As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

O cio dos gatos: como se manifesta

O cio dos gatos: como se manifesta

Os gatos são animais que se reproduzem facilmente e a uma grande escala. Esta reprodução pode ser feita a partir do momento em que atingem a puberdade, sendo que o cio é o tempo do ciclo de reprodução sexual da fêmea, em que a mesma está pronta para receber o macho. É importante conhecer este fenómeno, para compreender o comportamento do seu felino e dar-lhe a atenção de que este necessita.

O cio na gata

O cio é um momento mais complicado para as gatas do que para os gatos. Este acontece sempre que a gata está predisposta a ser fecundada pelo macho, com o objetivo de procriação. Por norma, uma gata tem o primeiro cio entre os 6 e os 9 meses de idade, quando atinge a puberdade. À semelhança das cadelas, as gatas podem ter o cio mais do que uma vez por ano, mas sem se prolongar o ano inteiro. Os meses mais quentes e com dias mais longos são os mais propícios ao aparecimento do cio. Não existe, no entanto, nenhuma regra que nos permita perceber a frequência do cio das gatas. 

A altura em que aparece o cio é influenciada por diversos fatores, tais como:

- A raça, o peso e a genética;
- A luz ou o clima (fatores muitas vezes influenciados pelo aquecimento e luz artificial, a que estão sujeitos os animais que vivem dentro de casa);
- O contacto com outras gatas com o cio.

O ciclo sexual das gatas passa por três momentos distintos, nomeadamente:

Antes do cio: nestes dias os órgãos reprodutores da sua felina começam a preparar-se para receber o macho e, mais tarde, acolher os filhotes na barriga. É normal que, durante esta fase, que dura em média 5 dias, a sua patuda esteja mais nervosa e afetuosa.

Durante o cio: neste momento a sua gata já está preparada para receber o macho. Se não o fizer, é normal que passe o dia a chorar, miando e esfregando-se pelo chão. Estes comportamentos não só ajudam no alívio do seu instinto, como também para chamar um macho.

Relaxamento: Se o encontro com o macho não acontecer, a fêmea acabará por relaxar e por voltar a normalizar o seu sistema reprodutor. Por outro lado, se a sua companheira teve filhotes, recorde-se que cerca de um mês depois do parto, poderá entrar novamente no cio.

As gatas não sangram quando estão preparadas para serem fecundadas. Consegue perceber que ela se encontra nesta fase por miar muito mais do que o normal e, por vezes, poderá até parecer que grita. É comum a sua voz confundir-se com o choro de uma criança. Outro comportamento sintomático é mostrarem-se mais carinhosas e esfregarem-se em tudo e todos. Nesta fase, é normal a gata receber as suas carícias posicionando-se como se fosse receber o macho.

O cio no gato

Nos machos, o cio manifesta-se de forma diferente. É comum que o cio surja entre os 8 e os 12 meses, estimando-se que o último aconteça perto dos 7 anos. Os gatos não apresentam os mesmos ciclos que as fêmeas, estando estes preparados para acoplar durante o ano inteiro. Quando detetam o odor que as fêmeas soltam com o cio, ou quando ouvem os seus gritos, ficam também com o cio e manifestam o desejo de se encontrarem com elas. Por outro lado, o ambiente em que o gato se insere também tem influência. Nos meses de inverno e de outono, a libido é menor do que nos meses de bom tempo.

Os sintomas do cio dos machos são diferentes dos das fêmeas. Neste período é comum o gato ficar mais nervoso e miar de forma mais insistente. Ao ouvir o som das gatas, ou ao reconhecer o seu odor, a excitação pode ser tanta que deixa o gato a tremer, por momentos. Se encontrar o seu felino a urinar por locais onde não costumava fazê-lo, esta é uma forma de mostrar que está a marcar território e a deixar claro a outros machos que a fêmea dessa zona lhe pertence. Esta atitude territorial pode fazer com que o animal se torne mais agressivo com outros machos e até mesmo que se envolva em brigas com mais frequência. Também nesta altura é comum o gato emitir um miar forte e persistente.

O cio dos gatos

Com base no descrito anteriormente, o cio é um momento complicado para os gatos e também para as pessoas que partilham a vida com eles. Conhecendo um pouco melhor este fenómeno, é mais fácil lidar com o momento e compreender o comportamento dos seus gatos. Por outro lado, nesta fase, o seu felino precisa de muita paciência, atenção e carinho. A melhor forma de proteger o seu felino desta fase mais complicada é através da esterilização, sem se esquecer que, se o fizer, deverá adequar a ração que lhe dá para uma ração própria para gatos esterilizados.

4 Comentários

    • Avatar
      Glória Marcelino
      Apr 24, 2022

      Tenho um gato com 6 anos que foi esterilizado na idade aconselhada mas que fica louco com o cio, tem um leão de peluche e é com ele que tenta satisfazer o desejo...pergunto: É normal? Há alguma maneira de evitar? Fica sempre tão desiludido... Chega a tentar realizar o seu desejo 2 ou 3 vezes dia. Gostava de esclarecer esta dúvida.

      • Avatar
        Goldpet
        May 18, 2022

        Olá, Glória. É a chamada personalidade alfa. Poderá marcar uma consulta de comportamento animal, para que possam ajudá-la a tentar evitar esse comportamento. Contudo, pode ficar tranquila, pois, é algo que não tem qualquer impacto na saúde do seu amiguinho. Se pudermos ajudar em mais alguma questão, disponha! Obrigado.

    • Avatar
      Maria
      Nov 13, 2022

      Transformam um ser vivo num boneco pra brincarem.

      • Avatar
        thais
        Jan 7, 2024

        @maria não se trata de transformar o animal em brinquedo.Sem a castração irão procriar sem parar.E a vida desses filhotes? quem vai alimentar?não seria mais responsavel operar o animal do que deixá-lo procriar e abandonar os filhotes depois?Ou voce acha que todo mundo pode criar centenas de gatos em suas casas?

Deixe o seu comentário