As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

O que é que o meu cão não pode comer?

O que é que o meu cão não pode comer?

São vários os alimentos de consumo humano que são prejudiciais para o cão. Sabemos que nem sempre é fácil resistir aos olhinhos que eles fazem quando nos veem a comer, mas a verdade é que, por vezes, ao darmos da nossa comida aos nossos cães, podemos estar a propiciar o aparecimento de diversas patologias.

Já deve ter ouvido alguém dizer que "se não faz mal às pessoas, também não faz mal aos cães" - mas não é, de todo, assim. Os animais não têm um metabolismo igual ao do ser humano.

Fique a saber alguns alimentos que não pode mesmo dar ao seu cão, pela boa saúde dele.

Chocolate

Em primeiro lugar, o clássico chocolate. Este doce é bastante prejudicial para os cães, mesmo que em quantidades muito reduzidas. O chocolate contém teobromina, uma substância que pode levar a convulsões, vómitos, diarreia e aumento da temperatura corporal. Em casos extremos pode mesmo levar à morte. Quando estiver a comer chocolate e o seu cão implorar por um pedacinho, dê-lhe uma tablete de chocolate especialmente desenvolvida para cães.

Queijo

O queijo, assim como outros derivados do leite - e o leite em si, contém substâncias que podem causar mal-estar, a nível gastrointestinal, no cão. Quando consumidos em excesso podem causar diarreia, vómitos e outros problemas gastrointestinais.

Ossos

Os ossos são extremamente prejudiciais para o cão. Além do risco de se engasgar, o osso pode perfurar algum órgão interno e levar à morte. Mas há diversas opções de ossos indicados para cães, que o seu patudo vai, certamente, adorar!

Carne crua

A carne crua, quando consumida pelos cães, pode levar a uma intoxicação. Se quiser oferecer-lhe um pouco de carne, deve ser bem cozinhada e sem qualquer tempero.

Bacon

Se já comeu bacon perto do seu cão, certamente que ele sentiu de imediato o cheiro e foi logo ter consigo para lhe dar um pedacinho - mas não ceda. O bacon tem um elevado teor de gordura, que pode propiciar o aparecimento de pancreatite no patudo, uma doença que leva ao mau funcionamento do pâncreas. O consumo de bacon pode ainda causar diversos problemas digestivos nos cães. Mas pode sempre optar por um delicioso snack para cão, com sabor a bacon.

Cogumelos

O consumo de cogumelos por cães pode levar a problemas a nível gástrico e também de coração, rins ou fígado.

Alho e cebola

O alho e a cebola têm uma substância que pode levar à morte de glóbulos vermelhos e, consequentemente, a uma anemia. Pode também surgir sangue na urina. Após o consumo destes alimentos, o animal pode aparentar estar cansado e sem energia.

Massa de pão crua

Se cair um pequeno pedaço de pão no chão e o seu cão apanhar, sem que dê conta, não se preocupe: em princípio, o seu patudo não correrá qualquer risco. No entanto, o pão não é aconselhado para os cães. Muito menos se a massa não estiver bem cozida! A massa de pão crua é muito prejudicial para os nossos amigos de quatro patas. Quando ingerida pelos cães, a massa crua pode fermentar no estômago e provocar dores intestinais e/ou abdominais. Em casos extremos pode levar à rutura intestinal.

Uvas e passas

O consumo de uvas ou passas pelos cães pode levar a problemas renais - estes alimentos são bastante prejudiciais para os animais. Alguns dos primeiros sintomas podem ser vómitos e, logo depois, hiperatividade. Pode também causar diarreia, desidratação, sede e tremores.

Talos e caroços

A fruta é um bom miminho para dar ao seu cão. No entanto, algumas são tóxicas e deve sempre confirmar primeiro, junto do veterinário, quais as frutas que pode dar ao seu patudo. Além disso, tenha especial cuidado com os caroços e talos. O talo da maçã, bem como de outras frutas, contém uma substância tóxica que pode levar a tonturas, convulsões, hiperventilação, entre outros problemas.

Abacate

O consumo de abacate por um cão pode causar vómitos e diarreia, devido a uma substância designada Persin, que é tóxica para a maioria dos cães. Além disso, o caroço do abacate é também muito perigoso para os cães, podendo causar obstrução intestinal. Tenha cuidado ao preparar um abacate para si e não deixe cair o caroço, especialmente se o seu cão estiver por perto - eles são bastante rápidos a apanhar comida do chão!  O caroço do abacate é muito escorregadio, o que agrava a situação, pois o cão pode engoli-lo mesmo sem querer.

Noz de macadâmia

As nozes de macadâmia são bastante prejudiciais para os cães. Além de vómitos, o cão pode apresentar tremores, fraqueza, aumento da temperatura corporal e da frequência cardíaca.

Na dúvida, não dê!

São vários os alimentos que não podem ser consumidos pelos cães. Na dúvida, não dê! Deve sempre questionar o veterinário sobre quais os alimentos de consumo humano que o seu patudo pode comer, bem como qual a quantidade aconselhada. Cada animal tem as suas características e o que pode ser benéfico para uns, poderá ser prejudicial para outros.

Caso o seu cão apresente sintomas de intoxicação, ou se o viu ingerir algum alimento potencialmente tóxico, consulte de imediato o veterinário. Em muitos casos, agir rapidamente é essencial para evitar problemas mais graves.

Deixe o seu comentário