As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Porque é que os gatos ronronam?

Porque é que os gatos ronronam?

Se tem um gato em casa, sabe que é bastante comum que o mesmo ronrone. Não é por acaso que este é o som mais comum dos gatos.

O mais frequente é que os gatos ronronem porque estão felizes, todavia, não deve sempre presumir que tal acontece por o seu gato estar de bom humor. Os gatos ronronam para comunicar outras emoções e necessidades.

Não há dados científicos que comprovem com exatidão o porquê do seu gato ronronar. Ainda assim, pesquisas com especialistas em animais identificam os quatro motivos mais comuns para o seu gato ronronar:

  • O seu gato ronrona porque está feliz: Ronronar por estar feliz é a situação mais comum de acontecer nos gatos. Verifique se o seu gato parece relaxado. Se tal acontecer e ele estiver a ronronar, é provável que esteja contente e este som é o equivalente a transmitir um sorriso.
  • O gato quer algo ou está com fome: Alguns estudos procuraram analisar os sons que os gatos emitem quando estão com fome e, por vezes, na hora das refeições, é normal o seu gato ronronar ainda que seja um ronronar diferente.
  • O gato ainda é bebé: Nos primeiros dias de vida, o gato poderá ronronar como uma forma de pedir a atenção e o carinho da mãe. É igualmente uma maneira que tem para deixar a mãe sabe onde está ou para informar que está bem. O ronronar permite ainda que o gato se relacione com a mãe.
  • O seu gato está a pedir-lhe socorro: O ronronar do gato é um som que exige muita energia dos mesmos, no entanto, há gatos que ronronam quando se machucam ou sentem dor. Para perceber melhor esta atitude bastará pensar que as crianças, quando se magoam, chamam à atenção chorando e gritando enquanto que os gatos fazem-no ronronando, sendo também uma forma de exprimir a sua dor. Há também pesquisas que sugerem que o ronronar ajuda realmente a que os gatos se sintam melhores.

Benefícios do ronronar do meu gato

Ronronar do gato

Não é novidade que ter um animal de estimação faz bem à saúde mental e psicológica dos seus tutores, contudo, ter um gato em casa poderá trazer benefícios adicionais.

Embora seja tentador afirmar que os felinos ronronam porque estão felizes, o mais provável é que o ronronar seja um meio de comunicação e uma fonte de auto-cura. Esta descoberta é hoje alvo de inúmeros estudos que revelaram diversos benefícios para o coração humano.

Saúde do coração

É do senso comum que o ronronar do gato transmite calma e tranquilidade aos seus tutores. Mais do que sabedoria popular, esta realidade é cientificamente comprovada.

Um estudo da Universidade Minesota (EUA) analisou cerca de 4000 tutores de gatos, por mais de dez anos e concluiu que estes americanos apresentavam menos 40% de hipóteses de sofrer um ataque cardíaco, em comparação com aqueles que não possuem um gato. Esta teoria foi comprovada com base na ideia de que os gatos controlam a pressão arterial com maior eficácia do que variadas medicações usadas na medicina moderna, nomeadamente aquelas que funcionam como inibidores de ECA.

São cada vez mais os interessados em estudar esta teoria, estudando os efeitos do ronronar na pressão arterial, os níveis de stress e a facilidade em dormir quando se tem um gato.

Produção de oxitocina no cérebro

O impacto dos felinos na produção de oxitocina no cérebro dos seus tutores é outro fenómeno que tem sido alvo de estudos.

O aumento dos níveis desta hormona está diretamente associado à redução de comportamentos agressivos, ao aumento de empatia, à facilitação de aprendizagem e concentração.

Conhecida como “hormona do amor”, a oxitocina é associada à diminuição dos níveis de cortisol, responsável pelo stress, promove a sensação de bem estar físico e emocional e fortalece o sistema imunológico.

Terapeuta holístico

Hoje em dia sabe-se que o gato saudável ronrona com um padrão consistente de frequência entre 25 a 150 hertz. Ainda que o ronronar de alguns felinos alcance uma frequência de 150 Hz, a maioria dos ronronares situa-se entre os 20 a 50 Hz. Esta frequência é a mesma utilizada na medicina desportiva para acelerar processos de cicatrização, recuperação de lesões em músculos, articulações e fraturas ósseas.

Ainda assim importa realçar que, apesar de vários especialistas concordarem quanto aos benefícios do ronronar na melhoria da densidade óssea, não está nada comprovado cientificamente.

Deixe o seu comentário