As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Obesidade nos cães e gatos: riscos, causas e soluções

Obesidade nos cães e gatos: riscos, causas e soluções

A obesidade animal é frequentemente negligenciada, contudo, é uma doença de alto risco que pode trazer bastantes problemas para a saúde dos nossos patudos.

Por palavras simples, podemos considerar que a obesidade é causada pela acumulação de energia em quantidades exageradas, caraterizando-se pelo excesso de gordura corporal que prejudica a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos animais.

Em Portugal, o número de cães e gatos com obesidade, tem vindo a aumentar ainda que haja cada vez mais informação de como evitar esta doença, bem como dos meios necessários para o fazer.

Riscos da obesidade

A obesidade animal poderá prejudicar a saúde, bem-estar e qualidade de vida do seu cão ou gato.

No que concerne à saúde, há várias doenças que poderão surgir em consequência da obesidade, como sejam, diabetes, doença cardíaca, desconforto respiratório, pressão alta e cancros.

No que diz respeito ao bem-estar e qualidade de vida, a doença mencionada dificultará a capacidade do seu animal em fazer exercício físico, nomeadamente coisas tão simples como caminhar, correr ou brincar. Esta doença diminui a qualidade e esperança de vida do animal.

Causas da obesidade

Existem várias causas que poderão ser determinantes para a obesidade em cães e gatos, contudo, é possível destacar duas das principais causas mais comuns: má alimentação e falta de exercício físico.

Má alimentação

Na maior parte dos casos, a obesidade animal manifesta-se quando o cão ou o gato são alimentados em excesso. Esta situação acontece por dois grandes motivos, nomeadamente o facto de os tutores estarem mal informados e não saberem como, quando e quantidades para alimentar o animal ou por associarem o acto de comer a um acto de amor. Muitas das vezes os tutores querem demonstrar que amam o seu animal, recompensado-os com comida.

É importante perceber que maus hábitos alimentares dão origem a um ciclo vicioso:

  1. Dar alimentos em excesso ao cão, como recompensa;
  2. O animal desfruta e come em excesso;
  3. Tutor interpreta atitude animal como carinho e oferece mais comida como prémio;
  4. Animal habitua-se à alimentação excessiva;
  5. Com a alimentação excessiva, o animal aumenta de peso e faz menos exercício porque custa mais, consequentemente, ganha ainda mais peso.

Outro erro bastante comum é dar comida destinada ao consumo humano que é, geralmente, mais rica em calorias e gorduras do que a ração para cães ou gatos. Por muito que o seu animal lhe possa fazer aqueles olhinhos (quase) irresistíveis, não deve, em caso algum, dar a comida para consumo humano.

Falta de exercício físico

No caso dos cães, no meio de rotinas preenchidas, os tutores destes animais esperam que um simples passeio seja suficiente para manter o animal saudável. Esta ideia é errada. O cão é um animal de estimação que exige a participação humana e interação. É importante estimular o seu cão, através de brincadeiras ou corridas.

No caso dos gatos, exercitá-los não é uma tarefa assim tão simples. Pode, por exemplo, adquirir dispensadores onde consegue esconder a comida do gato, e ele terá de desenvolver o quebra-cabeças para conseguir comer. Este estímulo permite forçar o seu gato a ser mais ativo. Brinquedos que exijam que o seu gato corra ou salte, são igualmente importantes.

Como perceber se o meu animal tem excesso de gordura?

Se desconfia que o seu cão ou gato possa estar obeso, mas não sabe como verificar, há dois passos que poderá fazer para o ajudarem a perceber melhor:

  1. Não consegue sentir as costelas do animal: ao pressionar suavemente as costelas do seu cão ou gato, deve conseguir senti-las sem muita dificuldade. Se ao invés disso, sentir uma camada espessa de gordura, é provável que o seu animal esteja com excesso de peso.
  2. À semelhança do ser humano, os cães e os gatos também têm cintura. Se olhar para o seu animal e este parecer largo entre o espaço das costelas e os quadris, não sendo visível a cintura, encontra-se perante mais um sinal provável desta doença.

Caso note que não consegue sentir as costelas sem fazer demasiada força nem nota a existência de cintura no seu animal, deve consultar o seu veterinário.

Soluções para combater a obesidade nos cães e gatos

A melhor forma de lutar contra a obesidadeé preveni-la, contudo, se o seu animal já se encontra obeso a primeira solução a procurar para corrigir este problema0 é consultar o seu veterinário. Este profissional irá ajudá-lo a quebrar hábitos antigos e introduzir novos, como são exemplo:

  1. Não oferecer comida ao animal sempre que este lhe peça e optar por uma alimentação de perda de peso. Para saber a alimentação mais indicada ao seu tipo de animal deverá seguir os cuidados indicados pelo profissional.
  2. Programar hábitos próprios para a perda de peso como a prática de exercício físico e a diminuição gradual de alimentos que são dados ao animal, até chegar a uma dose adequada.

Há animais de estimação cuja probabilidade de se tornarem obesos é maior consoante o tipo de raça, a idade (o risco aumenta com a idade) e o facto de serem ou não esterilizados (animais esterilizados são mais propensos a engordar). Por estes motivos, há uma oferta alimentar especifica para cães esterilizados ou gatos assim como alimentos específicos para raças e consoante as suas idades, que deverá ser escolhida com base nas caraterísticas do seu animal.

Nunca descure a importância de uma consulta veterinária para perceber o que melhor se adequa ao seu animal. O veterinário será capaz de diagnosticar o estado do seu cão ou gato e perceber o que é mais aconselhável consoante o estado em que se encontra e as suas caraterísticas.

Deixe o seu comentário