As cookies servem para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies.
Fechar

Início

Filtrar por
Ver Produtos
0 € - 1 599 €

Dicas para um Natal feliz com o seu animal de estimação

Dicas para um Natal feliz com o seu animal de estimação

Os nossos animais de estimação são membros da família. O Natal é uma época em que o aconchego familiar é o maior conforto para um Natal feliz e os patudos estão incluídos. Estão presentes na ceia de Natal (a fazer olhinhos para os petiscos do centro da mesa, sabendo que não vão poder nem provar), estão no sofá enrolados nas nossas mantas a ver um filme de Natal, estão presentes na fotografia de família e também na chegada do Pai Natal (que até traz um miminho para o ele). Cada um à sua maneira, cães e gatos vivem esta época natalícia com os tutores, que fazem de tudo para lhes proporcionar a melhor vida possível.

Nesta época do ano os cuidados com o seu cão ou gato devem ser redobrados. É uma altura em que há mais perigos ao alcance dos patudos e, para evitar idas ao veterinário, é importante estar bem atento. É essencial ter cuidados com possíveis alimentos tóxicos ao alcance do seu cão ou gato, com a árvore de Natal (o seu gato já trepou pela sua árvore? Ou deitou-a logo abaixo?), bem como com as luzes, as velas e outras decorações natalícias.

E para que o seu melhor amigo esteja cada vez mais integrado nas atividades familiares, existe uma grande variedade de brinquedos de Natal, roupas natalícias calendários do Advento, para cães e para gatos. Viva esta época mágica com o seu melhor amigo!

CUIDADOS AO LONGO DA ÉPOCA NATALÍCIA

É, habitualmente, no primeiro dia do mês de dezembro que muitas famílias dão início às decorações de Natal. Decoram a árvore de Natal, bem como toda a casa com outros elementos alusivos a esta época festiva. No entanto, não se esqueça que alguns deles podem ser muito perigosos para o seu cão ou para o seu gato! Geralmente, os gatos adoram árvores de Natal. Já fez a sua? Conseguiu mantê-la em pé durante mais de 2 horas? Então, está de parabéns! Os gatos adoram trepar árvores. E se ela cair, tanto melhor. Já os cães, podem achar muita graça aos ramos do pinheiro de Natal e podem roê-los ou puxá-los...e a árvore de Natal vai cair e vai ser uma grande confusão. Por isso, se quer manter a sua árvore em pé durante toda a época natalícia, talvez seja melhor colocá-la num local que não esteja ao alcance do seu melhor amigo.

Deve ter atenção redobrada com as luzes de Natal: os fios elétricos são muito perigosos. Não os deixe ao alcance do seu melhor amigo e proteja fichas e tomadas elétricas. Qualquer cão ou gato vai achar que o fio das luzes de Natal é um brinquedo muito divertido, mas podem magoar-se gravemente se roerem esses fios. Quando começar a colocar os presentes debaixo da árvore de Natal... bem, pense seriamente se quer mesmo colocar presentes debaixo da árvore de Natal! Para eles, tudo serve para brincar. Gostam de descobrir coisas novas e uma caixa embrulhada em papel, no chão, mesmo ao alcance dele, é o brinquedo ideal. Além de haver a possibilidade de roerem o papel de embrulho, podem roer o conteúdo, o que será ainda mais prejudicial, quer os presentes sejam objetos, que podem causar graves feridas no seu animal, quer sejam chocolates, que são muito tóxicos para os patudos.

Nesta época, as velas fazem também parte das decorações natalícias. No entanto, tenha muito cuidado com o sítio onde as coloca: não podem estar, de todo, perto do seu melhor amigo. O pelo dos cães e dos gatos é facilmente inflamável. Caso opte por acender velas, coloque-as bem longe do alcance do seu cão ou gato. Mas não se esqueça que os gatos saltam para todo o lado, por isso, tem de colocás-la num local para o qual o seu felino não consiga saltar. E nunca se esqueça de apagar as velas quando sair de casa.

AS IGUARIAS NATALÍCIAS E OS NOSSOS PATUDOS

O Natal é uma época de muitos doces e comida muito deliciosa, até para os nossos patudos. Mas não se esqueça que esses alimentos podem ser altamente prejudiciais para o seu melhor amigo! Os fritos, os refogados, os doces e os assados podem causar problemas gastrointestinais ao seu cão ou ao seu gato. Não resista à tentação: ele vai fazer-lhe olhinhos, mas, para o bem dele, mantenha estes alimentos bem longe do seu patudo.

Opte por comprar snacks ou biscoitos diferentes do habitual, para oferecer ao seu melhor amigo nesta época, mas que sejam adequados a ele. Existe uma grande diversidade de biscoitos para cães e snacks para gatos, para que o seu melhor amigo não se aborreça de comer sempre o mesmo biscoito. E nunca é demais lembrar: o chocolate é altamente tóxico para o seu melhor amigo! Não deixe que ele tenha alcance a este doce. No entanto, existe chocolate adequado a cães, que poderá ser uma boa opção até como presente de Natal para o seu patudo.

A NOITE DE NATAL COM OS NOSSOS AMIGOS DE QUATRO PATAS

A noite de Natal é um momento mágico: a ceia de Natal em família, a ânsia das crianças pela chegada do Pai Natal, os doces, os jogos em família e, pelo meio, um cão a saltar de alegria, a brincar com as crianças, ou o gato a dormir no sofá a implorar para não ser incomodado pelos pequenos traquinas. Ou o seu gato é daqueles que quer é festa?! Seja como for: eles fazem parte da família e, como tal, vão estar lá nesta noite especial.

Se vai receber visitas em casa, é normal que o seu cão fique mais agitado. Reserve uma parte do dia, antes de as visitas chegarem, para um longo passeio ou uma atividade mais intensa com o seu patudo. Desta forma, quando chegarem os convidados, ele deverá estar mais calmo. Se há crianças, é importante que elas sejam alertadas para o facto de o cão ou o gato poder não querer brincar com elas - os animais podem não se sentir confortáveis no meio de tanta confusão. Diga às crianças que podem brincar com o patudo e dar-lhes miminhos, mas sem exageros.

Compre um brinquedo natalício para o seu cão ou gato, vista-o a rigor com roupas de Natal para a fotografia em família e... passem um Natal feliz!

Deixe o seu comentário