As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0,00 € - 1 599,00 €

7 erros comuns na alimentação dos cães e gatos

7 erros comuns na alimentação dos cães e gatos

Cada vez mais os tutores orgulham-se da forma como tratam os seus animais de estimação. A alimentação que lhes dão interfere bastante com o seu humor, estado de espírito e, principalmente, com a sua saúde.

É importante perceber que, aquando da alimentação, há erros comuns cometidos pelos tutores de animais que deverão ser evitados e/ou corrigidos.

1 - Dar a ração errada

Há semelhança do ser humano, os cães e gatos têm necessidades específicas e diferentes em cada fase de crescimento e desenvolvimento e também conforme o estilo de vida que têm.

À medida que o seu animal de estimação cresce, as suas necessidades nutricionais mudam. Além disso, animais com condições médicas específicas necessitam de dietas especiais para ajudar a controlar as suas doenças.

Deve adaptar a ração à raça do seu cão ou gato, à idade e ao estilo de vida que este leva. Se tiver dúvidas em qual será o melhor tipo de ração a dar, o veterinário do seu patudo poderá aconselhá-lo. A Goldpet está igualmente ao dispor para o aconselhar da melhor forma possível.

2 - Encher o comedouro do seu cão ou gato

Encher o comedouro do seu animal com ração até ao cimo é um dos erros mais comuns. Deixar a alimentação ao critério do seu cão ou gato parece ser inofensivo mas é um erro crasso pois ele não vai saber controlar a quantidade de comida que ingere. Esta falta de controlo pode trazer inúmeros problemas de saúde para o seu animal, com maior ênfase para o aumento de peso que poderá resultar em obesidade.

Não encher a taça até ao cimo ou não estar sempre a encher não significa que o seu animal ficará com fome. Lembre-se que estes animais são seres irracionais que têm tendência a comer tudo o que lhes coloca à frente.

Deve criar uma rotina alimentar, em que só lhes fornece comida em dadas alturas do dia, de preferência de manhã e à noite.

Gatos a comer ração

3 - Não lavar o comedouro com frequência

Muitos tutores descuram a importância de lavar o comedouro com frequência e julgam não ser necessário, contudo, depois das refeições ficam sempre restos de comida na taça. Estes restos começam a decompor-se com o tempo, começando acumular bactérias que podem ser prejudiciais à saúde do seu cão ou gato.

4 - Permitir que comam comida estragada

Todos os alimentos estragados são nocivos, tanto para o ser humano como para os animais. A comida estragada poderá conter mofo tóxico e bactérias nocivas para a saúde podendo causar intoxicações alimentares, vómitos, fortes tremores, convulsões e morte.

Deve verificar sempre se a comida dos seus animais está em bom estado e fresca, por forma a evitar graves problemas de saúde. Se notar que alguma coisa está estranha, não continue a dar a ração ao seu cão ou gato sem antes contactar alguém que o saiba ajudar e perceber se realmente a ração está boa ou não.

5 - Oferecer alimentos extra frequentemente (snacks, biscoitos, etc)

Os alimentos extra em excesso causam desequilíbrio na alimentação do seu animal, especialmente nos cães. Consequentemente poderá levar ao aumento de peso e perca de apetite para comer a ração que contém os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

Este tipo de alimentos devem ser fornecidos como uma recompensa quando o seu animal se porta bem em dada situação ou ainda como uma recompensa por cumprir eficazmente um treino.

6 - Dar comida para humanos aos animais

Cão a comer um donut

Os animais são muito diferentes do ser humano possuindo necessidades fisiológicas específicas e uma dieta diferenciada. A nossa comida tem muitos hidratos de carbono o que faz com que o seu animal comece a ganhar mais peso e, noutros casos, há alguns animais que não conseguem digerir muito bem os alimentos causando assim problemas no sistema digestivo.

Além disso, muitos dos alimentos que são considerados saudáveis para os seres humanos são considerados tóxicos para os animais.

7 - Mudar a dieta do seu animal de repente

Alterar a alimentação que dá ao seu animal não tem mal se for feito de forma gradual. Em caso algo deve fazer uma mudança radical sem criar primeiro habituação no seu cão ou gato.

A melhor forma para fazer esta alteração é ir colocando um pouco do alimento novo misturado com a ração antiga e, aos poucos, ir aumentando gradualmente a quantidade de ração nova. Desta forma permite que o seu animal se habitue ao novo alimento.

Deixe o seu comentário