as portas e janelas de sua casa fechadas e não permita o acesso dela à rua, nem o de gatos machos a sua casa. Caso contrário, poderá ser surpreendido com uma ninhada de gatinhos!

Dado que a gata fica especialmente carente durante o cio, dê-lhe mais atenção: mais carinho e mais tempo de brincadeiras com ela - isso ajudará a distraí-la do cio. Escovar o pelo com maior regularidade poderá ser, também, uma boa opção. Uma massagem também poderá aliviar os sintomas associados a esta fase, assim como um difusor poderá ajudar a gata a sentir-se mais tranquila.

O cio é uma fase complicada tanto para os felinos, como para os tutores que vivem com eles. Se não pretende que a sua gata tenha o cio e, consequentemente, que ocorra uma gravidez indesejada, informe-se junto do médico veterinário sobre a possibilidade de esterilização. Caso contrário, é importante ter conhecimento das características e quais os cuidados que deve ter durante desta fase da vida dos gatos, para lidar com ela da melhor forma.

Deixe o seu comentário