As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

É perigoso ter um gato na gravidez?

É perigoso ter um gato na gravidez?

A gravidez é uma fase da vida repleta de desafios e com muitas emoções à flor da pele. Uma das preocupações é a toxoplasmose: uma doença que causa mal-formações no feto. Há mulheres que são imunes a esta doença, o que é possível saber em análises feitas nas primeiras semanas de gestação. Se não é imune, talvez este seja um tema que a preocupa. E se tem um gato em casa, talvez já tenha até ouvido dizer que não pode conviver com ele durante a gravidez. No entanto, tal não passa de um mito! Há, porém, alguns cuidados que deve ter.

 A toxoplasmose é uma doença provocada pelo parasita Toxoplasma Gondii. É verdade que os gatos são os únicos animais que o eliminam pelas fezes. Mas as estatísticas revelam que apenas 1% dos gatos de estimação transmitem a toxoplasmose. O risco de contração da doença é maior pela ingestão de carnes mal cozinhadas do que pela presença de um gato em casa. Isto porque, noutros animais, o parasita fica adormecido nos músculos. Há, no entanto, cuidados de higiene que deve ter, em relação ao seu gato e não só, para evitar esta doença.

CUIDADOS A TER PARA EVITAR CONTRAIR TOXOPLASMOSE

Se não é imune a esta doença, há alguns cuidados que deve ter durante a gravidez.

CUIDADOS COM O SEU GATO

>> Dar-lhe ração seca ou húmida, em vez de alimentação crua.

>> Manter o gato dentro de casa, evitando que contraia o parasita no exterior.

>> Mudar a areia frequentemente, para evitar bactérias. No entanto, esta tarefa não deve ser feita pela mulher grávida.

>> Não contactar com as fezes do gato.

>> Lavar as mãos após mimar o seu bichinho.

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO

>> Não comer enchidos. 

>> Cozinhar bem as carnes que vai consumir. 

>> Lavar muito bem as frutas, os legumes e as verduras que comer cruas.

CUIDADOS DE HIGIENE

>> Lavar e desinfetar as mão regularmente.

>> Manter a bancada e os utensílios da cozinha sempre limpos e desinfetados.

>> Usar luvas em trabalhos de jardinagem, pois podem existir fezes contaminadas.

COMO PREVENIR O CONTÁGIO DO GATO

Para evitar que o seu gato contraia o parasita da toxoplasmose, é importante mantê-lo dentro de casa. Desta forma, ele não tem oportunidade de caçar presas na rua e ingerir carne crua. Além disso, é importante que a alimentação do seu felino seja apenas ração seca ou húmida. Não lhe ofereça alimentos crus, pelo risco que estes representam. 

PREPARAR O SEU GATO PARA A CHEGADA DO BEBÉ

A chegada de um novo membro à família é uma grande mudança, pelo que é importante que esta seja gradual. Deixamos-lhe algumas dicas para que a reação do seu gato ao novo membro seja positiva.

ANTES DE O BEBÉ CHEGAR

CONHECER OS CHEIROS

Pode usar os cremes do seu bebé no seu corpo, para ele se habituar. Desta forma, quando o bebé estiver em casa, o seu bichinho já não vai estranhar tanto.

CONHECER OS SONS

Coloque gravações de sons de bebés a chorar ou a rir, para habituar o gato a estes novos sons. Além disso, se tiver amigos que tenham bebés, convide-os a ir a sua casa, para que o gato possa cheirar e ouvir a criança, sendo este momento sempre supervisionado.

DEPOIS DE O BEBÉ CHEGAR

BLOQUEAR ACESSOS

Assegure-se que os eu gato não tem acesso ao quarto do bebé ou ao local onde ele dorme. O contacto do gato com a criança deve ser sempre supervisionado e nunca quando o bebé dorme.

MANTER ROTINAS

Tente ao máximo não altera a rotina do seu gato. Mantenha os horários das refeições e continue a mimá-lo muito, para que ele nunca sinta o bebé como uma ameaça.

Deixe o seu comentário