As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

Feridas nas almofadas das patas do cão: como tratar?

Feridas nas almofadas das patas do cão: como tratar?

As feridas nas almofadas das patas dos cães podem formar-se por vários motivos. Por pisar algum vidro/objeto pontiagudo ou por excesso de secura da almofada plantar. Não é fácil evitar os cortes por detritos no chão, mas podemos evitar a secura, aplicando cremes próprios.

Ao manter as almofadas das patas hidratadas, evita a formação de feridas. Em épocas com temperaturas extremas, como no verão e no inverno, é importante reforçar a hidratação das almofadas das patas do seu cão. No entanto, se o seu cão tem uma ferida aberta na pata, deve entrar em contacto com o médico veterinário!

Se o seu melhor amigo não coloca alguma das patas no chão, é porque algo se passa. Se não consegue ver nada na pata dele, leve-o ao veterinário para ser observado!

Tipos de feridas nas almofadas das patas

As feridas nas almofadas plantares do cão podem ser por descamação, corte ou levantamento da superfície da almofada, sendo esta última a mais dolorosa e menos frequente. No caso da descamação, pode acontecer devido ao cão ter as almofadas das patas mais secas. O mais indicado para tratar, ou evitar, a descamação é usar um creme nutritivo, para hidratar a pele seca e proteger as patinhas do seu cão. Quando hidratadas, existe menos probabilidade de ferimento.

Corte na almofada da pata

Os cortes nas almofadas plantares podem ocorrer por diversos motivos. Num passeio habitual, basta existir algum objeto no chão, por exemplo, um vidro partido, que, ao pisar, causará um corte nas almofadas das patas. Perante esta situação, o patudo tem de ir rapidamente ao médico veterinário. O profissional terá de avaliar e, se for o caso, irá suturar a ferida para melhor cicatrização. 

É difícil evitar uma situação destas, no entanto, tente desviar-se de zonas com demasiados detritos (tais como locais em obras). Também nos pinhais é preciso haver mais cuidado, especialmente em zonas muito densas.

Levantamento da superfície plantar

As feridas por levantamento da superfície das almofadas das patas são menos comuns, mas muito dolorosas para o cão. Quando isto acontece, o patudo pode nem conseguir apoiar a pata no chão. Se desconfia que o seu amiguinho tem este tipo de ferimento, deve levá-lo ao veterinário de imediato.

Podem ainda ocorrer outras alterações nas almofadas plantares, de aspeto diferente aos acima mencionados. Qualquer alteração que note, deve falar e mostrá-la ao médico veterinário, para ele avaliar do que se trata, dado que podem estar relacionadas com outros problemas de saúde.

Como tratar feridas nas almofadas das patas do cão

É essencial levá-lo ao médico veterinário, mas também é importante saber o que fazer assim que nota uma ferida na almofada da pata do seu cão.

Em primeiro lugar, tem de estancar o sangue, comprimindo com uma gaze, por exemplo. Quando a hemorragia parar, lave com água e sabão e, depois, com soro fisiológico. Desinfete a ferida com um desinfetante adequado a cães (por exemplo, clorexidina). Verifique se ficou algum detrito na ferida e, se conseguir, remova-o para evitar que a zona infete. Para evitar que o cão morda ou lamba a pata e ajudar a cicatrização, coloque um colar isabelino.

Siga as recomendações do médico veterinário: pode ser necessária medicação, seja para aliviar as dores ou para tratar a infeção.

10 Comentários

    • Avatar
      IKEM MARCAL DE OLIVEIRA
      Aug 18, 2021

      Bom dia, meu cãozinho está com uma ferida entre as almofadinhas da pata esquerda que a gente não consegue cicatrizar, já passei pomada Crema, fitofix gel e rifocina, tudo com orientação médica, vcs podem me ajudar? Grato.

    • Avatar
      Goldpet
      Sep 27, 2021

      Olá, Ikem! Agradecemos o seu comentário. Sugerimos que siga as recomendações do médico veterinário e desejamos as melhoras para o seu amiguinho!

    • Avatar
      Andrea Pereira Ramos Chedier
      Sep 24, 2022

      Um dos coxinsr9 da para traseira do meu cachorro levantou e sangra muito, levei ao veterinário e ele indicou passar unguento , ele tá com a pata muito inchada e não consegue levantar, o que posso fazer para parar de sangrar. Passei o unguento e passei uma gaze para tentar aliviar o sangramento.

      • Avatar
        Goldpet
        Oct 12, 2022

        Olá, Andrea! Obrigado pelo seu comentário. Se a hemorragia não parou e a pata está inchada, deve levar o seu amiguinho novamente à consulta veterinária, para poder ser avaliado e corretamente medicado. As melhoras do patudo!

    • Avatar
      Danielle gruba Bergamo
      Sep 27, 2022

      Ola boa noite, tenho um yorkshire e as almofadas das patinhas dele estão descascando como se realmente tivesse trocando as peles das almofadas não tem machucados ou sangramentos apenas descascando mesmo, oque pode ser ? E como posso está cuidando?

      • Avatar
        Goldpet
        Oct 12, 2022

        Olá, Danielle. Agradecemos o seu comentário. As almofadinhas das patas, provavelmente, estão ressecadas, mas, em princípio, não será grave. Pode hidratá-las com um creme protetor das almofadinhas. Se notar que a situação não melhora ou, mesmo, que se agrava, contacte o médico veterinário! Obrigado e as melhoras do patudo.

    • Avatar
      Harlei Cursino Vieira
      Dec 22, 2022

      O cicatrizante Regepil cura as feridas da pata do cachorro? Obrigado!

      • Avatar
        Goldpet
        Dec 26, 2022

        Olá, Harlei! Uma vez que não comercializamos o produto, não conseguimos dar-lhe feedback. Aconselhamos a entrar em contacto com o médico veterinário! Obrigado e as melhoras do patudo.

    • Avatar
      Vitor Manuel Nascimento
      Apr 27, 2023

      Boa tarde. Um cachorrinho de rua perto do meu trabalho está com uma almofada aberta. Ele anda o dia todo no sol e na chuva. Da pra ver a carne lá dentro, como não tenho como levá-lo no veterinário o que eu poderia fazer? Tem algum remédio que eu possa aplicar para fechar? Ou fazer um curativo?

      • Avatar
        Goldpet
        May 2, 2023

        Olá, Vítor! No estado que nos descreve, o patudo deve ser visto o mais rapidamente possível por um médico veterinário.

Deixe o seu comentário